CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

O Arquiteto

Como trabalha o arquiteto, quais as etapas do seu trabalho e dicas de contratação.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

0 Gostar

Categoria: Arquitetura & Urbanismo: Ao Construir e Reformar

+ Salvar em álbum de ideias

O Arquiteto

O Arquiteto é o profissional que planeja o espaço e busca a união entre a função e a forma. Seu objetivo é conciliar a beleza às necessidades funcionais, idealizando a melhor solução para o projeto. Ao propor intervenções considera o contexto social, econômico, histórico e cultural.

Sua graduação baseia-se no estudo da forma e composição, estudo de estruturas e tecnologias construtivas, história da arquitetura e da arte, desenho, assim como paisagismo, projetos de interiores, restauro e urbanismo (podendo haver pequenas alterações na sua formação em função da grade curricular de cada universidade).

 

  

Projeto arquitetônico/interiores | Restauro. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Etapas do seu Trabalho

Confira as etapas do trabalho do Arquiteto e sua relação com o cliente:

 

1º: contato com o cliente

  • Qual o tipo de obra? (construção? reforma? interiores? paisagismo?)
  • Onde está localizado o terreno/edifício (ruídos, vistas, fluxos de pessoas e carros, orientação solar, ventos,...)
  • Quais as necessidades funcionais do cliente (o que ele quer? O que ele sonha? O que ele precisa?)
  • Quais suas necessidades psicológicas (quem usa o ambiente? Como o utiliza? Como é sua rotina? Qual o seu perfil? É agitado? É tranquilo?)

 

2º: desenvolve o “partido”

O partido é uma ideia geral que norteará todo o desenvolvimento do seu projeto. O Arquiteto conhece os detalhes, cria um objetivo geral que deve atingir e realiza seu trabalho sempre considerando a parte e o todo dialeticamente.

 

3º: Estudo Preliminar

Estudos através de plantas, elevações, perspectivas... (leia mais “O Projeto”) que buscam atender às expectativas do cliente. Desenvolve estes estudos nas versões 1, 2, 3,... seja qual for a quantidade necessária até chegarem ao resultado almejado;

 

4º: Anteprojeto

O Anteprojeto é a versão final do estudo, apresentando de maneira clara a proposta do projeto;

 

5º: Projeto Legal

É o projeto com as informações necessárias para aprovação junto à Prefeitura;

 

6º: Projeto Executivo

Apresenta o detalhamento necessário para que se possa executar o projeto (piso, forro, móveis, acabamentos diversos...) assim como memorial indicando especificações e tabelas quantitativas.

 

7º: Projetos Complementares

São desenvolvidos os projetos: estrutural, elétrico/telefônico/TV, segurança, hidráulico, ar condicionado, iluminação e de impermeabilização.

 

Áreas de Atuação

Quais as áreas de atuação do Arquiteto?

  • Construção, reforma e regularização: desde pequenos projetos a grandiosas obras (responsável legal pelo projeto arquitetônico);
  • Planejamento de interiores (projeto, acompanhamento da obra e inclusive escolha dos materiais e acabamentos);
  • Detalhamento (seja de elementos construtivos, seja de móveis e peças especiais);
  • Paisagismo;
  • Urbanismo;
  • Acompanhamento de obras (responsável técnico da obra);
  • Administrar a obra (Leia mais – custo/benefício).


Dicas de Contratação

Confira algumas dicas de como contratar um Arquiteto:

  • 1º Passo: escolher o profissional - O melhor é conversar com amigos que já tenham utilizado os serviços de algum arquiteto. Analise se o que ele queria foi planejado e executado da maneira como idealizou. Outra dica é visitar o site do profissional e conhecer os trabalhos realizados por ele, pois poderá ter uma noção de como são seus projetos. Verifique qual o perfil do profissional e se ele se adéqua ao tipo de projeto que você quer (por exemplo: se busca algo moderno e o escritório realiza muitos projetos neoclássicos, a afinidade com este estilo que você busca poderá ser menor). Outra dica é observar as obras no seu bairro e das regiões que costuma freqüentar. Se gostar do estilo, peça para visitar a obra (normalmente é permitido), anote os dados da placa da obra, visite o site... nada melhor do que ver “ao vivo” um exemplo de projeto executado.
  • 2º Passo: Marcar uma reunião (a qual normalmente é gratuita). Neste momento você deve expor o que você quer, conhecer o perfil do profissional, dizer o quanto espera gastar e saber quanto ele cobrará por tal serviço.
  • 3º Passo: Verifique se o profissional está cadastrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) - você também poderá pedir um acervo técnico (que apresenta os projetos/obras já realizados por este profissional).
  • 4º Passo: Tenha um contrato com o profissional. Neste deve constar de maneira clara os direitos e deveres de cada parte, valores, prazos, formas de pagamento e conseqüências no caso de uma rescisão contratual. Deve também ficar claro de quem é a responsabilidade pela escolha dos materiais e da mão-de-obra.

 

* Confira nosso Guia de Serviços e encontre o profissional ideal: Arquitetos Urbanistas

 

Link Interessante

  • Instituto de Arquitetos do Brasil: www.iabsp.org.br/comocontratar.asp - Contém informações sobre o que deve conter o contrato. Departamento de São Paulo;

 

Saiba Mais

Você também poderá buscar mais informações em livros sobre o assunto:

  • Livro: Como Arquitetos e Designers Pensam - Como Arquitetos e Designers Pensam traz investigações em metodologia de projeto e enriquece as discussões sobre o papel dos designers e projetistas em áreas nas quais a forma se traduz em conceitos e ideias. Analisa estilos de pensamento, os problemas em projetos e apresenta táticas inovadoras que auxiliam no processo de criação. A obra também incorpora e resume algumas lições que só recentemente foram disponibilizadas sobre como realmente trabalham os grandes mestres;
  • Livro: Conversa de Arquiteto - Pequenos-grandes textos que enfocam a arquitetura em sua essência e abordam a historia e o ensino desta disciplina. Autor: Oscar Niemeyer;
  • Livro: Manual de Primeiros Socorros do Engenheiro e do Arquiteto - A obra Manual de primeiros socorros do engenheiro e do arquiteto, em sua segunda edição, apresenta em capítulos independentes o desenvolvimento de assuntos relacionados ao dia a dia do engenheiro e do arquiteto. Trata-se de um livro de primeira abordagem e que se propõe a facilitar a consulta posterior, se necessário, à literatura especializada. O autor seguiu como roteiro para dividir os assuntos em capítulos, uma pesquisa de campo com entrevistas aplicadas ao pessoal envolvido com obras e projetos. A proposta da publicação inclui abordar sobre temas que até então não havia sido discutido em livros, mas que na prática, ou melhor, nas obras, sempre são tema de debate entre os profissionais.

 

     

Onde Comprar? Como Arquitetos e Designers Pensam | Conversa de Arquiteto | Manual de Primeiros Socorros do Engenheiro e do Arquiteto - Buscapé

 

 

+ SAIBA MAIS | Ao Construir e Reformar

 

 

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados