CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Livros sobre Paisagismo

Ótimos Livros escolhidos pela Clique para você: guia com diversos títulos sobre Paisagismo.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

0 Gostar

Categoria: Clique Indica: Livros: Dicas de Leitura

+ Salvar em álbum de ideias

 

Este guia apresenta diversos Títulos de Publicações sobre

Paisagismo

 

  Arquitetura Paisagística Contemporânea no Brasil

Nesse livro, professores e pesquisadores de importantes instituições brasileiras investigam a produção paisagística nos períodos colonial e pós-colonial, os rumos e as tendências que marcaram essa atividade durante as décadas de afirmação do caráter nacional, entre 1930 e 1970, e a contribuição, a partir de 1976, dos afiliados da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) a essa área. Para completar, o livro ainda reflete sobre o futuro da profissão de arquiteto paisagista no Brasil.   (Autor: Ivete Farah & Mônica Bahia Schlee & Raquel Tardin / 232pags).

 

   Composição de Plantas Ornamentais em Jardins - Série Eixos

Apresenta a formação e a composição do solo, ensinando quais os tipos mais propícios para o desenvolvimento das plantas. Trata dos princípios e das técnicas de adubação orgânica e mineral, bem como do reconhecimento e do combate às plantas invasoras. Aborda técnicas de preparo dos canteiros, compra de mudas e métodos de plantio para árvores, palmeiras, arbustos, trepadeiras, forrações e gramados. Discorre sobre os tipos de erosão e as formas de evitá-la e controlá-la, além dos cuidados na utilização de produtos químicos, como herbicidas e adubos minerais, que podem danificar o solo, a fauna e a flora locais se não forem manuseados corretamente. O conteúdo pode ser aplicado para os cursos técnicos em Agricultura, Agroecologia, Agronegócio, Agroindústria, Cafeicultura, Florestas, Fruticultura, Meio Ambiente, Paisagismo, entre outros. Possui material de apoio online.

 

   Trepadeiras: Soluções Criativas

Sugestões de como usar essas plantas floridas para encobrir caramanchões, treliças, arquinhos, muros e cercas.

 

  Burle Marx

O grande artista plástico e paisagista brasileiro Burle Marx (1909-1994), criador do projeto paisagístico do Aterro do Flamengo, tem sua trajetória revista pela historiadora Vera Beatriz Siqueira. Seus principais trabalhos são passados em revista em dezesseis capítulos fartamente ilustrados, que captam todas as nuanças e a permanência dessas criações. Além dos jardins monumentais da Baía da Guanabara, o livro destaca seu trabalho em Brasília e em fazendas do interior do país.   (Autor: Vera Beatriz Siqueira / 128pags).

 

   O Jardim Minimalista

Nos jardins minimalistas, as linhas nítidas, a forma pura e uma noção profunda de espaço são cada vez mais importantes, em especial para todos aqueles que anseiam poder aliviar as tensões do dia-a-dia num recanto tranquilo. O prazer acrescentado de conceber jardins minimalistas reside no facto de os mesmos se adaptarem a espaços pequenos e requererem cuidados de manutenção de baixo custo. Este livro, magnificamente ilustrado, é uma verdadeira fonte de inspiração para os jardins minimalistas. O famoso paisagista Christopher Bradley-Hole selecionou os melhores jardins minimalistas de todo o mundo e de todos os tamanhos, quer urbanos, quer rurais. Bradley-Hole analisa os motivos de inspiração que se encontram latentes em cada jardim e explica como o conhecimento do espaço e das proporções se pode associar ao uso inteligente e imaginativo dos materiais e das plantas. Bradley-Hole demonstra que os melhores jardins são aqueles que mantêm simultaneamente uma relação cuidada com a casa a que se encontram ligados e com a paisagem, campestre ou urbana, onde se inserem. A filosofia do minimalismo é aqui introduzida com referências à arquitetura, ao interiorismo e ao estilo de vida contemporâneo. A primeira parte do livro debruça-se sobre a forma como as novas tendências mundiais têm dado origem a estilos de plantação conscientes sob o ponto de vista ecológico, o caminho perfeito para o jardim moderno. É feita uma apresentação de jardins singulares, organizados em capítulos temáticos que versam sobre a casa ampliada, pátios e jardins incorporados, jardins no telhado, piscinas e jardins aquáticos, jardins campestres e jardins paisagísticos. Entre os desenhadores e arquitetos cujos trabalhos surgem no livro encontram-se Tadao Ando, John Pawson, Charles Jencks, Martha Schwartz e Seth Stein. No final, encontra-se um guia prático sobre materiais de jardinagem e uma lista com mais de cem plantas para criar jardins minimalistas perfeitos.

 

  Criando Paisagens: Guia de Trabalho em Arquitetura Paisagística

O autor aponta diversos recursos que a arquitetura de paisagens nos oferece para projetar espaços vivos e mutáveis, os quais nos convidam a com eles interagir de maneira sensível, e não apenas pragmática.   (Autor: Benedito Abbud / 208pags).

 

   Jardim Urbano

Em Jardim urbano, o paisagista Matt James dá dicas de como ter a natureza sempre por perto, incluindo informações sobre: Como projetar um espaço urbano, seja qual for seu tamanho ou localização - desde sacadas e coberturas até pátios, subsolos e corredores; Dez maneiras simples de tornar um jardim "verde" usando técnicas de jardinagem sustentáveis; Como criar um espaço de lazer, com áreas para recreação, entretenimento e produção de frutas e hortaliças; Como cultivar o jardim urbano: usar plantas para separar os espaços, introduzir cores, formas e texturas, além de proporcionar as tão necessárias sombra e privacidade; Como administrar o jardim urbano: técnicas de plantio, irrigação, drenagem e controle de invasoras; Dezesseis projetos passo a passo, incluindo a criação de uma parede viva e a semeadura de um miniprado urbano.

 

 

+ SAIBA MAIS | Livros: Dicas de Leituras   ::   Dicas de Paisagismo

 

 

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados