Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Esquadrias
VOLTAR

Proteja-se com Telas Mosquiteiras

Preocupado com os surtos de Dengue, Zika e Chikungunya? Conheça o melhor tipo de tela mosquiteira para evitar o Aedes aegypti.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       27 de Julho de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 5.451

As telas mosquiteiras são usadas há muitos anos, mas atualmente são acessórios ainda mais importantes para proteger a saúde de quem está dentro das edificações.

Se você, assim como eu, ficou e ainda está preocupado com o Aedes aegypti e com as doenças que ele pode transmitir, fique tranquilo! Neste artigo apresentaremos detalhes importantes para quem quer se proteger da Dengue, Zika e Chikungunya comprando a tela mosquiteira ideal.

 

Primeiro passo: conhecendo o inimigo

Não adianta comprar qualquer tela e instalar. Precisamos saber a função desta tela. Se é para proteger o ambiente do acesso do Aedes aegypti, temos de saber que ele é um mosquito muito ágil e que mede, em média, 0,5cm. Por isso, a tela precisa ter uma trama inferior a 4mm para garantir que será eficiente. Mas uma observação importante: o pernilongo comum, Culex quinquefasciatus, mede de 3 a 4mm e por isso, se vamos nos proteger, já podemos isolar este incômodo também e uma tela de 2,5mm, ou menos, é o ideal.

 

Diferença de tamanho entre o Aedes aegypti e o Culex quinquefasciatus (pernilongo comum). Imagem: Folha de São Paulo

 

Ele costuma picar durante o dia, geralmente no início da manhã e no final da tarde, por isso, não marque bobeira: deixe a tela fechada inclusive nestas horas!

Seu voo é rasteiro (aproximadamente a 50cm do solo), e por isso suas picadas costumam ser nos pés, tornozelos e pernas (geralmente não doem e nem coçam).

Outro detalhe: ele é sorrateiro! O barulho emitido por ele é muito baixo e o ser humano não consegue ouví-lo.

Por estas características, o ideal é se proteger, mesmo sem vê-lo ou ouví-lo.

As telas mosquiteiras são importantes porque permitem que as janelas fiquem abertas, ventilando o ambiente, sem trazer riscos para seus ocupantes. Muitas descobertas científicas foram feitas, mas ainda há muito para se descobrir e não podemos correr riscos desnecessários neste intervalo de tempo.

Primeiramente vamos ver quais são os tipos de tela mosquiteira disponíveis no mercado:

 

Tipos de Tela Mosquiteira

A escolha do tela mosquiteira ideal, para se proteger do Aedes aegypti, dependerá do local (porta, janela, sacada, vão, etc.), das condições de instalação e do orçamento disponível.

 

 

  

Tela com velcro, à esquerda (imagem: Alumin tela mosquiteiro com velcro) e tela com botões (imagem: TicTac).

 

 

Tela mosquiteira com armação externa. Imagem: G1 Mato Grosso do Sul, reprodução TV Morena.

 

 

Tela de enrolar. Imagem: NPR Decor

 

Porta com tela mosquiteira. Imagem: proredeecia

 

 

Tela mosquiteira removível. Imagem: Alumintelas

 

As telas podem ser confeccionadas em alumínio, aço galvanizado, inox, fibra de vidro, nylon, ou PVC. Desde que atendam à trama de no máximo 4mm (ou 2,5mm para o Culex), todas são boas opções.

 

Terceiro e último passo: Escolher

Se você vai construir, a melhor opção é escolher esquadrias com telas integradas. Mas se a janela e a porta já estão instaladas, analise se é possível instalar folhas adicionais ou mesmo removíveis: este é um investimento que vale a pena.

Agora, se você quer proteção com baixo custo, as telas com velcro, ou outro sistema de prender semelhante, são boas opções.

Lembre-se de que o mosquito é pequeno e passa por pequenas frestas, então também é importante vedar embaixo das portas e procurar outros vãos, como as aberturas das janelas venezianas para isolar.

 

Podemos concluir que não há segredos e é muito fácil proteger a casa com o uso de telas mosquiteiras. Não precisamos correr riscos desnecessários e nem permitir que outros corram.

Gostou das dicas? Compartilhe ;)

Procura outra informação específica e não encontrou? Deixe seu comentário.

 

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Esquadrias

 

 

TAGS:
  RELACIONADOS
Portas Pivotantes
Proteja-se com Telas Mosquiteiras
Porta Articulada ou Porta Camarão
Aumentando o pé direito por meio das portas

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS