CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Telhas termoacústicas, do tipo sanduíche, funcionam?

Procurando uma solução para reduzir o calor transmitido pela cobertura? Conheça as vantagens das telhas sanduíche.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

0 Gostar

Categoria: Materiais e Acabamentos: Coberturas | Telhados

+ Salvar em álbum de ideias

Se ambientes gelados são desconfortáveis, imagine ambientes quentes: o excesso de calor pode aumentar a irritabilidade, gerar fraqueza, ansiedade e afetar a concentração.

Segundo a NR17 - Norma Regulamentadora de Ergonomia, do Ministério do Trabalho, a temperatura ideal para ambientes de trabalho intelectual deve ser de 20ºC a 23ºC.

Uma opção para reduzir o calor é o uso de telhas termoacústicas do tipo sanduíche. Elas funcionam? Quais são suas características e até que ponto são úteis? Para responder a estas perguntas, reunimos neste artigo suas principais características e indicações.

 

Características das Telhas termoacústicas, tipo sanduíche

As telhas sanduíche são compostas por telha e material isolante, sendo:

 

telha + material isolante + telha

 

Geralmente esta telha é metálica e do tipo trapezoidal e possui em torno de 1m de largura, podendo ter de 2cm a 10cm de espessura (medido na sua menor espessura).

Também é possível encontrá-la em diferentes cores, o que proporciona mais qualidade estética à obra.

E do que seria este material metálico? Os exemplos que encontramos são de alumínio ou de aço.

 

Do que é feito o "recheio" destas telhas?

Geralmente elas são feitas com:

 

  • Poliuretano;

Imagem mostra uma telha sanduíche com poliuretano (PU). Imagem: Proveraço

 

  • Poliestireno (isopor).

Imagem mostra uma telha sanduíche com poliestireno (EPS) e também o sistema de encaixe do telhado. Imagem: Proveraço

 

Também é possível que recebam outro tipo de revestimento, como PIR (Poliisocianurato).

 

Qual tipo de telha possui melhor desempenho térmico?

Analisando as telhas sanduíche com revestimento de Poliuretano e de Poliestireno (dados do site Portal Met@lica):

  • O coeficiente de condutividade térmica (K) do poliuretano é de 0,016Kcal/m.h.ºC, enquanto que o do poliestireno é de 0,026Kcal/m.h.ºC a 0,029Kcal/m.h.ºC. Isso significa que o material que menos conduz calor é o poliuretano, sendo esta telha melhor do que a de poliestireno para reduzir as trocas térmicas entre os ambientes.

Se compararmos estes coeficientes de condutividade térmica com o da lã de rocha (0,032 Kcal/m.h.ºC) perceberemos que tanto o Poliuretano, quanto o Poliestireno, são isolantes térmicos muito melhores.

 

Comparativo de materiais: é fácil perceber que as telhas com PUR (poliuretano) isolam muito melhor um telhado, evitando as trocas de energia. Quando comparado com as telhas cerâmicas, esta diferença é enorme. Perceba que o poliuretano é melhor isolante do que o EPS, o qual por sua vez possui maior desempenho do que a lã de vidro e esta última é melhor isolante do que a cerâmica. Imagem: AECweb

 

Qual tipo de telha possui melhor desempenho acústico?

Analisando as telhas com revestimento de Poliuretano e de Poliestireno (dados do site Portal Met@lica):

 

  • A densidade do Poliestireno (de 13 a 25Kg/m³) é menor do que a do Poliuretano (de 35 a 45 Kg/m³) e por isso o poliestireno é melhor isolante acústico que o poliuretano.

 

Qual telha possui melhor resistência estrutural?

Ambos os tipos de telha (sanduíche com poliuretano ou poliestireno) são leves e possuem estrutura resistente. No entanto, informações do site Casa da Telha afirmam que a telha com poliestireno (EPS) é mais maleável e o fato de ser colada faz com que trabalhe (quando submetida a ventos, por exemplo) e com isso o material perde parte da sua resistência ao longo do tempo. Diferente do poliuretano, que é injetado, e que portanto seria um material de maior resistência estrutural.

Se analisarmos a telha forro (telha metálica + revestimento termoacústico), teremos que: se o revestimento for de poliuretano, a telha não será resistente como citado no exemplo acima, deformando com o tempo (o peso sobre a estrutura de apoio do telhado fará com que o material deforme, permitindo que ocorram problemas como infiltrações). Seja de poliuretano, seja de poliestireno, o acabamento aparente, sem a outra folha metálica fechando, não resultará em um bom acabamento visual, sendo necessário usar um forro (segundo o Portal Me@lica, o poliuretano escurece com o tempo).

 

Qual a inclinação necessária?

Esta é uma ótima vantagem deste tipo de telha: alguns fornecedores indicam a inclinação mínima a partir de 6% - por isso pode substituir telhas de fibrocimento, por exemplo. Saiba mais: Os perigos do amianto para a sua saúde

Para saber certinho qual a inclinação recomendada, é importante avaliar cada fornecedor e consultar seu manual de instalação.

 

Qual o custo de cada tipo de telha sanduíche?

A de poliuretano custa cerca de 20% a mais que a de poliestireno. No entanto, seu isolamento é cerca de 50% maior, segunda a Casa da Telha.

Uma indicação interessante que encontramos neste site é que: se o custo da telha sanduíche de poliuretano é muito alto e não pode ser executado, aconselha-se o uso de manta térmica com telhado convencional, ao invés do uso da sanduíche de poliestireno.

 

Resumindo: o uso das telhas térmicas é vantajoso?

Sim! Elas proporcionam maior controle da temperatura no interior dos ambientes, assim como economia de energia. E existem muitas outras vantagens:

 

  • baixo peso estrutural, resultando em uma estrutura de telhado mais barata;
  • por ser fornecida com a medida certa para a obra, as perdas de material são mínimas;
  • estética agradável - e disponível em várias cores;
  • bom desempenho acústico;
  • podem substituir as telhas de fibrocimento;
  • não mofa e nem serve de alimento para insetos e microorganismos;
  • exigem pouca manutenção e são duráveis;
  • podem ser utilizadas em telhados com pouca inclinação (quando comparado a telhados de telhas cerâmicas);
  • os telhados podem ser executados rapidamente, resultando em economia de tempo e dinheiro;
  • podem ser usadas tanto em residências, como em galpões, lojas, etc.;
  • seu acabamento (quando composta por 2 telhas) permite eliminar o uso de forro, especialmente porque possui propriedades de material isolante térmico e acústico;
  • não propaga chamas - o poliuretano expandido tem laudo anti-chama (IPT);
  • por evitar uma grande diferença de temperatura, evita o gotejamento provocado pela condensação.

 

Residência Nogueira / Condomínio Boulevard Lagoa, Serra – ES. Foram utilizadas telhas termoacústicas Danica, as quais proporcionaram proteção térmica à residência, assim como facilidade de execução e redução de custos de manutenção. Projeto: arquitetas Cynthia Marconsini e Adriana Martins

 

"O poliuretano é o mesmo material utilizado para isolamente de paredes de câmaras frigoríficas. Ou seja, é um material essencialmente isolante térmico. Por isso, no modelo termoroof com 30mm de PU, a redução térmica é de 95%." Fonte: Casa da Telha.

Analisando esta citação e as demais informações deste artigo, podemos concluir que se queremos reduzir o calor transmitido para dentro de um ambiente, pela cobertura, ou mesmo evitar grandes variações de temperatura, podemos usar telhas sanduíche especialmente de poliuretano.

Se você procura mais materiais com estas características, poderá também se interessar pelos artigos:

 

 

 

Fontes Consultadas

 

+ SAIBA MAIS | Coberturas e Telhados

 

 

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados