Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Quadros para Cozinha

Confira uma galeria de quadros decorativos para cozinha e dicas práticas de como inseri-los na decoração.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       05 de Março de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 13.298

Por que usar quadros na decoração de cozinhas?

A decoração com quadros torna os ambientes muitos mais charmosos e confortáveis. Geralmente pensamos o seu uso em salas e esquecemos que cozinhas podem e até devem usá-los.

As cozinhas integradas com a sala ganham um acabamento diferenciado quando usam quadros decorativos. E este será o assunto neste artigo: como usar quadros na decoração da cozinha e qual modelo escolher.

Devemos destacar que os quadros, além da sua função decorativa, possuem também a função de balancear a composição do projeto. Eles podem ser dispostos de maneira a integrar ambientes (como cozinha e sala), marcar uma linha horizontal ou vertical, trazer ritmo ou até mesmo balancear as cores do ambiente.

Usaremos imagens da DECORAPIX para ilustrar o conteúdo e também para oferecer ideias de quadros decorativos que podem ser utilizados na decoração de cozinhas.

 

Especialmente na cozinha, os quadros podem transmitir sensações. Isso se chama sinestesia: associar uma imagem a um gosto, cheiro,... Confira, ao final, uma galeria de quadros para cozinha e dicas para escolhê-los. Imagens: Dcorapix

 

Como Planejar a distribuição dos quadros na Cozinha

Como o objetivo da colocação do quadro é trazer mais aconchego e personalidade para o ambiente, sua posição deverá valorizar um ponto focal, ou seja, quando entramos na cozinha, olhamos em qual direção? Valorize!

Apenas evite que os quadros fiquem próximos da pia e do fogão, assim terão uma vida útil maior.

Primeiramente, pense o quadro como uma forma e como esta será inserida de maneira harmoniosa em relação aos demais itens (você também poderá ler o artigo Quadros na Decoração de Salas, que traz informações importantes sobre composição e projeto).

 

Quadros Decorativos para Cozinha: onde colocá-los

 

 

Neste exemplo, a decoração com quadros deixou o espaço da bancada de lanches muito mais confortável e completo. Além disso, a maneira como foram colocados, com um eixo que eleva o olhar para o alto, faz com que uma sensação de bem-estar seja gerada (é a mesma sensação que sentimos quando subimos escadas - diferente de quando descemos). Imagem: Arq. Nadine Voitille

 

 

Neste exemplo, a sala de jantar ganhou quadros decorativos que "caminham" na direção da cozinha, integrando os ambientes. Projeto: Marcia Amaral e Regi Amaral. Foto: Marcelo Negromonte

 

Neste apartamento, os quadros desempenham um papel muito importante na decoração. Imagem: Tibério Construtora

 

Mais um exemplo de quadros que integram cozinha e sala. Projeto: Edilson Campelo. Foto: Marcelo Negromonte

 

 

Os quadros foram combinados com o volume do vaso e sua vegetação, marcando uma linha vertical que compõe com o painel escuro ao lado. Imagem: Evviva Bertolini

 

 

Os dois quadrinhos foram alinhados pela verga da janela e possuem a mesma cor que os móveis da cozinha. Projeto: Mal Corboy

 

Como a parede possui uma extensão maior, o quadro escolhido foi um de formato horizontal, para preencher melhor o espaço. As cores do quadro são suaves e femininas. Imagem: HouseToHome.

 

 

A sequência de quadros criou ritmo, deixando a cozinha mais dinâmica. Projeto: Arquiteta Brunete Fraccaroli.

 

 

Caso a cozinha tenha um pé-direito muito alto, é possível usar quadros maiores apoiados. Mobiliário: Evviva Bertolini.

 

 

A combinação de cores e texturas marcou fortemente este projeto. A perspectiva do ambiente leva o nosso olhar para o fundo, que ganhou um charme a mais com a imagem do cavalo. Um tanto irreverente, esta pequena cozinha tem forte personalidade. Projeto: Arquiteto Leo Shehtman

 

Como Escolher o Tema

Existem vários tipos de quadros: quadros pintados, quadros de fotografias, quadros artesanais, quadros escultura, etc.

Neste artigo, preferimos dar destaque aos quadros com imagens / fotografias. Eles são contemporâneos e combinam facilmente com as cozinhas atuais. Além disso, a qualidade das imagens permite integra-los facilmente à decoração.

Antes de escolher o tema, defina quais as cores que combinam com o ambiente. Use um círculo cromático para definir (cores que estão lado-a-lado combinam e as que estão do lado oposto são contrastantes e também ficam muito bem na decoração).

Lembre-se de que o vermelho, o laranja e o amarelo estimulam o apetite e deixam o ambiente mais agitado, vivo. Já o azul e o verde são cores mais tranquilas e que acalmam. A dica é ter um toque de vermelho e/ou de amarelo na decoração da cozinha, mas não em exagero.

Quanto ao tema, é possível escolher uma infinidade de opções, pois dependerá do partido escolhido para o projeto. Por isso, apresentamos abaixo os temas mais relacionados a "cozinha".

E para saber mais sobre como compor as imagens, indicamos o artigo Quadros na Decoração de Salas, o qual possui vários exemplos e explica o princípio de um bom projeto.

 

Quadros Decorativos para Cozinha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Veja também: Quadros na Decoração de Salas :: Distribuição de Quadros na Parede

 

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas

 

 

decoração de casaobjetos decorativoscasa e decoraçãodecoraçãoquadrosquadros com florescores na decoraçãodecoração de interioresfotografia na decoraçãodicas de decoraçãocomo decorar uma casaquadros decorativosTAGS:
  RELACIONADOS
Confira como é a nova cozinha mineira
Cozinha: Escolhendo o Mobiliário
Bancadas de Cozinha
Cozinha: Decoração com Adesivos

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS