CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Piso de Porcelanato Líquido

Revestimento muito comentado nos últimos tempos, o Porcelanato líquido leva esse nome por conta do seu acabamento brilhoso, semelhante ao porcelanato polido.

Por Simplifica Decor - Thaís Manika Seguir

0 Gostar

Categoria: Materiais e Acabamentos: Revestimentos de Piso

+ Salvar em álbum de ideias

Revestimento muito comentado nos últimos tempos, o porcelanato líquido leva esse nome por conta do seu acabamento brilhoso, semelhante ao porcelanato polido. No entanto, seu nome nada tem a ver com o material utilizado.

 

O que é o porcelanato líquido?

O “porcelanato líquido” é um tipo de resina, que pode ser Epóxi, Uretano ou Poliuretano. As três possuem características semelhantes, porém se diferenciam em alguns pontos:

 

  • A resina poliuretano consegue acompanhar melhor as mudanças climáticas, evitando trincas ou rachaduras. Dessa forma, possui boa flexibilidade mecânica. Tem também boa resistência química, aos raios Ultra Violetas (UV) e à abrasão (PU alifático). Ou seja, ela é mais indicada para ambientes externos, os quais ficam expostos às intempéries naturais (chuva, vento etc.).
  • A resina Epóxi possui ótimo acabamento, além de impermeabilizar bem a superfície impedindo infiltrações de contaminantes, como micro-organismos, e ser de fácil higienização. São mais indicadas em ambientes internos, com menor exposição aos raios Ultra Violetas (UV), pois podem amarelar e calcinar se expostas por períodos longos aos raios solares. A resina Epóxi tem custo menor, é de fácil manipulação, é pouco tóxica, aguenta alto tráfego e nas formulações sólidas (100%) possui odor baixo. É a mais utilizada no mercado, além de possuir muitas possibilidades de cores.
  • O Piso Uretano monolítico autonivelante oferece alta proteção contra produtos químicos sendo muito utilizado em locais onde se necessita de elevada resistência ao ataque químico, resistência mecânica a abrasão para os pisos onde o tráfego é constante e pesado além de grande resistência a impactos e choques térmicos. Sua estética é mais rústica, há limitação de cores, alta reatividade da resina e menor tempo de armazenamento. Em relação à exposição a raios UV, a resina uretano é semelhante à Epóxi. Aguenta grandes variações de temperatura, inclusive negativas (próximo a -40°C) e pouco mais de 100 °C. É indicado para áreas abertas e externas (mas com proteção contra os raios UV).

 

 

Banheiro com o fundo do mar (porcelanato líquido epóxi com efeito 3d). Imagem: Vivadecora

 

Características do porcelanato líquido

Esse piso poder ser aplicado sobre outros pisos como cerâmica, alvenaria, granito, pisos de madeira, entre outros. Por ser líquido, possui característica autonivelante. É um piso higiênico e de fácil manutenção, por não possuir juntas e/ou emendas, não acumula sujeira. Além de ser impermeável, ou seja, não absorve gorduras, líquidos, ou produtos de limpeza que possam gerar manchas. Possui boa durabilidade e resistência, suportando produtos abrasivos e mais ácidos.

O piso feito à partir da resina Epóxi permite diversas paginações, pois há várias cores disponíveis no mercado, além de poder ser personalizado com estampas, fotografias, ilustrações, entre outros.

Existem diversas formas de aplicação, que variam conforme a resina e o modelo de piso escolhido, mas em geral, depois do piso existente ser devidamente lixado, a resina é espalhada sobre esse piso com o auxílio de um rodo até que fique totalmente nivelada (isso determinará a quantidade de camadas necessárias para aplicação). Após esse processo, é preciso deixar secar bem até endurecer completamente. A limpeza pode ser feita com água e sabão neutro.

 

Dormir sobre as nuvens é possível com esse porcelanato líquido adesivo. Imagem: Vivadecora

 

 

Fonte Consultada

 

 

+ SAIBA MAIS | Revestimentos de Piso

 

 

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados