CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br

Livros sobre Urbanismo

Ótimos Livros escolhidos pela Clique para você: guia com diversos títulos sobre Urbanismo.

0 Adicionar à minha biblioteca

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

  • 30/01/2015 - Atualizado: 07/02/2018

+ Salvar em álbum de ideias

 

Este guia apresenta diversos Títulos de Publicações sobre

Urbanismo

 

Urbanidades

Este livro é dedicado àqueles fascinados pela cidade. Ele traz as contribuições de um grupo de pesquisadores engajados na discussão da urbanidade, das formas de capturá-la teoricamente e metodologicamente – e da própria possibilidade de sua captura e entendimento.

 

  

Loteamentos Urbanos

Este livro reúne todos os critérios necessário para projetar loteamentos e outras urbanizações, levando em consideração aspectos como topografia do terreno, vegetação, clima, renda e costumes dos usuários, custos de infra-estrutura, etc.   (Autor: Juan Luis Mascaro / 208pags).

* Opinião Portal Clique Arquitetura: um ótimo livro para quem estuda e trabalha com urbanismo, inclusive para concursos públicos.

 

 

Sustentabilidade em Urbaniszações de Pequeno Porte

A obra revela uma ideia de sustentabilidade como um sistema de principios contextualmente revitalizados, com alternativas de desenho, produção e consumo mais sustentáveis que as práticas atuais, além de conceber a sustentabilidade como uma questão de mesura antes de como paradigma. Para os articulistas do livro, a solução está no uso consciente do ambiente evitando o desperdício, no trabalho dentro da lógica orientada à obtenção dos máximos resultados com o investimento dos mínimos recursos.  (Autor: Juan Luis Mascaro / 168pags).

 

 

Cidade Caminhável

Em ''Cidade Caminhável'', o urbanista Jeff Speck reúne experiências de grandes e médias cidades norte-americanas para demonstrar que a vitalidade dos centros urbanos está diretamente ligada à assunção do pedestre – o cidadão a pé – como o protagonista essencial da reativação, requalicação, animação e integração dessas áreas. Em prosa leve e objetiva, ''Cidade Caminhável'' estrutura-se sobre a noção de caminhabilidade, que estabelece os parâmetros fundamentais de atração da pessoa pedestre para o centro – utilidade, segurança, conforto e interesse.''

 

 

Cidades para Pessoas

Jan Gehl é nosso maior observador de qualidade urbana e um indispensável filósofo das cidades como soluções para a crise ambiental e de saúde que enfrentamos. Com mais da metade da população mundial vivendo hoje em áreas urbanas, o planeta inteiro precisa aprender as lições que ele nos oferece em Cidades Para Pessoas. - Janette Sadik-Khan, comissária do Departamento de Transportes da cidade de Nova York.

Este livro analisa muitas das ideias seminais de Gehl, examina algumas das cidades do mundo que se desenvolveram com êxito nas últimas décadas e estabelece os desafios para o futuro. Muitas gerações terão uma vida melhor, e as cidades serão mais competitivas, se seus líderes ouvirem sua advertência. - Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, Colômbia, e presidente do Conselho do Instituto para Política de Transportes e Desenvolvimento de Nova York.

 

 

Urbanismo Sustentável

Esta obra faz uma vigorosa defesa do Urbanismo Sustentável, mostrando como configurar o ambiente construído para o benefício dos seres humanos e da natureza, priorizando o pedestre e os ciclistas. Aborda questões como o uso compartilhado do automóvel, sistemas de coleta e reúso de água da chuva, a produção de alimentos nas próprias comunidades, a integração entre transporte, uso do solo e tecnologia, o comércio de bairro e muito mais.

 

 

 

+ SAIBA MAIS | Livros: Dicas de Leitura

 

 

Veja também