Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / História da Arquitetura
VOLTAR

Maneirismo

Esta tendência artística se desenvolveu até o surgimento do Barroco. Conheça as características do Maneirismo e saiba identificar suas obras.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       23 de Janeiro de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 10.616

O Maneirismo

O nome “Maneirismo” foi utilizado por Giorgio Vasari para denominar a maneira de cada artista trabalhar. Este movimento valorizava o trabalho individual do artista, incentivando a complexidade das formas e seus detalhes, evitando o formalismo do período Renascentista - que utilizava especialmente valores clássicos.

Ele pode ser considerado tanto um movimento, como um período de transição entre o Renascimento e o Barroco. Seu público era o aristocrático.

Por questionar a arte desenvolvida no Renascimento, foi visto por muitos como um período de decadência em relação à perfeição clássica, sendo uma imitação distorcida do período anterior, com perda da proporção e do equilíbrio. Porém, o Maneirismo abriu espaço para que os elementos clássicos pudessem ser utilizados com certa liberdade, incentivando a criação e a expressão individual, fazendo surgir soluções mais coerentes com a nova sociedade.

 

 

Cristo abraçado à cruz - El Greco - Museu do Prado. Imagem: Wikipédia

 

 

Giambologna (escultor) – O Rapto da Sabina, 1582, Florença. Imagem: Wikipédia

 

 

Este é a posição do transepto. No Renascimento as plantas das igrejas costumavam ter uma planta central e a cúpula no centro. Já no Maneirismo, o ambiente foi alongado, como mostrado acima, e a cúpula posicionada sobre o transepto, o que deixa o ambiente com pontos de pouca iluminação.  Imagem: Wikipédia

 

 

* Michelângelo foi Renascentista, mas ao desenvolver um trabalho mais individual e com algumas características próprias, abriu caminho (juntamente com outros artistas, como Palladio), para que os profissionais passassem a buscar um estilo próprio, usando o Renascimento como ponto de partida.

 

Fontes Consultadas e das Imagens

 

 + SAIBA MAIS | História da Arquitetura

 

 

arquitetura e turismoarquiteturahistória da arquiteturaTAGS:
  RELACIONADOS
Arts and Crafts
Art Nouveau
Maneirismo

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS