Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Sustentabilidade
VOLTAR

Sustentabilidade na Construção Civil

Sustentabilidade: conheça as principais dicas para que sua obra ou reforma respeite o meio ambiente.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       28 de Junho de 2014 - ATUALIZADO EM: 26 de Outubro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 24.580

Visão Geral

A construção civil consome de 15 a 50% dos recursos naturais extraídos. Além disso, utiliza muita energia para a produção dos materiais de construção, gerando resíduos como poeira e CO2. Um exemplo é a produção do cimento que gera este gás contribuindo para o efeito estufa.

Algumas jazidas já começam a se tornar escassas e o preço do produto a aumentar, tornando-se de difícil acesso a muitos consumidores.

 

Imagem: Shane McLendon - Unsplash

 

Os entulhos da construção e da demolição geram volumes até duas vezes maiores do que o lixo urbano comum. Destinar adequadamente este lixo exige planejamento que muitas vezes não há, provocando problemas como enchentes e disseminação de pragas. Isto, por sua vez, exige que as prefeituras gastem de maneira banal recursos que poderiam ser usados em outros setores.

Planejar e utilizar os materiais disponíveis de maneira consciente e criar projetos inteligentes são atitudes sustentáveis.

 

Projetos Sustentáveis

O projeto, por permitir um estudo antecipado, é o elemento que permite usar adequadamente os materiais, a energia, o solo e gerenciar os resíduos. Para que a construção seja sustentável é necessário que todos os envolvidos estejam em contato para que sejam escolhidas as melhores opções e soluções. Qual a responsabilidade de cada um? Confira abaixo:


Fluxograma de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil. Fonte: CREA PR

 

Medidas de Conforto Passivas em Projetos

 

Indicações

 

      

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Sustentabilidade
construção sustentávelprojeto sustentávelcasa sustentávelprodutos sustentáveisTAGS:
  RELACIONADOS
Sustentabilidade e o Mercado Imobiliário
Dicas de Sustentabilidade para seu Projeto
Certificação Ambiental de Edificações
Dicas de Sustentabilidade para Mobiliário

2 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS