Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Como Decorar
VOLTAR

Nichos: use a abuse deles na decoração

Encaixados nas paredes, eles otimizam espaços e são funcionais, oferecendo soluções inteligentes e charmosas para a organização de objetos e enfeites.

Por: Glaucio Gonçalvez Arquitetura e Design       02 de Outubro de 2017 - ATUALIZADO EM: 25 de Outubro de 2017   |   VISUALIZAÇÕES 2.505

Os nichos estão marcando território nas reformas, tornando-se uma excelente aposta – além de ajudar a organizar objetos, valorizam a decoração e dão personalidade aos ambientes.

“Para quem deseja otimizar espaço, uma dica é usar e abusar dos nichos, como neste projeto no qual sugeri aos clientes aproveitar ao máximo essa parede com a instalação de vários nichos, que podem abrigar objetos decorativos ou utilitários. Assim, essa parede, que era apenas uma divisória entre a sala e a cozinha, ganhou mais uma funcionalidade e foi totalmente aproveitada”, explica o arquiteto Glaucio Gonçalves.

 

 

As antigas prateleiras estão perdendo espaço quando o assunto é decoração. E os nichos são explorados nas mais diversas configurações: redondos, retangulares, quadrados ou como a imaginação mandar, sempre com a função de decorar e organizar.

“Neste quarto de criança, os nichos ganharam iluminação embutida e se destacam na decoração com graciosidade, proporcionando boas alternativas para manter o quarto arrumado”, diz o arquiteto Glaucio Gonçalves.

 

 

Neste outro projeto, feito para um quarto infantil, com criatividade o arquiteto Glaucio Gonçalves prova que há inúmeras possibilidades para se decorar com os nichos. Brincar com tamanhos, cores e utilidades pode deixar o ambiente mais leve, moderno e versátil, fácil de ser modificado. Neste caso, inclusive, o nicho ganhou um toque escultural.

Quartos infantis devem receber um tratamento lúdico para compor um cenário personalizado para a criançada se divertir e dormir em um ambiente confortável e descontraído. Nesta ambientação, o arquiteto Glaucio Gonçalves optou por tons pastéis, que revelam um cuidado com os detalhes na individualidade desses deliciosos refúgios para a sagrada hora do descanso. Uma das paredes foi revestida com papel de parede recheado de passarinhos, que trazem para o ambiente um delicado toque de natureza. Os nichos em madeira foram pintados de verde e rosa, criando uma composição harmoniosa com o papel de parede – eles são funcionais e podem acomodar brinquedos e objetos pessoais, deixando tudo bem organizado.

 

 

Já nos banheiros, os nichos vieram para ficar e são unanimidade, tornando-se os queridinhos de quem está redecorando, construindo ou reformando – principalmente nos boxes, onde acomodam shampoos e outros produtos de higiene. Eles podem ser projetados em madeira, pedra ou vidro – o importante é considerar prioritariamente a durabilidade do material no ambiente úmido do banheiro. Podem-se aplicar diferentes recursos, como cores, espelho ou uma iluminação especial para que fiquem com um resultado singular.

 

 

 

E, finalizando, uma última dica importante: usar como parâmetro um mínimo de 10 cm de profundidade x 30 cm de altura, que são medidas que garantem otimizar ao máximo o espaço dos nichos para colocar os mais variados produtos de higiene, objetos decorativos, utensílios domésticos e até livros, como mostramos abaixo, em projetos feitos para home office.

 

+ SAIBA MAIS | Como Decorar

 

decoração de escritórioTAGS:
  RELACIONADOS
Tendências de Cores para 2017
Minimalismo. Um propósito para o ano que se inicia
Novo perfil das varandas
Tendências nostálgicas

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS