Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Sala
VOLTAR

Sala de Cinema em Casa

Confira as dicas para criar um espaço exclusivo e aconchegante, para assistir filmes e concertos com qualidade.

Por: Time Comunicações       02 de Agosto de 2014   |   VISUALIZAÇÕES 11.238

Sala de Cinema em Casa

As arquitetas Flávia Bonet e Roberta Bonet dão dicas para criar um espaço exclusivo e aconchegante, para assistir filmes e concertos com qualidade

 

Poder aproveitar os momentos em casa para assistir um filme com a família e amigos pode ser ainda mais divertido e especial. Desenvolvida pelas arquitetas Flávia Bonet e Roberta Bonet para um empreendimento residencial, uma sala de cinema foi criada para proporcionar mais conforto e qualidade a estes instantes. Com 30 metros quadrados, a área se enquadra no estilo contemporâneo do edifício, com linhas que remetem ao neoclássico.

O ambiente, que tem 12 confortáveis poltronas revestidas em couro natural e um telão, traz uma decoração moderna, com todos os detalhes em preto, do carpete à marcenaria, feita sob medida.  Flávia Bonet explica que a dica para quem quer fazer uma sala de cinema em casa é que as atenções sejam voltadas exclusivamente para a tela, afinal o que passará nele sempre será a atração principal.

“Pensamos em um espaço interativo, que agradasse as mais variadas idades, lembrando sempre da qualidade necessária para a acústica da sala”, conta Flávia.

 

Projeto: arquitetas Flávia Bonet e Roberta Bonet.

 

Quem deseja um ambiente exatamente igual ao de cinema, alguns detalhes são necessários, para que traga a real sensação de estar em uma sala de projeção. Desde a instalação dos equipamentos e a escolha das caixas de som até o isolamento acústico do ambiente. “O grande desafio deste espaço é o isolamento sonoro. Usamos materiais como carpete no piso e couro nas poltronas, que são materiais que evitam a propagação do som para fora do ambiente. Um gesso específico, com material e formas especiais, auxilia no isolamento acústico. Foi usado para não ocorrer a reverberação dos sons”, diz Roberta Bonet.  Se a ideia for ter um espaço mais simples, basta escolher um aparelho televisor de qualidade e investir na decoração temática.

A iluminação também pode proporcionar às pessoas uma melhor experiência no momento de assistir ao filme. Ela precisa ser instalada de maneira que afete indiretamente a tela, mostrando para os telespectadores o caminho da saída enquanto a transmissão ainda estiver acontecendo, explica Roberta. “Neste projeto, usamos cortinas de veludo com forro nas janelas. Esta foi uma ideia efetiva para o isolamento acústico e o isolamento de iluminação.”

Outro ponto muito importante para os amantes da telona é estabelecer um espaço que obedeça a proporção entre o tamanho da televisão e a primeira fileira de cadeiras. “Para que ninguém fique com a vista cansada, a distância deve ser de, no mínimo, dois metros”, indica Flávia. O tamanho do local também influencia na qualidade da transmissão do filme. Para quem pretende inserir um televisor de 42 polegadas, por exemplo, o tamanho ideal da sala é de mais ou menos 20 metros quadrados, variando de acordo com as necessidades do morador, como a quantidade de assentos.

E, após pensar em todos estes detalhes, a dica é investir na decoração da sala. Cortinas de blecaute, pufes, tapetes e itens que remetam ao cinema, como quadros com fotos de astros das telonas, cenas ou cartazes dos filmes preferidos, tornarão a experiência mais divertida. Uma ambientação adequada pode deixar as pessoas mais vidradas no que estão assistindo.

Serviço: Flávia Bonet e Roberta Bonet - Arquitetura Site www.bonetarquitetura.com.br Facebook/bonet.arquitetura

 

Fonte do Texto e das Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | 5 Dicas Importantes para Planejar uma Sala de TV

 

 

salassala de tvTAGS:
  RELACIONADOS
Sala de Refeições - Casa Cor PR 2012
Como Escolher o Tapete da Sala
Como criar a sala perfeita para o poker com amigos
Como montar uma sala de jogos contemporânea em casa

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS