Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Escritório | Home Office
VOLTAR

Móveis planejados para escritório: seu custo-benefício vale a pena?

Para acertar na escolha dos móveis do escritório, conheça as vantagens e desvantagens de cada solução e saiba o que é mais rápido, barato e garantido. 

Por: Soline Móveis       30 de Setembro de 2018 - ATUALIZADO EM: 16 de Outubro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 713

Patrocinado por: Soline Móveis
 
Como planejar os móveis do escritório? Quem quer um espaço organizado sempre se pergunta isso. São muitas as dúvidas: devo fazer móveis sob medida ou comprar pronto? Qual a diferença de móveis planejados e móveis sob medida? O que é mais barato? Qual a opção que possui o melhor custo-benefício?
 
Foi pensando nestas muitas dúvidas que elaboramos este artigo.
Com as informações que apresentaremos, você poderá decidir, com segurança, qual a melhor opção para o seu caso.
 

Qual a diferença entre móveis planejados e sob medida?

Primeiramente precisamos saber qual a diferença entre estes dois tipos de móveis:
 

 

Outra opção é a compra de móveis prontos. Neste caso, ele será um elemento solto no espaço, enquanto que um móvel planejado ou um sob medida foi pensado para o lugar no qual será instalado.

É possível criar belas composições com móveis prontos, mas quando planejamos um ambiente considerando cada detalhe, conseguimos aproveitar ao máximo seu potencial: ampliamos a capacidade de armazenamento de armários e estantes, organizamos melhor os fluxos de trabalho dentro do escritório, distribuímos melhor pontos elétricos e de lógica, trabalhamos melhor a decoração.
 
Este escritório foi montado com uma escrivaninha e duas prateleiras, reunindo objetos decorativos para compor e criar um ambiente agradável de trabalho. Imagem: Slava Keyzman – Unsplash.
 
Já neste projeto, o escritório ganhou um ar mais profissional: uma parede de armários e prateleiras organiza os materiais, enquanto que dois profissionais dividem uma bancada que foi otimizada por ser em “T”. Imagem: Soline Móveis
 
Com estes exemplos, podemos concluir que: se o seu objetivo é criar algo bem planejado para o seu escritório, com soluções inteligentes, opte pelos móveis sob medida ou pelos móveis planejados. E caso seu objetivo seja uma decoração mais solta e com liberdade de mudança, opte por móveis prontos.
 

E agora, escolho móveis sob medida ou móveis planejados?

Os móveis sob medida aproveitam cada espacinho e permitem soluções para casos específicos, que exigem um trabalho mais detalhado de marcenaria. E é justamente este trabalho mais específico que o torna mais oneroso: você precisará de um bom projeto e de um marceneiro de confiança. O material será escolhido por você e terá de ser comprado especificadamente para este projeto (quanto mais aproveitar uma chapa, mais otimizada será a execução e com isso haverá uma redução nos custos).
Os móveis planejados também permitem um ótimo aproveitamento do espaço e o resultado visual será muito próximo do conseguido com móveis sob medida. 
Neste caso, é mais fácil de encontrar empresas já consolidadas no mercado, as quais oferecem projetos e execução com garantia de qualidade. Como trabalham com opções de móveis já planejados (como diz o próprio nome), o custo para a fábrica (que produz uma escala muito maior de produtos do mesmo padrão) será reduzido. Resultado: móveis planejados oferecem um melhor custo-benefício.
Com móveis planejados você terá um ambiente organizado, aproveitando cada espacinho, com um custo justo e uma execução mais rápida do que se fosse um móvel sob medida.
Considerando isso, listamos abaixo suas principais vantagens e desvantagens:
 

Vantagens e desvantagens dos móveis planejados

 
É possível usar um padrão de móvel planejado, optando por mudar sua cor e medidas, adaptando-o ao espaço e criando uma composição harmoniosa. Imagem: Soline Móveis
 
 
 
Estações de trabalho: é possível escolher um modelo de estação de trabalho e pedir à fábrica de planejados que o forneça com uma determinada medida, ajustando-a ao espaço. E caso queira, também é possível mudar o padrão das suas cores. Produto: Estações de Trabalho – Soline Móveis
 
 
 
Imagem: Soline Móveis
 
 
 
Painéis, com o mesmo padrão dos demais móveis, podem ser usados para integrar vários elementos. Imagem: Soline Móveis
 
 

Como acertar na escolha dos móveis planejados

Se optamos por fazer móveis planejados, esperamos otimizar ao máximo o uso do nosso espaço, aliando beleza e funcionalidade, com uma execução rápida e organizada.
Então, o que devemos fazer para conseguir isso?
 
1º Passo
Se você quer móveis para escritório bem planejados, precisará responder a estas perguntas iniciais:
 
 
Saber de antemão o que precisa ser guardado e usado no espaço é essencial para um bom planejamento do escritório. Imagem: Soline Móveis
 
 
Coloque tudo isso por escrito, só assim terá controle e planejamento.
 

2º Passo

Depois de analisar detalhadamente o seu espaço, o ideal será encontrar um arquiteto para ajudar a elaborar o projeto e na escolha da loja ou encarar essa tarefa você mesmo e encontrar uma loja especializada em móveis para escritório. Por quê? Porque o arquiteto conhece a variedade de soluções técnicas que podem ser aplicadas, assim como medidas ergonômicas e noção de composição espacial para criar um projeto harmonioso e funcional, além de ter uma visão do todo e já conhecer as suas demandas.
Caso não possa contratar este profissional, será necessário estudar um pouco mais: escolha modelos do que você gosta na internet. Desenhe seu espaço e planeje usando medidas de móveis padrão. Combine cores e escolha soluções que profissionais indicam na internet. Nossa seção sobre escritórios e home offices poderá ajudá-lo.
Lembre-se de que a escolha da loja de móveis planejados para escritório também é muito importante nesses casos. Encontrar uma empresa que te atenda com atenção, que tenha móveis que se adequem ao seu estilo e que esteja comprometida com o seu projeto, é fundamental para garantir a qualidade do produto entregue.
E uma dica importante: seu escritório pode ser mais confortável e adaptado ao perfil dos funcionários atuais. Leia dicas importantes neste artigo: Ambientes descontraídos ganham força no mundo dos negócios
 

3º Passo

Com o projeto definido (layout, materiais, puxadores, etc), virá o momento da execução das mudanças necessárias no espaço e que foram mapeadas no 1º Passo. Agora é a hora de mudar os pontos elétricos de lugar ou criar novos; executar um forro diferente; instalara iluminação escolhida; e realizar a pintura .
* Lembre-se de que, se está fazendo móveis planejados para seu escritório, poderá conversar com a empresa e solicitar que a fiação seja embutida (num painel, por exemplo), evitando quebrar paredes. Isso facilita, mas é importante planejar: e se no futuro você quiser puxar outro fio? Consegue?
 
 
Imagem: Soline Móveis
 

4º Passo

Com o espaço pronto para receber os móveis, chegou a hora de instalá-los!
Acompanhe de perto a execução dos móveis e lembre-se de informar o executor sobre onde passam tubulações hidráulicas e elétricas.
Verifique o alinhamento das portas e seu funcionamento, veja se a cor está homogênea e se não há riscos. Veja se frestas foram seladas e se foram usados tapa-furos em todos os pontos, assim como “borrachinhas” de amortização de batidas (quando necessário).
 
 

Dicas importantes para seu projeto

Seu arquiteto ou o consultor da loja serão as pessoas mais indicadas para dar dicas e orientá-lo nesta tarefa, mas listamos aqui algumas ideias que podem ajudar
 
 
 
Neste projeto de escritório, com móveis planejados, o grande destaque são os nichos, que além de organizarem o ambiente, também o decoram (veja como fica interessante trabalhar seu fundo com diferentes cores). Perceba que o painel da tv é também a mesa de reuniões, uma ótima opção para conferir sofisticação e mostrar planejamento. Imagem: Soline Móveis
 
 
Perceba os nichos superiores: por fora na cor de madeira e por dentro em preto. O jogo de cores cria uma composição harmoniosa. Imagem: Soline Móveis
 
 
 

Onde encontrar móveis planejados para escritórios

A Soline Móveis comercializa móveis para escritório e possui parceiros que criam e executam projetos para escritórios sob medida. Saiba mais na página da empresa: Móveis planejados para escritório
Caso prefira, visite o SHOW ROOM - (11) 3256-6631 | Rua Major Sertório, 194 – República – São Paulo.
 
 
Texto: Arq. Nadine Voitille - Clique Arquitetura
 

Fontes Consultadas

 
 
+ SAIBA MAIS | Escritórios e Home Offices
 
móveis planejadosmóveis comerciaismóveis para escritórioescritório decoradoTAGS:
  RELACIONADOS
Decoração de Escritórios: capriche na escolha do aroma
Você merece uma Cadeira Presidente
Como Escolher os Móveis do Escritório
Como Escolher Roupeiros de Aço

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS