Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Livros: Dicas de Leitura
VOLTAR

O livro Desenhar a Luz

Quer aprender como desenhar a luz? É impressionante como algo tão "simples" pode ser tão desafiador.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       07 de Julho de 2018 - ATUALIZADO EM: 19 de Julho de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 15.109

A primeira vista, o livro Desenhar a Luz me pareceu fácil :)

São 150 exemplos que explicam como representar efeitos de iluminação, explorando sombras, degradês, contrastes, perspectivas, ...

 

 

  

 

  

 

 

Os desenhos são tão interessantes que decidi testar e copiar alguns exemplos... e foi aí que descobri a dificuldade desta técnica:

desenhar a luz é como criar uma escultura: você deve retirar o que “não é necessário”, deixando em branco aquilo que queremos ver. E como fazer isso? Explorando o contraste, valorizando a escuridão (basicamente: técnicas de luz e sombra).

É incrível perceber o quanto meu cérebro quer desenhar contornos e o quanto estes não devem existir se queremos explorar a ilusão de luminosidade. Resumindo: a simplicidade do livro me surpreendeu pelo desafio que esconde em cada exemplo.

 

 

Minhas tentativas (fora os desenhos que preferi desconsiderar). Conclusão: preciso treinar meu cérebro para representar a luz (e que bom que tenho 150 exemplos disso).

 

Como o livro é organizado

Os temas foram divididos em 9 capítulos:

 

  1. Fontes de luz
  2. Características da luz
  3. Sombra própria
  4. Luz refletida pela superfície
  5. Brilho
  6. Sombra projetada
  7. Construção de sombras
  8. Transparências
  9. A simbologia da luz

 

São apresentados desenhos utilizando lápis ou mesmo pintura. As técnicas também são diferentes: riscos, pontilhados, ... hachuras diversas.

Aprendemos a ver os objetos sob uma nova perspectiva, analisando a incidência da luz, o relevo e suas diferentes texturas.

 

Para quem indico o livro Desenhar a Luz

Poderíamos dizer que o livro é uma especialização, assim como o livro Desenhar o Movimento (sobre o qual falei anteriormente).

Considerando o desafio de trabalhar luz e sombra, indico para todos que amam desenhar: independente do nível em que estejam. Por que? Porque ao reproduzir alguns exemplos do livro, percebi que o cérebro precisa de treino para enxergar a luz e os 150 exemplos do livro o ajudarão neste sentido.

 

Indicação

 

    

 

+ SAIBA MAIS | Livros: dicas de leitura
como desenharlivros de desenhoTAGS:
  RELACIONADOS
O livro O Design como Storytelling
Livro 101 Regras Básicas para uma Arquitetura de Baixo Consumo Energético
O livro A linguagem das cidades
Archidoodle: livro de desenho para Arquitetos

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >