Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Ao Construir e Reformar
VOLTAR

Imóveis novos - quando o arquiteto deve entrar na jogada?

Atuação do arquiteto vai além do melhor aproveitamento dos espaços. O profissional pode ser o braço direito na hora da negociação com a construtora.

Por: A CASAA       10 de Janeiro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 1.736

O melhor momento para mexer num imóvel novo é na planta

Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho do arquiteto não começa apenas quando o imóvel está prestes a ser entregue pela construtora. O profissional pode - e deve - auxiliar também na hora do fechamento do contrato, adaptando o layout padrão às necessidades do cliente e sugerindo, inclusive, ajustes dentro das opções permitidas por cada empresa.

Fora os fatores referentes à localização, metragem e características do empreendimento que antecedem esta etapa e determinam o investimento, cuidados com a elaboração do contrato de compra e venda da unidade podem ser feitos com a orientação do arquiteto.

"A venda começa sempre com um corretor, que muitas vezes não está acompanhando o cronograma da obra e as regras de alterações. E isso pode comprometer o projeto dependendo da fase, gerando frustração e até impedindo a realização de algo importante no imóvel. As construtoras oferecem flexibilidade para a personalização de cada unidade, independente do contrato. Porém existem exceções e, por isso, nada melhor do que garantir o que se deseja", frisa a arquiteta Cris Passing.

Além de dor de cabeça, evita-se também o desperdício de materiais e prejuízos para o bolso. Em casos de reforma, mesmo de um imóvel novo, os gastos com mão de obra podem pesar até 50% a mais no orçamento. Sem contar a perda de produtos novos como pisos, revestimentos de paredes, metais, bancadas de granito, louças. Muitas vezes as peças nem chegam a ser usadas pelos proprietários e logo são substituídos por outros.

"Em alguns casos é preciso refazer a infraestrutura como, por exemplo, reposicionar os misturadores de água dos chuveiros ou ainda deixá-los monocomando. Ou mesmo alterar a parte elétrica para se ter mais circuitos de iluminação e um sistema de automação. Remover uma parede para favorecer o layout, criar nichos nos banheiros. O trabalho envolve planejamento e também responsabilidade ambiental. O ideal é atuar no projeto desde o início da construção do empreendimento, mas não sendo possível, tentar reaproveitar ao máximo os materiais destinando-os para outro lugar", acrescenta.

 

Para evitar o quebra-quebra depois da entrega do imóvel

A arquiteta enumera abaixo os principais pedidos de alteração de imóveis novos solicitados por clientes:

 

 

Artigo: Luciana de Moraes - jornalista e videógrafa - A CASAA | Imagem: Pixabay

 

 

+ SAIBA MAIS | Ao Costruir e Reformar

 

 

arquiteturaarquitetoTAGS:
  RELACIONADOS
O que é Automação?
Custo/Benefício
Quando Contratar um Profissional?
Dicas para planejar a reforma de um imóvel

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS