Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Escritório | Home Office
VOLTAR

Por que utilizar cadeiras ergonômicas?

Cadeiras adequadas trazem uma série de benefícios para a produtividade da empresa e para o colaborador.

Por: Soline Móveis       07 de Novembro de 2015 - ATUALIZADO EM: 16 de Outubro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 6.946

Patrocinado por: Soline Móveis

Cadeiras Ergonômicas: essenciais no ambiente de trabalho.

Em qualquer ambiente de trabalho a cadeira acaba sendo uma peça muito importante, já que ela colabora para determinar o ritmo de trabalho, reduzir o cansaço e aumentar a concentração, trazendo uma maior produtividade e bem-estar.
Existe uma grande variedade de cadeiras para escritório, mas com as dicas a seguir a escolha da cadeira ergonômica ideal será mais simples! Apresentaremos os tópicos essenciais para você ficar de olho nos detalhes certos para ter cadeiras ergonômicas.
Os principais itens que devem ser observados na hora da escolha são: braços da cadeira, assento, encosto e rodízios. Esses itens vão garantir que a atenção seja direcionada para pontos cruciais, aqueles que determinam se uma cadeira é ou não ergonômica.
 

Mas o que devemos observar em relação a estes itens?

Para que a escolha de uma boa cadeira ergonômica seja feita é essencial observar se, na cadeira escolhida, existem as possibilidades de ajustes e regulagens necessárias, de cada item acima, para que esta seja ideal para cada usuário. Estes ajustes devem diminuir a sensação de desconforto causado por uma longa jornada de trabalho sentado na mesma posição. Isso quer dizer que devemos prestar atenção se o móvel atenderá as necessidades de quem procura conforto, bem-estar e aumento de produtividade, pois a escolha de uma boa cadeira ergonômica pode influenciar na evolução dos resultados para a empresa e para o colaborador.
 

Normas Regulamentadoras

A questão de adequar o corpo ao mobiliário durante a jornada de trabalho, fez com que houvesse a necessidade de se criar uma norma regulamentadora, que estabelecesse parâmetros na fabricação de móveis para escritório de modo que proporcionassem mais conforto e segurança para os profissionais e, assim,  evitar problemas de saúde.
Portanto, foi instituída em 1990, a NR-17, da ABNT - a qual tem como objetivo "estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente".
Segundo esta norma, que trata de vários assuntos, dentre eles sobre os equipamentos dos postos de trabalho, as cadeiras devem possuir os seguintes requisitos:
 
 
 

 

Detalhes de ergonomia que devem ser observados quando estamos sentados em uma cadeira, para evitar problemas de saúde. Imagem: Soline Móveis

 

Seguindo os tópicos dessa norma, apresentamos abaixo alguns exemplos e detalhes dos principais modelos de cadeiras ergonômicas para quem procura um mobiliário que atenda normas como a NR17. São cadeiras de diferentes modelos e tamanhos, que poderão suprir as necessidades diárias do ambiente de trabalho, desde cadeiras secretária até cadeiras presidente.

 

Cadeira para escritório - Secretária

As cadeiras modelo Secretária possuem rodízios, que facilitam a locomoção de forma rápida; possuem ajuste de altura a gás; possuem braços ajustáveis; assento em espuma injetada ou telada, revestida em tecido, tela ou courino; sua base pode ser estrela ou aranha, cromada ou em polipropileno; seu encosto em “L” sanfonado garante menos rigidez na cadeira, proporcionando mais conforto.
 
Cadeira ergonômica para escritório (NR17) - Soline Móveis
 

Cadeiras para Escritório – Diretor

Estas cadeiras precisam ser mais confortáveis por serem usadas por mais tempo pelos profissionais. Podem ter o encosto alto, médio ou baixo, com ajuste (sistema integrado: back system no modelo automático ou manual) ou fixo.
O seu assento é mais largo do que o de uma cadeira secretária, possuindo ajuste de elevação a gás, podendo acoplar-se braços. Poderá ser giratória ou de aproximação, com rodízios ou pés fixos. E poderá ter sistema relax para ajuste de inclinação.
 
Cadeira diretor Charles Eames com tela - Soline Móveis.
 

Cadeiras para Escritório – Presidente

Por ser utilizada por longas horas, a cadeira Presidente é dinâmica e ergonômica, geralmente seu assento possui regulagem pneumático a gás, o encosto possui ajustes e alguns modelos possuem, como opcional, o apoio para a cabeça com regulagem de inclinação ou altura. Uma boa cadeira tem que desempenhar seu papel com estabilidade e proporção adequados, por isso, segue abaixo dois bons exemplos para cadeiras Presidente ergonômicas.
 
Cadeira presidente Charles Eames - Soline Móveis
 
Cadeira Raynor Ergohuman presidente - Soline Móveis
 
 
Conheça todos os detalhes sobre este tipo de cadeira: Você merece uma Cadeira Presidente
 

Mais alguns detalhes importantes

Os mecanismos de ajustes que compõe as cadeiras são muito importantes, pois estes ajudarão a diminuir os efeitos do cansaço diário do usuário, garantindo mais conforto. Os itens que poderão proporcionar essa satisfação são os mais variados e buscam adequar-se ao biótipo do usuário.
 

Sobre a Soline Móveis

A Soline é uma loja de móveis para escritório que possui, em sua linha de cadeiras, itens nacionais e importados.
Para saber mais, visite a página da empresa e conheça os detalhes de cada produto e suas funções: https://solinemoveis.com.br
 
 
 
Fontes Consultadas:

 

+ SAIBA MAIS | Móveis e Decoração de Escritórios
móveis para escritóriocadeirasescritórios comerciaiscadeiras para escritórioTAGS:
  RELACIONADOS
Cadeiras de escritório reforçadas
Você merece uma Cadeira Presidente
Home Office Multiuso Casa Cor Minas 2011
Como escolher os rodízios da cadeira de escritório

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS