Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Livros: Dicas de Leitura
VOLTAR

Livros sobre Paisagismo

Ótimos Livros escolhidos pela Clique para você: guia com diversos títulos sobre Paisagismo.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       30 de Janeiro de 2015 - ATUALIZADO EM: 13 de Fevereiro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 21.945

 

Este guia apresenta diversos Títulos de Publicações sobre

Paisagismo

 

O Livro das Áreas Verdes

O livro das áreas verdes é um guia com mais de 100 projetos que podem facilmente ser aplicados ou adaptados a espaços com as mais diversas características. Cada uma das propostas para planejamento de jardins é acompanhada de plantas em escala, de um resumo do projeto e de fotos, o que permite o estudo de jardins particulares de todos os formatos, condições climáticas e topográficas, tamanhos e estilos imagináveis, criados por alguns dos paisagistas mais talentosos e inovadores da atualidade.

 

 

Fundamentos de Paisagismo

Das mudanças climáticas às comunidades sustentáveis, a arquitetura paisagística está associada às questões cruciais da atualidade. Escrita de forma didática, esta obra fornece uma introdução às premissas básicas desta abrangente área. O texto está dividido em tópicos que abrangem os precedentes históricos, noções de paisagismo, representação gráfica, entre outros. Contendo inúmeras e belíssimas ilustrações em cores, serve também como um guia para as diferentes especializações dos arquitetos paisagistas.

 

 

Arquitetura Paisagística Contemporânea no Brasil

Nesse livro, professores e pesquisadores de importantes instituições brasileiras investigam a produção paisagística nos períodos colonial e pós-colonial, os rumos e as tendências que marcaram essa atividade durante as décadas de afirmação do caráter nacional, entre 1930 e 1970, e a contribuição, a partir de 1976, dos afiliados da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) a essa área. Para completar, o livro ainda reflete sobre o futuro da profissão de arquiteto paisagista no Brasil.   (Autor: Ivete Farah & Mônica Bahia Schlee & Raquel Tardin / 232pags).

 

 

Composição de Plantas Ornamentais em Jardins - Série Eixos

Apresenta a formação e a composição do solo, ensinando quais os tipos mais propícios para o desenvolvimento das plantas. Trata dos princípios e das técnicas de adubação orgânica e mineral, bem como do reconhecimento e do combate às plantas invasoras. Aborda técnicas de preparo dos canteiros, compra de mudas e métodos de plantio para árvores, palmeiras, arbustos, trepadeiras, forrações e gramados. Discorre sobre os tipos de erosão e as formas de evitá-la e controlá-la, além dos cuidados na utilização de produtos químicos, como herbicidas e adubos minerais, que podem danificar o solo, a fauna e a flora locais se não forem manuseados corretamente. O conteúdo pode ser aplicado para os cursos técnicos em Agricultura, Agroecologia, Agronegócio, Agroindústria, Cafeicultura, Florestas, Fruticultura, Meio Ambiente, Paisagismo, entre outros. Possui material de apoio online.

 

 

Trepadeiras: Soluções Criativas

Sugestões de como usar essas plantas floridas para encobrir caramanchões, treliças, arquinhos, muros e cercas.

 

 

Burle Marx

A primeira edição do livro ´Arte &, Paisagem´, publicada em 1987 pela Editora Nobel, esgotada há algum tempo, apresentava onze conferências de Roberto Burle Marx, redigidas e organizadas por José Tabacow, com participação e aprovação do paisagista. Nesta nova edição, revista e ampliada segundo orientação de Burle Marx, além das onze conferências publicadas na primeira edição, serão incluídas mais doze inéditas. Nela, a revelação do pensamento de Roberto Burle Marx segue um modelo voltado para facilitar a percepção das ideias, filosofia e intenções contidas nos textos de suas conferências. Os conceitos expostos serão agora ilustrados por fotografias - de Marcel Gautherot, Luiz Cláudio Marigo e outros - de projetos executados, do Sítio Roberto Burle Marx e de ecossistemas naturais brasileiros. As legendas das ilustrações, sob a forma de textos suplementares, explicam a aplicação dos conceitos, em cada caso particular, com fatores históricos e informações adicionais. As ilustrações e os textos explicativos constituem, em seu conjunto, uma forma inovadora e didática de enriquecer o conteúdo e revelar o pensamento deste grande artista.

 

 

Criando Paisagens: Guia de Trabalho em Arquitetura Paisagística

O autor aponta diversos recursos que a arquitetura de paisagens nos oferece para projetar espaços vivos e mutáveis, os quais nos convidam a com eles interagir de maneira sensível, e não apenas pragmática.   (Autor: Benedito Abbud / 208pags).

 

 

Jardim Urbano

Em Jardim urbano, o paisagista Matt James dá dicas de como ter a natureza sempre por perto, incluindo informações sobre: Como projetar um espaço urbano, seja qual for seu tamanho ou localização - desde sacadas e coberturas até pátios, subsolos e corredores; Dez maneiras simples de tornar um jardim "verde" usando técnicas de jardinagem sustentáveis; Como criar um espaço de lazer, com áreas para recreação, entretenimento e produção de frutas e hortaliças; Como cultivar o jardim urbano: usar plantas para separar os espaços, introduzir cores, formas e texturas, além de proporcionar as tão necessárias sombra e privacidade; Como administrar o jardim urbano: técnicas de plantio, irrigação, drenagem e controle de invasoras; Dezesseis projetos passo a passo, incluindo a criação de uma parede viva e a semeadura de um miniprado urbano.

 

 

 

+ SAIBA MAIS | Livros: Dicas de Leitura   ::   Dicas de Paisagismo

 

 

livros de paisagismoTAGS:
  RELACIONADOS
O livro Anatomia Artística 2
O livro Desenhar o Espaço
Livro Como Planejar os Espaços de Escritórios
Livro Desenhar a figura humana

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS