Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Conforto
VOLTAR

Janela Acústica ou Antirruído

Ambientes mais silenciosos e protegidos são algumas das vantagens proporcionadas pelas janelas acústicas.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       26 de Maio de 2015   |   VISUALIZAÇÕES 17.817

Barulho = aumento de estresse e doenças

A maioria dos grandes centros urbanos produz os mais diversos ruídos que interferem negativamente no desempenho das pessoas, quer nos estudos, quer no trabalho, causando um aumento do estresse.

Esse estresse, ao longo do tempo, causa cansaço e irritação, podendo resultar em diversas doenças. São exemplos, o aumento de pressão arterial e problemas de estômago e intestinos.

Assim sendo, é importante identificar por onde o barulho está entrando. Estudos mostram que na maioria das vezes, as janelas e as portas são as responsáveis.

Primeiramente, é importante sabermos a diferença entre Som, Ruído, Vozes e Vibrações:

 

Janelas Acústicas ou Antirruídos

As janelas comuns possuem, normalmente, vidro simples, tipo cristal, cuja espessura varia de 4 mm a 8 mm. Além dos vidros serem finos, estas janelas possuem frestas que deixam os ruídos externos passarem.

No caso das janelas acústicas, elas podem utilizar vidro de até 10 mm de espessura, que são ideais para barrar os sons externos, como os causados por aeroportos, trânsito intenso, trens, buzinas, freadas, bares, latidos, etc, de até 30dB (A).

Dependendo dos ruídos, várias soluções poderão ser apresentadas pelas empresas que trabalham com esse tipo de janela, como por exemplo:

Mesmo não barrando 100% os ruídos, elas fornecem uma sensação psicológica entre 60% a 80% dos mesmos, aumentando o conforto e a qualidade dos ambientes.

 

Ilustração do sistema de fechamento com vidro duplo - Fonte: Scheid Esquadrias

 

Exemplos de vidro duplo, triplo e quádruplo. Imagens: Acustic Center

 

Vidro duplo - Indicado para isolamento termo-acústico. Vidro Triplo - Recomendado para isolamento termo-acústico e ruídos de baixa intensidade. Vidro Quadruplo - Indicado para isolamento de ruídos de alta intensidade. Vidro Compacto – Recomendado para baixas freqüências e contra impactos. Imagens: Acustic Art

 

Onde utilizá-las

Esse tipo de janela poderá ser utilizado em casas, apartamentos, empresas, indústrias, clínicas, laboratórios, escolas, em call centers, em estúdios de gravação, em escolas, entre outros.

No caso de instalação em edifícios, de acordo com estudos técnicos, as janelas acústicas são mais indicadas para apartamentos localizados entre o terceiro e o sétimo andares, porque o primeiro e segundo andares não são tão afetados por barulhos, assim como a partir do oitavo andar o ruído de dissipa, e o conforto acústico aumenta.

 

Vantagens das Janelas Acústicas

Além da vantagem principal que consiste no isolamento térmico e acústico, fornece maior segurança, valoriza o imóvel, é uma janela durável, de fácil limpeza e manutenção, muito funcional e que proporciona conforto ambiental, aumentando a qualidade de vida.

 

Materiais Utilizados e Modo de Colocação

Elas poderão ser encontradas em PVC ou em alumínio.

A janela acústica poderá ser instalada de duas maneiras:


Conforme a necessidade, poderão ser colocados vidros duplos, triplos, quádruplos (com câmara de ar desidratado) e vidro aeroporto (cinco camadas). A janela também pode ser equipada com persianas, venezianas, telas mosquiteiras e blecaute.

 

Exemplo: janela acústica sobreposta ISOLAR.

 

Modelos de Janelas Acústicas

Existem no mercado vários modelos, a necessidade irá determinar qual a janela ideal para solucionar o problema existente. Abaixo temos alguns exemplos:

 

Modelos de janela acústica de correr e de abrir da ISOLAR.

 

Cores e Medidas

As cores mais utilizadas nas janelas acústicas são conseguidas através da pintura eletrostática: fosca preta, branca ou bronze.

Mas caso o cliente queira ou precise de outra cor, ela poderá ser feita através da anodização.

Quanto ao tamanho, elas são fabricadas sob medida de acordo com a necessidade de cada um.

 

Preços

Esse tipo de janela não possui um custo muito baixo. Os preços são calculados por metro quadrado e irão variar conforme o tamanho da mesma.

Dependendo da espessura do vidro e metragem, o preço poderá variar de R$ 1800,00 à R$ 2.500,00 em média (referência: maio 2015).

 

Manutenção da janela acústica

Quando instaladas corretamente por uma empresa idônea, as janelas acústicas podem ter uma vida útil bastante longa. Mas para isso, alguns cuidados deverão ser observados para evitar problemas. Tais como:

 

Janela Acústica Funciona!

Ficou curioso e quer saber mais? Neste vídeo testamos o funcionamento de uma janela acústica. Confira:

 

Neste vídeo apresentamos o teste de uma janela acústica. Gostou? Tem dúvidas? Também tem uma janela acústica? Deixe seu comentário no vídeo. Fonte: Clique Arquitetura - Youtube

 

Fontes Consultadas e das Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | Conforto

 

 

janelasconfortoconforto térmicoTAGS:
  RELACIONADOS
Lareiras Elétricas
Soluções refrescantes para a casa
Como planejar a casa para o Verão
Janela Acústica ou Antirruído

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS