Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Clássicos do Design
VOLTAR

Sofás e Poltronas LC2 e LC3 de Le Corbusier

Conheça os detalhes e a história dos sofás e poltronas LC2 e LC3 de Le Corbusier e apaixone-se por seu design limpo e funcional

Por: Soline Móveis       26 de Novembro de 2016 - ATUALIZADO EM: 21 de Outubro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 3.454

Patrocinado por: Soline Móveis

Le Corbusier e o Design de Móveis

O arquiteto e designer franco-suíço Charles Edouard Jeanneret (1887-1965), mais conhecido pelo seu pseudônimo: Le Corbusier, foi e ainda é, até os dias de hoje, um dos principais ícones da arquitetura moderna mundial. Ele foi um dos pioneiros no movimento modernista originado na Europa do século XX, destacou-se na arquitetura e no urbanismo, mas também deixou um forte legado na história do design de móveis. Leia mais sobre: Le Corbusier
As poltronas LC2 e LC3, duas de suas maiores criações, foram desenhadas em 1928 e apresentadas no Salon d’Automne em Paris no ano de 1929. A poltronas tornaram-se ícones do design de mobiliário e revolucionaram o conceito de um simples “equipamento doméstico”.
 
 
Saiba mais e adquira os sofás e poltronas LC2 e LC3 - Soline Móveis. Imagem: nest.co.uk
 
 
 
O desenvolvimento desta linha de sofás e poltronas só foi possível graças à parceria de Le Corbusier com mais dois grandes designers: Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand. Este projeto ficou conhecido como “Grand Confort” ou “Cushions Basket”, e foi pensado de maneira que foi dividido em duas categorias: a poltrona LC2 ou “Le Petit Modèle”, que tem uma estrutura menor e a poltrona LC3 ou “Grand Modèle”, com espaço mais amplo.
Quando foi primeiramente desenhada, a poltrona LC2 tinha plumas de ganso como recheio das almofadas então, pode-se imaginar que o formato dela era algo sem forma definida pelas penas de ganso serem algo sem muita consistência. Isso mudou em 1958 quando a decoradora suíça Heidi Weber, com autorização de Le Corbusier, trocou o interior do estofados para poliuretano e, assim, modificando o formato da poltrona para o que se conhece hoje.
Além disso, para que o design das poltronas fosse feito de maneira ideal, Le Corbusier utilizou desenhos que estabeleciam as posições do corpo humano quando está na posição sentado, estes desenhos refletiram no modo que a poltrona oferece  todo seu confo rto.
 
Imagem: mod50.com
 
E por que um nome tão simples? Porque até mesmo o nome das peças, que usavam suas iniciais seguidas de um número de referência, deveriam expressar seu conceito simples e funcional.
 

A Poltrona LC2 de Le Corbusier

Esta linha de poltronas é chamada de “grand confort” ou de Cushion Baskets, ou seja, “cestos de almofada”, pelo fato de a estrutura ser externa e segurar as almofadas do sofá.
Seu design e conforto permitem que sejam usadas em diferentes ambientes e em diferentes decorações.
 
 
Saiba mais e adquira a poltrona LC2 - Soline Móveis. Imagem: Cassina
 

A Poltrona LC3 de Le Corbusier

As poltronas e sofás LC3 são maiores do que os modelos LC2. A poltrona possui o formato de um cubo, sendo suas almofadas revestidas em couro e sustentadas por uma estrutura de aço cromado. Podemos encontrar, além da poltrona, sofás de 2 e de 3 lugares.
 
Saiba mais e adquira a poltrona LC3 - Soline Móveis. Imagem: Cassina
 

Sofás e Poltronas LC2 e LC3 são atemporais

As peças foram desenvolvidas seguindo o princípio de que deveriam apresentar visualmente, de maneira simples e direta a sua função. É exatamente por seguir esta filosofia que seus móveis são atemporais e utilizados tanto hoje como antigamente.
Uma das características mais notáveis das poltronas é sua parte externa feita com a estrutura cromada. Sua base é composta por 3 tubos de aço, as pernas dianteiras formadas por um único tubo, o qual permanece em volta de toda a poltrona, proporcionando o suporte para as almofadas.
Toda a estrutura forma uma espécie de cesto, que acomoda as 5 encorpadas almofadas confeccionadas em diversas densidades de espuma revestidas, em tecido ou couro e disponíveis em diversas cores, sendo mais habitual serem encontradas em preto ou branco.
 
Imagem: frameweb.com
 

Onde utilizar as poltronas?

Estes móveis são indicados para casas e locais comerciais e traduzem um espírito minimalista e direto, perfeito para quem quer transmitir uma sensação de confiança, “direto ao ponto” e de tradição ligada ao contemporâneo.
Agora que você já conhece sobre os sofás e poltronas LC2 e LC3 do Le Corbusier, ficará mais fácil escolher os modelos ideais para a sua decoração.
 
Imagem: studiopepe.info
 
Imagem: dwr.com
 
Imagem: einrichten-design.at
 
Imagem: Cassina
 
Imagem: blog.bauhausdesign.com.br
 
Imagem: Pinterest
 
 
 
Se você gostou, conheça este e outros produtos clássicos do design oferecidos pela Soline Móveis e entre em contato para mais detalhes. Eles terão um grande prazer em atendê-lo: Clássicos do Design
 
 
 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Clássicos do Design
móveis e decoraçõesclássicos do designdesigner de interioresdesign de móveisdesign modernoTAGS:
  RELACIONADOS
Mesa Saarinen de Jantar
Cadeira Swan
Sofás e Poltronas LC2 e LC3 de Le Corbusier
Poltrona Egg

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS