CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Jardins: Detalhes Importantes

Gostaria de ter um belo jardim em casa ou no apartamento? Saiba como é possível criar um espaço agradável e belo, independente do espaço.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

0 Gostar

Categoria: Paisagismo: Dicas & Curiosidades

+ Salvar em álbum de ideias

Planejar um Jardim

Planejar um jardim ou as plantas que serão usadas em uma casa, apartamento, casa de campo ou praia, é algo muito pessoal. Um belo jardim não é obra do acaso e depende de um planejamento minucioso. Para isso é preciso analisar todos os elementos que irão influenciar o resultado do paisagismo.

 

    

Diferentes forrações (à esquerda) e vasos com cactos (à direita). Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Fatores de ordem técnica, funcional e estética que devem ser observados

 Antes de iniciar um jardim é necessário analisar alguns fatores:

  • Temperatura da região nas quatro estações do ano;
  • Água: avaliação da tolerância das plantas em relação ao excesso ou a carência para o seu cultivo;
  • Luminosidade: há aquelas que necessitam de sol direto pela manhã e a sombra à tarde e aquelas que precisam do sol durante o dia todo;
  • Solo: determinando-se o ph – índice de acidez ou alcalinidade, verificando se o solo é rico e profundo ou raso e estéril, se o solo é arenoso, rochoso ou argiloso.
  • Ventos: analisando sua incidência.

Com esses dados em mãos, pode-se determinar quais as plantas que melhor se adaptam às condições climáticas do local e se o solo do terreno oferece as condições que estas exigem.

 

Funcionalidade do Jardim

A funcionalidade do jardim também deve ser observada, pois ele deve conter áreas para brincar, sentar, comer, dormir, descansar, passear, ler ou o que mais possa se desejar.

 

      

Forrações diferenciadas criam desenho no piso e setorizam os espaços (à esquerda) e vaso decorativo confere delicadeza ao lado de bancos de jardim (à direita). Fonte: Clique Arquitetura.

 

Varandas e Sacadas

Nos edifícios, as varandas e sacadas tornaram-se ótimas extensões dos imóveis, fazendo com que o paisagismo existente forneça bem estar, melhor qualidade de vida, inclusive valorizando o imóvel.

Pode-se utilizar floreiras e jardineiras já existentes, ou construí-las em alvenaria; usar vasos nos mais diversos tamanhos; ou ainda criar treliças nas quais se podem pendurar vasos e xaxins. Para isso, deverá ser observado se a sacada ou a varanda comporta o peso extra da construção e dos vasos.

 

  

Ficus bola (à esquerda) e Vasos decorativos (à direita). Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Outro exemplo de varanda fechada, integrada à sala, e com árvore plantada em vaso. Projeto: Arq. Silvia Bitelli. Veja mais fotos: Varanda de Apartamento

 

Elementos Decorativos

Tudo dependerá do espaço, mas além das plantas poderão ser usados bancos, cachepos, bem como troncos, cascas de árvores, correntes, pedras e assessórios, os quais valorizam o espaço verde planejado.

O importante é que no final o jardim seja uma área relaxante e transmita bem estar.

 

Saiba Mais

Você também poderá buscar mais informações em livros sobre o assunto:

  • Livro: Jardinagem Básica para Leigos - Quer saber mais sobre jardinagem? Este guia prático de jardinagem dá dicas, planos e conhecimento de especialistas para você começar com tapetes de flores, canteiros, legumes, árvores, arbustos e muito mais. Repleto de informações, ilustrações, recursos e sugestões, este guia cobre todas as ferramentas que fazem da jardinagem de hoje mais fácil do que nunca;

 

  

Pesquise preços: Jardinagem Básica para Leigos - Buscapé

 

 

+ SAIBA MAIS | Paisagismo: Dicas e Curiosidades

 

 

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados