Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Revestimentos de Piso
VOLTAR

O Rodapé

Saiba como escolher o modelo ideal e conferir personalidade e estilo ao seu ambiente.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       29 de Junho de 2012   |   VISUALIZAÇÕES 216.484

Qual a função dos Rodapés?

Título Original: O Papel dos Rodapés
Texto: Arquiteta Fernanda Messias - www.euamoarquitetura.com.br

 

Uma dúvida que sempre surge na obra é o famoso rodapé. O rodapé nada mais é do que o elemento linear existente na união do piso e da parede. Como cada ambiente possui uma particularidade de material e dimensões devem ser escolhidos levando em consideração as características do imóvel ou do projeto.

Apesar de muitos não perceberem o rodapé, e até nunca terem ouvido falar nesse elemento, isso não diminui a sua importância, sendo um complemento necessário e fundamental para dar acabamento ao espaço e proteger a parede do desgaste.

 

A Escolha do Material

Na hora de comprar sempre surge aquela dúvida sobre o tipo de material a ser utilizado. O importante é observar as dicas para não errar na escolha. Os arquitetos atualmente não tem se limitado a regra aplicada a tempos atrás: "que o rodapé deve ser do mesmo material do piso". A criatividade e o bom senso, agora, “falam mais alto”.

São muitas as possibilidades:

 

Rodapé de Madeira - Fonte: Madereira Base Sólida 

 

 

Rodapé de Mármore - Fonte: Blog A Casa

 

 

Rodapé de Porcelanato - Fonte: Blog Portobello

 

Além dessas opções podem ser:

 

Rodapé de MDF, Eucafloor - Fonte: Blog Vila Decore

 

 

 

Rodapé de Cerâmica - Fonte: Clique Arquitetura

 

Eu, particularmente gosto muito de utilizar em pisos de cerâmicas e porcelanatos, os rodapés de MDF com acabamento branco. Mas é claro que existem restrições em ambiente que possam sofrer contato com água, nesse caso, é prudente preferir os rodapés de porcelanato, ou pedra.

 

A Escolha do Modelo

A função do rodapé deixou de ser apenas de proteção do acabamento das paredes e passou a apresentar um papel fundamental como artifício decorativo. A intenção é usar o elemento destacando as diferenças de materiais, de cores e marcar o perímetro do ambiente.

A forma do rodapé depende exclusivamente do que se pretende na composição do espaço e existem muitos modelos que podem ser utilizados pelo cliente. Os modelos em MDF proporcionam uma aplicação barata e com uma maior facilidade no caso da utilização dos negativos.

 

Modelos com frisos e com 12cm ou mais de altura. Fonte: Eu Amo Arquitetura

 

São várias as opções de acabamento que devem ser escolhidas de acordo com o tipo de decoração do ambiente. Podem ser lisos, apresentar frisos negativos ou podem ser sobrepostos, retos ou abaulados. Resumindo: os rodapés permitem uma grande opção de detalhes particulares.

 

 

 

 Os diferentes efeitos que o rodapé proporciona. - Fonte: Clique Arquitetura

 

Dicas gerais

Lembre-se que rodapés altos podem ser utilizados em ambientes como lavabos, pra dar um toque especial; mas para não abusar, procure seguir a regra: "rodapés altos para pé-direito alto".

Aproveitem e boa escolha!

 

Fonte Consultada

 

 

+ SAIBA MAIS | Revestimentos de Piso

 

 

decoraçãorodapémodelos de rodapésTAGS:
  RELACIONADOS
Reforma sem quebra-quebra
Conheça os principais tipos de pisos amadeirados
O Rodapé
Piso de Porcelanato Líquido

161 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS