CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

O que é o Feng Shui?

O que é o Feng Shui e como esta ciência natural pode trazer equilíbrio e bem-estar.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

0 Gostar

Categoria: Interiores | Decoração: Estilos & Conceitos

+ Salvar em álbum de ideias

O que é o Feng Shui?

Onde quer que o homem esteja, sua preocupação é sentir-se bem. Sendo assim, tudo que compõe uma residência, loja ou escritório, desde o início da sua construção, montagem, até o seu mobiliário, deverá estar voltada para o bem estar de quem o utiliza e de quem o frequenta. É a isso que muitos chamam de equilíbrio. Este acontece quando as pessoas o procuram através das forças benéficas da Natureza, atraindo assim, boa saúde, sorte e prosperidade. Veja também: Feng Shui funciona?

A sensação é de maior leveza na sua vida, ambientes mais aconchegantes e a impressão de estar mais perto da realização de seus sonhos e da solução dos problemas.  E muitos procuram este equilíbrio através do Feng Shui (pronuncia-se fon suei).

 

A Busca pelo bem-estar físico e emocional

Tendo origem chinesa, com uma corrente de pensamento com mais de 4000 anos, sua tradução literal é “vento-água”. O Feng Shui trabalha com uma combinação de forças que se associa à energia vital que percorre a casa. Os chineses dizem que esta está em constante movimento, circula invisível como o vento e desliza suave como a água.

Atualmente, a vida é muito atribulada, repleta de preocupações de todo tipo. Como receita de sabedoria oriental, o Feng Shui veio substituir a velha e boa intuição procurando entender e modificar as vibrações presentes nos ambientes e ao seu redor, resultando para quem o pratica, em maior bem-estar, conforto e praticidade. Estimulando conquistas, interesses e ainda incentivando a espiritualidade.

Não existem provas científicas de tais influências “visíveis ou invisíveis” nos ambientes. Mas de forma intuitiva, hoje em dia, é encarado como um bálsamo pronto para ajudar as pessoas a preservarem o seu bem-estar físico e mental. Não se trata de uma fórmula que por si só vai resolver todos os problemas; no entanto, pode-se dizer que unir os ensinamentos do Feng Shui a uma atitude positiva diante da vida é meio caminho andado para melhorar nossa condição de vida.

 

Elemento Fogo. Fonte: Atelier de Arquitetura Bianca e Bárbara Lehmkuhl

 

O que é necessário para colocá-lo em prática

Para aplicar o Feng shui em interiores é fundamental conhecer um pouco sobre cores, iluminação, disposição de mobiliário, circulação funcional e ter senso estético. Não é necessário comprar móveis novos ou realizar obras na casa. É possível fazer um bom trabalho de harmonização, mudando os móveis de lugar ou colocando novas cores e assim estaremos estimulando o subconsciente das pessoas e provocando mudanças positivas.

O Feng Shui tem a capacidade de evitar a estagnação de energia em áreas de interesses importantes em nossas vidas. Basta conhecer alguns princípios básicos, saber como funciona e unir esse conhecimento ao bom senso e à intuição. Tudo é muito simbólico. Não existe um método único, pois as pessoas estão em constante mutação e não pensam ou agem de modo igual. Para umas, o objeto, a cor ou o canto escolhido tem certa conotação, que, para outras, não simboliza absolutamente nada. Cada pessoa tem o seu mundo particular, vivências e experiências únicas.


O Feng Shui no Ocidente

Principais Escolas de Feng Shui

Esta arte foi adaptada ao mundo ocidental, onde foram criadas metodologias a serem seguidas. Duas escolas se destacam: a da Forma e a da Bússola. Cada qual com suas técnicas mas com fundamentos e leis comuns.  Os princípios da escola da Forma inspiraram a escola do Chapéu Preto, a qual é muito utilizada no Ocidente.

  • a da Forma, e a mais antiga, tem seus fundamentos sobre a necessidade de se encontrar um lugar seguro para se morar. Trabalha com a percepção visual das formas e arranjos dos cômodos em relação ao terreno.
  • a da Bússola, é baseada na orientação, usando assim uma bússola magnética chamada de Lo Pan. Este método considera os seres humanos como a energia mais importante do ambiente e sua interação com o mesmo.
  • a do Chapéu Preto, tem como principal ferramenta o ba-guá (pronuncia-se pá-kuá), figura de oito lados, cantos ou aspectos básicos da vida humana: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos. Ao ativar essas áreas em nossa casa, com cores, formas e objetos, também as energizamos na vida.

 

Clique na Imagem para saber como usar o Baguá - Site Tintas Suvinil

Exemplo de Baguá. Fonte: Tintas Suvinil

 

O que é a energia Chi?

Chi é o sopro vital, é a energia ativa que dá vida a tudo, que está no ar que as pessoas respiram. Ela está presente em todos os elementos que compõem a vida na terra: água, vento, ar e matérias densas e fluidas. É a energia que se bem compreendida e administrada pelo homem, pode lhe garantir longevidade, saúde e bem-estar físico e emocional.

Sha é o oposto do Chi, é tudo aquilo que pode nos causar mal. O Chi circula durante as horas em que a luz é ascendente, ou seja, durante o dia, o outro corresponde ao decrescer da luz do dia. Não é a toa que os exercícios de Tai Chi Chuan e meditação são feitos nas primeiras horas da manhã.

 

Elemento Vento. Fonte: Symbolom

 

Dúvidas sobre o Feng Shui

O Feng Shui é fácil de ser aplicado e não exige grandes mudanças. Conheça mais alguns detalhes:

  • O Feng Shui pode ser praticado por qualquer pessoa, pois ele é baseado nas forças da natureza. Os benefícios são sentidos de maneira diferente, pois uma pessoa não é igual à outra.
  • Pode começar a praticá-lo sem precisar alterar a configuração de sua casa, começando pelas coisas mais simples.
  • Sendo o Feng Shui uma ciência natural, se você acreditar ou não, ele vai funcionar na sua casa, independente de qualquer prática adicional, como corrente de pensamento positivo, orações, rezas, simpatias, etc.
  • Feng Shui não tem poderes mágicos ou transcendentais, não existe nele nenhum aspecto religioso.
  • No Feng Shui usa-se o norte magnético.
  • Lo Pan é uma bússola chinesa, usada nas práticas do Feng Shui. Hoje em dia, podem ser encontrados Lo Pans adaptados para o mundo ocidental, com escritas em inglês. Se a bússola for utilizada de modo inadequado, os resultados poderão ser inesperados.

 

Saiba Mais

Você também poderá gostar de outros assuntos relacionados. Confira abaixo algumas indicações:

 
  • Livro: Feng Shui no Trabalho - Sua mesa vive bagunçada? Você está precisando de inspiração? Sente-se sobrecarregado? Muita gente associa trabalho a excesso de compromissos, estresse e tensão. Que tal transformar o escritório em um ambiente mais harmonioso, que ajude você a relaxar e, ao mesmo tempo, cumprir suas tarefas? Feng shui no trabalho vai lhe mostrar como fazer isso, aplicando a técnica milenar de harmonização de interiores para criar um ambiente mais agradável e produtivo. São mais de 50 sugestões para organizar sua mesa e as instalações da empresa para que fiquem bonitas de olhar, confortáveis de usar e favoráveis a qualquer um que trabalhe ali;
  • Livro: Arrume a sua bagunça com o Feng Shui - A desordem, no caso do feng shui, representa uma energia estagnada, que dificulta o desenvolvimento espiritual, emocional e material. O livro mostra como se livrar da bagunça fazendo com que você atinja seus sonhos e objetivos;
  • Livro: Feng Shui: Harmonia dos Espaços - Um estudo bastante abrangente sobre as teorias e a prática do Feng Shui pela ótica da Escola do Chapéu Negro. Para os seguidores dessa escola, o livro traz de presente uma introdução escrita por seu próprio fundador, o mestre chinês Lin Yun.
  • Livros: Feng Shui - pesquise vários títulos e valores no Buscapé.

 

     

Onde Comprar? Pesquise preços: Feng Shui no Trabalho | Arrume a bagunça com o Feng Shui | Feng Shui: Harmonia dos Espaços - Buscapé

 

Fontes Consultadas

  • Arte Plural. Feng Shui Viver Melhor. Acesso em: setembro, 2010.
  • Coleção Caras Zen. Feng Shui Sua Casa em Harmonia. Editora Caras S.A., São Paulo, 2004. 1ª edição. 48pgs.
  • Feng Shui.Acesso em: setembro, 2010.
  • Magia Dourada. Feng Shui. Acesso em: setembro, 2010.
  • Manual Ilustrado do Feng Shui. nº 1, ano 2000. Editora Escala Ltda. São Paulo, SP.
  • Portal Terra. Feng Shui por Franco Guizzetti. Acesso em: setembro, 2010.

 

 

+ SAIBA MAIS | Decoração: Estilos e Conceitos

 

 

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados