CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br

O livro Redescubra a Aquarela

Que tal utilizar aquarela para representar seus projetos? Ou mesmo aprimorar a técnica por hobby? Este livro traz 25 exercícios, com passo-a-passo, para te ensinar novas técnias e truques de pintura.

0 Adicionar à minha biblioteca

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

  • 08/04/2018

+ Salvar em álbum de ideias

Quando recebi o livro “Redescubra a Aquarela: 25 Exercícios para aprender novas técnicas e truques” a primeira impressão foi: uau! Que livro bonito! Comecei a folhear suas páginas e fiquei admirada: são várias ilustrações e a diagramação é perfeita.

A escritora Veronia Ballart Lilja é ilustradora de moda e tem usado a aquarela nos seus trabalhos para inovar e experimentar plasticamente. Ela possui reconhecimento internacional e já trabalhou com marcas como Zara, Mango e Harpers Bazaar.

 

  • Livro: Redescubra a Aquarela: 25 Exercícios para aprender novas técnicas e truques
  • Editora: GG
  • Nº de Páginas: 128

 

 

Sobre o conteúdo do livro

Primeiramente Veronica explica sobre cor e tinta e depois sobre materiais (como tipos de papel e tipos de pincel) e o ambiente de trabalho (apresentando dicas de mobiliário e itens que podem ser importantes para sua organização e inspiração).

 

 

 

Este livro trouxe, no 3º capítulo, a resposta para uma pergunta que havia em minha mente, depois de ter estudado os livros Aquarela: inspirações e técnicas e Aquarela para urban sketchers: como combinar a aquarela com outros meios (lápis, nanquim, ...)? Através de exemplos e de imagens mostrando um passo-a-passo ela respondeu à minha dúvida e me trouxe mais confiança para desenvolver a técnica.

 

 

 

Seguindo o mesmo padrão de explicação (com desenhos passo-a-passo) a autora ensina a criar diferentes texturas e efeitos. Exemplos: uso de sal, de alvejante, ...

A melhor parte do livro: TUTORIAIS! Do início do desenho à sua finalização, Veronia explica como representar uma alcachofra com aquarela, assim como frutas, legumes, sapatos com efeito realístico, detalhes de ilustração de moda, etc.

 

 

 

 

E para finalizar, a autora apresenta técnicas de aquarela para representação de paisagens urbanas.

 

 

Minha opinião sobre o livro

Se tivesse que escolher um livro sobre aquarela, começaria por este: ele é muito didático.

Seja como hobby, seja como arte profissional, a aquarela é perfeita porque não precisa ser perfeita! Cada desenho é único e o livro Redescubra a Aquarela ensina muito sobre isso.

 

Indicação

 

     

 

+ SAIBA MAIS | Dicas de Leitura

 

 

Veja também