Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Arquitetura e Turismo
VOLTAR

Tesouros da Serra Gaúcha - Bento Gonçalves

Cris Hoffmann traz dicas de passeios imperdíveis para quem quer conhecer Bento Gonçalves.

Por: Cris Hoffmann       01 de Junho de 2015   |   VISUALIZAÇÕES 3.822

Tesouros da Serra Gaúcha – Bento Gonçalves

Pra quem não sabe, eu sou gaúcha, então falar do meu Rio Grande amado é sempre um prazer. Felizmente meu pai mora na região mais linda desse Estado, a Serra Gaúcha, então sempre que posso vou visitá-lo e aproveito para conhecer mais um pedacinho dessa terra linda.

Bento Gonçalves é uma cidade com pouco mais de 110 mil habitantes, que fica a 124 km da capital, Porto Alegre. Considerada a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, Bento (para os íntimos rs!) é a 6ª cidade com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País. Além das inúmeras vinícolas da região, Bento Gonçalves também é um pólo moveleiro conhecido e reconhecido internacionalmente.

 

Uma igreja em forma de pipa! Juro!

 

Mas, e o turismo? Ah, opções não faltam... E eu trouxe algumas dicas de passeios imperdíveis para compartilhar aqui com vocês!

 

Passeio de Maria Fumaça

Este passeio acontece entre Bento Gonçalves e as vizinhas Garibaldi e Carlos Barbosa. São cerca de 2 horas para percorrer os 23 km que separam essas cidades, e o trajeto é acompanhado de várias atrações a bordo. Danças típicas italiana e gaúcha, teatro, música e muita animação contagiam todos os passageiros. Sem contar o visual de tirar o fôlego e a emoção de poder viajar em um trem a vapor de verdade!

 

O trajeto tem uma vista linda!

O interior dos vagões da Maria Fumaça

 

Ah! Quaaaase que esqueço de um detalhe fundamental! Em cada parada, a empresa de turismo oferece uma cortesia: degustação de vinhos, espumantes e suco de uva, de fornecedores parceiros. Tá bom pra vocês? ;-)

 

Olha o luxo gente, suportes para as tacinhas dos passageiros!

 

Epopéia Italiana

A Epopéia Italiana pode ser considerada um parque temático. É um pavilhão com 2.000 m² de área construída, composto de 9 ambientes que retratam a saga de um casal de italianos que vieram para o Brasil nos anos 1870, com a promessa de uma vida melhor, longe da guerra e da miséria. Como muitos sabem, não foi exatamente um “paraíso” que os pobres imigrantes encontraram ao chegar na América, e toda essa passagem é contada de uma forma muito romântica e respeitosa, enquanto o grupo de visitantes passeia pelos ambientes do parque. Impossível não se emocionar ao imaginar as tamanhas dificuldades que esses povos enfrentaram e venceram, dando origem ao Brasil como o conhecemos hoje. Uma incrível viagem no tempo! No final da visita também tem degustação de vinho, suco de uva e biscoito italiano.

 

Um dos ambientes da Epopéia: uma cidade cenográfica perfeita!

 

Vinícolas

Bento concentra grandes vinícolas em seu território, como a Casa Valduga, Miolo, Aurora e Salton, entre outras. Algumas são menores e mais artesanais, mas nem por isso seu produto perde em qualidade. A grande maioria oferece a possibilidade de visitas guiadas em suas instalações, o que é muito interessante, uma vez que o visitante aprende muito sobre o processo de transformação da uva em vinho. 

 

Parreiras e roseiras na Miolo

Jardins imponentes na Salton

Parreiras centenárias na Valduga

 

Existem também muitos vinhedos abertos ao público nessa região, onde você pode comprar uva direto do produtor. Colher uva do pé é muito gostoso, não perca essa oportunidade!

 

Uma região de paisagens encantadoras, delícias gastronômicas e povo hospitaleiro: esse é o Vale dos Vinhedos. Uma bela opção para suas próximas férias ;-)

 

Fontes Consultadas e Fotos

 

 

+ SAIBA MAIS | Arquitetura e Turismo Brasil

 

 

arquitetura e turismoarquiteturaTAGS:
  RELACIONADOS
Tesouros da Serra Gaúcha - Bento Gonçalves
Catedral de Pedra - Canela
Teatro Paiol - Curitiba
Catedral da Sé – estilo neogótico no coração de São Paulo

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS