Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Ao Construir e Reformar
VOLTAR

Guia Amarela: consulte e entenda

Consulte e entenda a Guia Amarela e saiba mais sobre regulamentos e decretos construtivos para construção e reforma.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       01 de Setembro de 2013   |   VISUALIZAÇÕES 28.158

Guia Amarela – consulte e entenda

Para obter informações sobre o seu imóvel e descobrir se o que você pretende é possível, imprima a Guia Amarela. Nela você encontrará os parâmetros construtivos como a área que pode construir e ocupar do seu terreno, se existe algum empecilho legal dentre outras informações.

 

Curitiba

Acesse o site da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br) selecione a secretaria de Urbanismo e procure o menu "guia amarela". Preencha os dados necessários (indicação fiscal ou inscrição imobiliária) e envie. Será fornecida a Guia Amarela através de arquivo no formato PDF.

 

Segue abaixo explicações que auxiliam a compreensão da Guia Amarela:

 

Regulamento de Edificações do Município de Curitiba

Analisou a Guia Amarela e quer orientação sobre o que deverá ter seu projeto em função do tipo de construção que quer fazer? Confira no Decreto nº212/2007 informações sobre o que e como você pode construir. Acesse o site da Prefeitura, no acesso rápido escolha o menu “urbanismo” e no menu “legislação SMU” você encontrará para download este Decreto.

 

Regulamento de Edificações do Município de São Paulo (capital)

O site da Prefeitura de São Paulo possui algumas informações sobre como proceder para aprovar sua edificação. Acesse o site, entre no menu “Aprovação de Projetos”, em seguida em “Departamentos” e acesse o menu “Departamento de Aprovação de Edificações”. Dentro deste menu você pode escolher qual é a categoria de sua edificação e encontrar dados como decretos e leis que esclarecem informações sobre o assunto pesquisado.
Caso queira orientação geral, ao acessar o Departamento de Aprovação de Edificação, acesse o menu “Guia para aprovação de projetos” ao final da página e entre em “Passos a Seguir”. Este item trará dados indicando os passos para se aprovar um projeto na Prefeitura.

 

Dica

Sempre consulte a Guia Amarela antes de adquirir um imóvel ou ainda iniciar uma reforma. Isto pode prevenir multas e incômodos diversos.

Geralmente através do site da sua cidade será possível verificar várias informações importantes para quem quer construir ou reformar. Segue abaixo o link da Prefeitura de Curitiba e de São Paulo:

 

 

+ SAIBA MAIS | Ao Construir e Reformar

 

 

TAGS:
  RELACIONADOS
O Projeto
Feng Shui para quem quer Construir
Construir ou Comprar Pronto?
O Paisagista

4 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS