Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Pedras Naturais | Sintéticas
VOLTAR

Limestone

Neste artigo falaremos sobre o Limestone: o que é, quais suas vantagens e desvantagens, onde podemos usá-lo e responderemos a questionamentos comuns como: Limestone mancha? Posso usá-lo na bancada da minha cozinha? E da churrasqueira? Posso usá-lo como piso?

Por: Arquiteta Nadine Voitille       24 de Maio de 2016 - ATUALIZADO EM: 06 de Julho de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 15.772

Cansado das mesmas pedras? Granito e mármore são as mais utilizadas e com tantas opções no mercado ficamos na dúvida: será que devo mudar e usar outro tipo de pedra na bancada da minha cozinha ou mesmo do banheiro? Será que estas pedras diferentes são duráveis e resistentes?

Como as dúvidas são muitas é necessário buscar informações sobre quais são as possibilidades e quais as características de cada uma delas. Por isso, neste artigo falaremos sobre o Limestone: o que é, quais suas vantagens e desvantagens, onde podemos usá-lo e responderemos a questionamentos comuns como: Limestone mancha? Posso usá-lo na bancada da minha cozinha? E da churrasqueira? Posso usá-lo como piso?

Aqui você encontrará as informações de que precisa para fazer a melhor escolha. Um bom projeto precisa ser funcional e belo. E lembre-se: a escolha correta dos materiais faz com que o dinheiro e o tempo investidos tenham valido a pena, resultando em algo durável e de qualidade, ou seja, em um projeto sustentável. Leia também: Dicas de Sustentabilidade para seu Projeto

 

1º precisamos saber: O que é Limestone

O limestone é uma rocha composta em sua maioria por calcite mineral, que lembra a pedra mármore. Sua formação calcária oferece uma rusticidade natural, suave e com pouco brilho.

 

Características do Limestone

O Limestone pode ser composto, além do calcite mineral, por diferentes proporções de argila, areia e óxido de ferro. Isso irá determinar a sua cor, tonalidade, porosidade, dureza e textura.

Quando não há esta "contaminação" pelos elementos citados acima, sua tendência é ter uma tonalidade branca, a qual pode variar do bege alaranjado ao cinza escuro. Esta variação irá depender da fonte onde o limestone foi extraído.

Comumente é vendido em chapas nas espessuras de 2 a 3 cm e encontramos também na forma de ladrilhos de 90x80cm, 80x80cm e 50x50cm.

 

Estas são algumas das cores de Limestone. Imagem: Shopping Pedras

 

Peças de limestone podem ser utilizadas para criar pisos rústicos. Imagens: Stone Deals

 

Vantagens do Limestone

 

Desvantagens do Limestone

 

E qual o preço do Limestone?

O preço desse revestimento varia de acordo com a região e o local de extração. Na maioria das vezes, o Limestone é importado, mas é possível encontrar a pedra nacional a um preço médio de R$ 350,00/m² e a pedra importada ao preço médio de R$ 600,00/m².

 

Onde Utilizar

Este revestimento poderá ser utilizado tanto em ambientes internos como externos, em residências ou locais corporativos.

Exemplos do seu uso: para fazer obras de artes, monumentos, revestimentos de paredes, fachadas, muros, pisos, soleiras, peitoris, decks, bordas de piscinas, etc.

Por ser uma pedra com natureza porosa, não é aconselhável utilizá-la em pias de cozinha, bancadas de banheiro (em contato direto com água), lavanderias e demais locais úmidos. E um detalhe importante é fazer uma boa impermeabilização.

Considere estas questões antes de utilizá-lo em seu projeto:

 

 

Neste exemplo, o Limestone Vermont foi aplicado em um espaço gourmet. Provavelmente, para sua proteção, foi realizada sua impermeabilização. Imagem: NPK Mármores. Projeto: Lupatini.

 

O Limestone Vermont é uma ótima opção de revestimento para lareiras. Projeto: João Armentano. Imagem: NPK Mármores

 

O Limestone pode ser aplicado em pisos, conferindo requinte e ao mesmo tempo um aspecto rústico suave (neste exemplo: limestone Vermont). Imagem: NPK Mármores

 

Cuidados antes e durante sua Instalação

Devido a sua porosidade, ele deverá ser limpo (eliminando todo pó) e com um detergente específico remover as impurezas. Depois disso, deverá ser impermeabilizado dos dois lados, antes de ser assentado. Assim será reduzida a possibilidade de infiltração de resíduos como água e óleo.

Para o seu assentamento é utilizada argamassa cola branca.

 

Acabamentos que podemos utilizar no Limestone

O Limestone é uma rocha cujas cores e tamanhos permite a sua utilização em acabamentos nobres podendo a sua superfície ser colocada de várias maneiras, entre elas:

 

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Pedras Naturais e Sintéticas

 

pedra naturalpedras naturaispedras decorativaspedra para paredeparede com pedrarevestimento de paredeTAGS:
  RELACIONADOS
Granito
Superfícies de Quartzo
Limestone
Paredes de Pedra

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS