Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

O botijão de gás em sua casa

Conheça detalhes importantes sobre a casa de gás e dicas de segurança sobre botijões.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       22 de Fevereiro de 2014   |   VISUALIZAÇÕES 98.810

Casa de Gás

Na elaboração do projeto de uma casa é importante saber onde os botijões de gás irão ficar. Este local deverá fornecer segurança aos moradores e ao imóvel e permitir um funcionamento adequado das instalações, sendo de fácil acesso para manutenções.

Geralmente nas residências, onde são utilizados botijões de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) de 13 kg ou de 45 kg,  ela é construída em alvenaria, como uma “casinha”, com alguma ventilação, para que em caso de vazamento, o perigo de incêndio seja reduzido.

Apesar de não existirem leis federais sobre casas de gás, existem normas técnicas para regular as instalações, válvulas e mecanismos de segurança. Estas normas são obrigatórias em residências multifamiliares, obras comerciais e industriais.

 

* Leia também: Cozinha: Aspectos Construtivos

 

Onde Armazenar os Botijões de Gás

Algumas dicas são importantes:

 

O botijão deve ficar em um local ventilado e protegido. Foto: Portal Clique Arquitetura

 

Exemplos de casas de gás em residências. Foto 1: Blog Construindo um Castelinho. Foto 2: Portal Clique Arquitetura - observação: a caixa preta, no piso, próxima da casa de gás, trata-se de uma caixa de gordura (não um ralo, nem uma caixa elétrica), a qual possui um fechamento hídrico, impedindo que o gás, em caso de vazamento, entre na tubulação e represente riscos de segurança.

 

Como Comprar os Botijões de Gás

É muito importante para a sua segurança verificar a procedência do gás que você está comprando e as condições dos botijões. Compre de companhias comprometidas com a qualidade do produto e que o botijão venha lacrado.

Recuse botijões sem lacre, com o lacre sem marca ou com o lacre quebrado ou solto. Se houver dúvidas quanto ao seu peso ou qualidade, aproveite a presença do entregador e peça para trocá-lo. Ele também não poderá estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer outro tipo de dano. Ele deverá vir com instruções para manuseio do produto e deverá ser comprado de revendedores autorizados e identificados e não em pontos de venda informais ou clandestinos.

 

Quando for trocar o Botijão

Quando o gás terminar, não tente forçar a saída de gás. Não vire ou deite o botijão, pois se restar algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida, o que anula a função do regulador de pressão, podendo provocar graves acidentes, assim como, entupir com impurezas o regulador, a mangueira e os queimadores.

A parte líquida sempre está na parte inferior do botijão. Na parte superior do botijão existe um dispositivo de segurança e uma válvula de saída de gás, caso contrário, poderá ocorrer a saída de líquidos pela válvula.

Por esse motivo, não devemos nunca transportar ou utilizar um botijão que não seja na posição vertical (o regulador só funciona na fase gasosa do G.L.P.).

 

Para evitar acidentes, algumas medidas deverão ser observadas:

 

Teste do Vazamento

É muito importante, após a instalação do novo botijão, saber se não há vazamento de gás. Por ser um produto sem cheiro, é adicionado ao G.L.P. um composto à base de enxofre para caracterizar seu cheiro, podendo assim ser detectado. Para fazer o teste, use espuma de sabão ao redor da conexão válvula de saída de gás/regulador de pressão do gás.

Se aparecerem bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula. Não fume e não utilize fósforo, isqueiro ou vela quando fizer a verificação.

 

Caso o defeito persista:

 

Em caso de vazamento com fogo

 

Dicas para seu dia-a-dia

Algumas dicas simples trazem mais segurança e podem ser facilmente aplicadas:

 

 

Os Componentes Básicos para Instalação do Botijão de Gás são:

 

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas

 

 

itens de segurançaTAGS:
  RELACIONADOS
Como Escolher Cortinas para a Cozinha
Decoração Divertida - Cozinha
Bancadas de Cozinha em Aço Inox
Cozinha Americana em alta

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS