Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Dicas & Curiosidades
VOLTAR

Pet Gato: dicas importantes

Confira dicas e ideias para cuidar bem do seu bichano!

Por: Arquiteta Nadine Voitille       17 de Dezembro de 2013   |   VISUALIZAÇÕES 46.035

O bem-estar do seu Bichano

Quando optamos em trazer um animal de estimação para a nossa casa, devemos ter a consciência da responsabilidade para com o mesmo, pois o seu bem-estar envolverá toda a família.   

Seja ele filhote ou adulto, irá depender totalmente da gente e exigirá gastos, organização da casa para recebê-lo, e principalmente, dedicação e carinho.

Considerando estes detalhes, será muito importante que se estabeleça regras ou disciplina com relação ao animal: onde ele irá comer, dormir e fazer suas necessidades. Sua educação deverá ser iniciada assim que chegar para que seja um animal de estimação e não um transtorno.

 

Alimentação

A ração deverá ser de boa qualidade para que as necessidades não fiquem com cheiro forte e fiquem firmes. Poderão ser dados petisquinhos e sachês.

 

Lugares Preferidos

Todo gato estabelece lugares de preferência. Pode ser uma cadeira, um sofá, uma janela, uma almofada. O importante é tomar cuidado para que o mesmo fique confortável e livre de acidentes.

 

Cama e Local para Dormir

Para que o animal se sinta seguro é importante que ele tenha uma caminha (que poderá ser uma almofada, colchonete, cesto ou uma casinha própria para gatos). Dependendo da temperatura, ele poderá ter uma manta ou cobertor para isolar o frio.

O local para deixar a caminha terá que ser pensado desde o início, pois é ali que ele vai se acostumar a dormir. Embora muitas pessoas durmam com seus gatos, quer na própria cama ou no quarto, os veterinários não recomendam. O melhor é que seja colocada na sala ou em um cômodo onde ele possa ficar sozinho, como a sala de TV ou escritório.

 

Setorizar o espaço do seu bichano é o ideal. Foto: Modern Cat. Mais fotos: Casinhas para Gatos

 

Pelo e Banho

O ideal é que se escove o felino quase todos os dias. Isto é importante para que ele não engula muito pelo.  Banho poderá ser dado uma vez por mês, com shampoo adequado para gatos.

 

Acessórios do Felino

Para a sua perfeita adaptação à casa, será necessário que se compre: uma caixa de areia, uma caminha, um arranhador de unha, um pente ou escova macia, tesoura própria para cortar unhas, recipientes para água e comida e uma caixa de transporte.

 

O gato precisa de um local para dormir, para se alimentar, de uma caixa de areia e de brinquedos. Imagem: Modern Cat. Mais fotos: Casinhas para Gatos

 

Brinquedos

Os gatos por natureza são brincalhões. E para que eles não estraguem os móveis, é importante que eles tenham objetos para brincar e se distrair, desde que seja de uma forma segura e controlada.

Esses objetos não devem se quebrar quando arremessados, jogados, roídos, arranhados, atirados, lambidos e agarrados várias vezes. Os petshops possuem uma variedade grande de brinquedos. Mas os melhores são os mais simples, como bolinhas e ratinhos de pelúcia (nada que tenha “recheio”, que possa ser comido ou mastigado, ou que tenha peças móveis ou removíveis e pequenas).

O brinquedo não precisa ser caro ou sofisticado, pois a maioria dos gatos gosta de escalar, correr, saltar, espreitar e atacar. Os brinquedos escolhidos deverão incentivar esse comportamento de caça.

Como se fossem crianças é comum os bichanos espalharem seus brinquedos pela casa, mas quando for guardá-los, o ideal é que eles fiquem dentro da casinha ou da caminha para que o animal consiga brincar com eles facilmente.

Os arranhadores  são peças importantes para que os felinos se distraiam e afiem suas unhas.  Eles poderão ser comprados prontos ou mandados fazer por encomenda, adaptando-se melhor à sua casa, mobília e decoração. Se eles não tiverem um arranhador, provavelmente irão afiar as unhas nos sofás, móveis ou outro lugar que acharem melhor.

 

Que tal esta casinha? Foto: Modern Cat. Mais fotos: Casinhas para Gatos

 

Os gatos gostam muito de escalar lugares, de tocas e esconderijos. Para isso, as paredes de escaladas são ótimas. Caso haja espaço na casa ou no apartamento é interessante criar um circuito que ele possa percorrer usando prateleiras e túneis de madeira ou MDF, desde que sejam resistentes e com acabamento antiderrapante para evitar quedas ou ser revestido com carpete.

Como gostam de vigiar o território, de cantinhos escondidos, poderão ser utilizadas caixas de papelão revestidas com tecido ou papel de presente. Veja algumas ideias: Prateleiras para Gatos

 

Soluções simples podem trazer mais conforto para o seu gato. Imagem: Modern Cat. Mais fotos: Prateleiras para Gatos

 

Necessidades

A caixa de areia é imprescindível para a higiene do animal, principalmente para aqueles que moram em apartamento. Existem no mercado diversas marcas, inclusive com cheiro agradável. O importante é trocá-la todos os dias.

 

Cuidados para Evitar Acidentes

Os gatos tendem a brincar com tudo que encontram e a explorar coisas novas apanhando itens diversos com a boca (o que pode facilmente ocasionar acidentes, como asfixia ou problemas estomacais). O melhor é manter objetos como clips de papel, moedas, tampinhas, tachinhas, alumínio, elásticos de papelaria, grampos de papel e borrachinhas em lugares seguros.

 

Veterinário

Para que seu animal de estimação tenha uma boa saúde se faz necessário que ele tenha um bom veterinário. Deverá ser observado o quadro de vacinas.
 

Ideias de decoração

Confira algumas ideias de decoração que deixam sua casa mais charmosa e organizada e ainda trazem conforto para o seu gato!

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Modern Cat

 

 

+ SAIBA MAIS | Dicas e Curiosidades de Decoração :: Fotos Decoração Bichos de Estimação

 

 

TAGS:
  RELACIONADOS
Tendência de Cores 2012
Estilo aos pés da Cama
Churrasqueira e forno de pizza no seu apartamento
Tendência de Cor 2011 - Magenta

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS