CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

MDP

Conheça as características do MDP: um material intermediário entre o MDF e o aglomerado.

Por Scheila M. Della Justina Seguir

0 Gostar

Categoria: Materiais e Acabamentos: Madeiras

+ Salvar em álbum de ideias

MDP - Características

O MDP (Medium Density Particleboar) é uma placa de média densidade feita de partículas de madeira de reflorestamento em camadas, com tecnologia de prensas contínuas, associada à utilização de resinas de última geração. Possui características superiores e distintas dos painéis de madeira aglomerada

No mercado são encontradas placas com comprimento variando de 2.20 a 3.05 m e 4.40 a 6.10 m e com larguras de 1.85, 2.10 e 2.20 m, as espessuras são de 12, 15, 18, 25 e 28 mm. O MDP é um material intermediário entre MDF e o aglomerado, tanto na densidade e na absorção de umidade, como no preço.

 

Acabamentos

No MDP podem ser utilizados acabamentos como os de baixa pressão (BP), finish foil (FF) - prensagem do papel impresso sobre a chapa de MDP, ou ser revestido com lâminas de madeira, laminados de alta-pressão (fórmica), pintura e impressão.

 

Formas

O MDP permite criar móveis de linhas retas e de formas orgânicas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados.

 

Utilização

O MDP é indicado para a produção de móveis residenciais e comerciais modulados ou sob medida e também para portas e divisórias.

 

  

Exemplo da utilização de MDP em móveis de cozinha. Fonte: Papoflex | Móvel feito de MDP Fonte: BeniMobile Móveis

 

Fontes Consultadas | Imagem

  • Foto Título: BERNECK. Acesso em: novembro, 2009.
  • LIMA, Marcos Antonio Magalhães. Introdução aos Materiais e Processos para Designers. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna LTDA, 2006.

 

 

+ SAIBA MAIS | Madeiras

 

 

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados