CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Pesquise milhares de fotos e salve suas favoritas. Pergunte, comente, divulgue suas ideias!
CADASTRE-SE NO CLIQUE ARQUITETURA
Artigos

Lavanderia: Aspectos Construtivos

2º Passo: planeje o piso, a iluminação, o mobiliário, a ventilação, pontos elétricos e hidráulicos.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

0 Gostar

Categoria: Interiores | Ambientes: Lavanderia & Área de Serviço

+ Salvar em álbum de ideias

Por que planejar bem a lavanderia?

Cada vez mais a lavanderia tem sido integrada à cozinha, devendo ser não apenas funcional, mas bela.

 

Exemplo de lavanderia totalmente integrada à cozinha - projeto: Santos&Santos Arquitetura. Veja mais fotos: Pequena Cozinha Santos&Santos

 

Pensar sua posição na planta e detalhes funcionais, como iluminação e ventilação, evita dores de cabeça e traz conforto e qualidade de vida. Confira nossas dicas para acertar no seu planejamento!

* Veja também: Como Projetar uma Lavanderia

 

Posição na Planta

Ao construir o ideal é planejar a lavanderia próxima (mas separada) da cozinha. Isso facilitará as atividades relacionadas ao serviço de limpeza e evitará que as roupas fiquem com odores.

 

Apartamentos costumam ter a lavanderia / área de serviço lado-a-lado no mesmo ambiente. Neste caso uma solução é criar uma divisória de vidro, que pode ser na cor leitosa, permitindo que a luz passe sem, no entanto, deixar à mostra os utensílios de limpeza (confira algumas fotos: Lavanderias Integradas).

Caso a única janela do ambiente esteja na lavanderia, esta divisória deverá ter uma abertura na extremidade superior livre, para que a ventilação ocorra naturalmente. Outra solução é planejar a lavanderia e a cozinha no mesmo ambiente (sem divisórias) e com o mesmo padrão (a foto acima é um exemplo disso), utilizando cuba embutida e lavadora com abertura frontal (a qual poderá estar dentro do armário). Com isso o ambiente ganha unidade e torna-se confortável visualmente.

 

Exemplo de lavanderia em apartamento, ao lado da cozinha: divisão feita através do uso de blocos de vidro e porta/divisória de vidro. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

  

 

Exemplo de lavanderia em residência, ao lado da cozinha, mas em ambiente separado e com acesso à área externa. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

 

Exemplo de lavanderia em residência, diretamente anexa à cozinha e com acesso ao jardim. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

  

Piso

Deve ser resistente à água e caso prefira, pode optar por um modelo antiderrapante, evitando escorregões e acidentes. Os pisos cerâmicos/porcelantatos são os mais indicados. Saiba mais: Cerâmicas: Como Escolher

 

Iluminação

A iluminação é um aspecto muito importante:

  • Sempre valorize a iluminação natural: é econômica (sustentável), possui ótima qualidade para a realização das tarefas e influencia positivamente o estado emocional das pessoas.

A janela deve ter uma boa área para que permita a entrada de luz e ventilação, devendo ter uma área mínima igual a 1/6 da área da lavanderia (Padrão retirado do anexo III do decreto 212/2007 que regulamenta as edificações do Município de Curitiba).

 

Ventilação

O conforto e a funcionalidade da lavanderia também dependem de uma boa ventilação:

  • Ventilação Natural: tenha uma área ventilada para que as roupas possam secar, a área mínima é de 1/16 da área total do ambiente, mas lembre-se que quanto mais seca for mantida a lavanderia, menor os riscos de ferrugem para os metais dos equipamentos (Padrão retirado do anexo III do decreto 212/2007 que regulamenta as edificações do Município de Curitiba).

 

Pontos Elétricos

Planeje uma tomada para cada eletrodoméstico: máquina de lavar, secadora, ferro de passar e uma extra. De acordo com o equipamento veja se esta tomada deverá ser baixa (30cm de altura), média (1,10m de altura) ou alta (2,20m de altura). Faça este planejamento antes de colocar os revestimentos das paredes para evitar ter de quebrar posteriormente.

 

Pontos Hidráulicos

Devem existir pontos de água para o tanque e para a máquina de lavar, saída do esgoto para o tanque e caso a lavanderia funcione junto com a área de serviço é interessante existir um ralo para que limpezas rápidas e práticas possam ser feitas. Leia também: Modelos de Tanques para Lavanderias

Seu tanque poderá ser embutido, trazendo mais unidade à sua decoração. Confira:

 

     

Exemplos de tanque embutido para lavanderia. Pesquise preços e modelos: Tanques de Embutir - Buscapé

 

Móveis

Seus móveis poderão ser suspensos ou você deverá fazer um sóculo (base de alvenaria que pode ser revestida pelo mesmo material do tampo ou do piso) para que os armários fiquem longe da umidade do chão. Esta distância pode ser de 12cm a 18cm (para facilitar a limpeza com vassours e rodos). Simplesmente pintar o sóculo pode exigir manutenção constante já que ficará sujo com facilidade (devido a batida de sapatos e de equipamentos de limpeza como rodos e vassouras).

 

Exemplo de lavanderia com armários suspensos - projeto: Arq. Nadine Voitille

 

>> Próximo Passo: Lavanderia: Escolhendo o Mobiliário

 

Veja Também

 

 

< Voltar   Interiores | Ambientes :: Lavanderia & Área de Serviço

 

 

ads

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados