Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Áreas de Lazer
VOLTAR

Piscinas de borda infinita. Dos hotéis para residências.

A beleza estonteante das piscinas de borda infinita faz com que elas pareçam um elemento de sonho ou ficção. Profissionais da arquitetura dão dicas para quem quer transformar este desejo numa realidade.

Por: Mão Dupla Comunicação       30 de Janeiro de 2017   |   VISUALIZAÇÕES 7.033

Relax a perder de vista

É quando estamos em pleno verão, como agora, que aumenta a vontade de ter uma piscina em casa para relaxar. Além de proporcionar descanso e lazer à família, as piscinas também podem ter a função de ser um elemento a mais ao tratarmos de elegância e bom gosto nas residências. A piscina de borda infinita, por exemplo, é um sonho de consumo, que parece ser possível apenas na ficção ou em hotéis luxuosos, mas não é bem assim.

A locação da piscina em níveis mais elevados favorece o efeito da borda infinita e, claro, com uma interessante paisagem ou paisagismo para dar uma amplitude de vista, pode-se fazer da sua casa um elegante cenário digno de novela. De acordo com a arquiteta Flávia Gamallo, sócia-proprietária do escritório CoGa Arquitetura, a correta escolha de materiais e sua tonalidade favorece uma leitura de uniformidade e continuidade à piscina. "Para se ter uma piscina de borda infinita em casa é preciso que tenha um sistema para o retorno da água que transborda. A água, ao cair na calha, é direcionada a um reservatório por um cano, filtrada e impulsionada de volta ao tanque com uma bomba", analisa.

Flávia ressalta que locais que possuem declive acentuado no limite do terreno, favorece uma relação com a paisagem e essa impressão de que a piscina não tem fim. "Caso não haja espaço e paisagem para essa integração, não há sentido em se fazer borda infinita, pois o efeito não existirá. O paisagismo poderá compor essa vista, caso ela não seja tão interessante naturalmente", aponta.

A arquiteta Vanessa Figueiredo finalizou, recentemente, um projeto de uma piscina de borda infinita e conta como foi o passo a passo dessa construção. "Primeiro, fizemos a forma da piscina, concretamos a laje e depois nivelamos tudo por duas ou três vezes. Antes de colocar a manta de impermeabilização já deixei todas as tubulações prontas, pois na manta é preciso ter o cuidado de onde vai sair à iluminação para não ter infiltrações. E também, neste caso, de piscina com borda infinita, é importantíssimo ter a angulação correta, gerando um trabalho bastante minucioso", explica Vanessa Figueiredo.

 

Projeto Vanessa Figueiredo. Passo a passo da construção: 1 – terreno em declive, 2 – Laje concretada; 3 – Todas as tubulações prontas; 4 – Piscina finalizada

 

Ela destaca ainda a importância da utilização correta dos revestimentos, como as pastilhas. "Existia uma grande preocupação sobre qual material de revestimento usaríamos nessa piscina. Apresentei a questão da pastilha, que apesar de ser o sonho do cliente, ele morria de medo delas se soltarem. Fizemos uma parceria com uma empresa e eles nos forneceram um prestador de serviços impecável. Foram mais de trinta dias só para assentar as pastilhas da piscina. O ideal é ter um fornecedor de qualidade", conta.

Para finalizar, Vanessa ressalta a importância de se ficar atento aos ralos, um dos maiores causadores de acidentes em piscinas residenciais. "Tem normas a seguir sobre as distâncias dos ralos para não puxar e prender cabelos, por exemplo. Dessa forma, caso seu cabelo seja preso por um ralo, o ralo para imediatamente a sucção e passa para o outro. Aí ele te solta e você não corre o risco de se afogar, preso no fundo da piscina", finaliza.

 

 

+ SAIBA MAIS | Piscinas, Ofurôs e Spas

 

 

arquiteturaarquitetura e construçãopiscinaTAGS:
  RELACIONADOS
Ofurôs
Piscinas de borda infinita. Dos hotéis para residências.
Bordas de piscina: acerte na escolha

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >