Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Livros: Dicas de Leitura
VOLTAR

Livros sobre Design

Este guia apresenta diversos títulos de publicações sobre Design, escolhidos pelo Clique para você.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       30 de Janeiro de 2015 - ATUALIZADO EM: 13 de Fevereiro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 5.902

 

Este guia apresenta diversos Títulos de Publicações sobre

Design

 

Ensopado de Design Gráfico

Um bom designer, assim como um bom chef, não só conhece bem cada ingrediente, como também sabe distinguir e combinar suas características para criar experiências harmoniosas. Comparando o designer a um chef, o autor Timothy Samara leva o leitor a conhecer diversos ingredientes, instrumentos e técnicas necessárias para a criação de receitas de design de sucesso. Este livro é dividido em sessões fáceis de serem seguidas que incluem técnicas básicas de design, ingredientes gráficos e receitas de projetos. A sessão ingredientes gráficos é distribuída em quatro partes: Ingredientes Pictóricos, Sabores Cromáticos, Preparados Tipográficos e Apresentações Espaciais. Uma vez que as técnicas básicas de design e os ingredientes estão estabelecidos, o autor ensina a criar deliciosas receitas de design. A obra é uma grande fonte de inspiração que todo designer gráfico deve ter em mãos como referência.

 

 

Briefing: A Gestão do Projeto de Design

Há quem pense que a criatividade não possa ser formalizada, normalizada ou descrita. Este é um dos motivos pelos quais designers ainda hoje relutam em produzir um briefing antes de começar seus trabalhos, assim como as empresas acreditam que isto seja uma perda de tempo. Contudo, um bom briefing pode poupar muito trabalho e evitar problemas burocráticos durante a criação. A estruturação de recursos e objetivos guia a criação não restringindo-a, mas fundamentando e potencializando os resultados obtidos. De forma clara e concisa, o livro auxilia profissionais a entenderem a importância do briefing e como produzi-lo de maneira eficaz. Escrito baseado na experiência profissional do autor, é fácil identificar paralelos com o cotidiano das empresas e dos designers. Para os estudantes, o livro é uma forma de familiarizá-los com o briefing, para que eles entrem no mercado de trabalho conscientes da importância desde planejamento prévio que, muitas vezes, é negligenciado nas escolas.

 

 

Design, Comunicação e Semiótica

Estudo e Pesquisa das Relações Transversais. As questões expostas neste livro tratam da construção do conhecimento pelo reconhecimento de pontos de convergência entre algumas áreas, rompendo transversalmente as fronteiras que interfaceiam os terri tórios do Design. No entanto, os estudos sobre esta temática não se esgotam aqui. O Núcleo de Estudos da Semiótica nas relações transversais do Design, SRTD tem o compromisso de atingir novos estágios nos estudos dessa dimensão das atividades transversalizadas pelo Design com o apoio da Comunicação, da Semiótica, da Retórica e do Discurso. Esperamos que, para o leitor, esta coletânea de textos represente mais um incentivo para a mobilização do interesse pelo diálogo sobre os estudos e pesquisa das práticas do Design.    (Autor: Vera Lúcia Nojima & Licinio de Almeida Junior / 1667pags).

 

 

Design, Escrita, Pesquisa: A Escrita do Design Gráfico

É uma referência imprescindível para os interessados na arte e história dos livros, da tipografia, dos símbolos, da publicidade e das teorias da comunicação verbal e visual. Resultado de mais de dez anos de trabalho dos designers e pesquisadores Ellen Lupton e Abbott Miller, e publicado pela primeira vez em 1996, a obra reúne 17 artigos escritos ao longo da carreira dos autores, do começo como estudantes na Cooper Union School of Art ao reconhecimento profissional com a fundação do estúdio Design/Writing/Research.

Dividido em três partes, o livro aborda questões teóricas, práticas e históricas do design gráfico. A seção "Teoria" discute temas como história da pontuação, origem dos pictogramas internacionais e estrutura da tipografia moderna. "Mídia" analisa o papel do design na comunicação de massa, com textos eruditos sobre banco de imagens, jornalismo visual, ilustração, publicidade e design vernacular. A última seção, "História", é organizada em uma linha do tempo que abrange 200 anos da evolução do design nos Estados Unidos.   (Autor: Ellen Lupton / 224pags).

 

 

 

Design Thinking

Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Este livro introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Em resumo, o Design Thinking converte necessidade em demanda. Aliado aos conceitos de Design Sustentável, porém economicamente viável, o autor faz uma abordagem centrada no aspecto humano destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem mais inovadoras e criativas. Este não é um livro de designers para designers, mas é uma obra para líderes criativos que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.   (Autor: Tim Brown & Cristina Yamagami / 272pags).

 

 

Limites do Design

A publicação de Limites do Design... é, sem dúvida uma importante contribuição à escassa bibliografia sobre design produzida no Brasil. Além de se destacar entre os melhores designers brasileiros, Dijon de Moraes é um estudioso do assunto. Preocupa-se com temas que vão desde os limites tecnológicos e científicos do design até a discussão sobre a formação do profissional da área. Escrito em linguagem acessível o livro compõe-se de três partes. A primeira traz uma retrospectiva histórica do desenvolvimento da indústria e do design, da Revolução Industrial até os dias de hoje. Na segunda parte discute-se a polêmica questão design de centro X design de periferia, principal preocupação do autor. A terceira e última parte é dedicada ao ensino do design no Brasil, na qual Dijon de Moraes sugere um modelo de ensino a ser adotado pelos países de Terceiro Mundo.    (Autor: Dijon de Moraes / 200pags).

 

 

Starck

Philippe Starck quer trazer o amor e a felicidade em sua vida por projetar objetos , ambientes e equipamentos que irão alegrar o seu dia. Passou a infância em pranchetas de seu pai, serrar, cortar, colar e lixar, desmontar bicicletas, motocicletas e outros objetos. Vários anos e vários protótipos depois, ele mudou a vida no palácio presidencial francês, os italianos pediram a ele para renovar o conceito de móveis, e ele virou o Royalton e o Paramount em Nova York para o primeiro clássico do mundo novo hotel.

 

 

 

 

+ SAIBA MAIS | Livros: Dicas de Leitura

 

 

livros de arquiteturalivros de decoraçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Livro Aquarela para Urban Sketchers
Livros sobre Decoração
Livro Neufert - Arte de Projetar em Arquitetura
O livro Redescubra a Aquarela

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS