CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Tipos de Cozinhas

Os tipos de cozinhas (linear, com ilha, paralela, em U, em L) e seus conceitos.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

0 Gostar

Categoria: Interiores | Ambientes: Cozinha

+ Salvar em álbum de ideias

Conceito Geral

Para planejarmos melhor a cozinha podemos levar em consideração os tipos de disposição que podemos formar em função do espaço disponível. Devemos considerar os elementos determinantes existentes em nosso espaço (veja mais: Cozinha: Organização e Planejamento) e as circulações (veja mais: Cozinha: Ergonomia e Circulação).

O espaço é pensado e planejado considerando como elementos principais a geladeira, o fogão e a pia, formando um triângulo de trabalho.

Existem os seguintes modelos de cozinha: cozinha linear, cozinha linear com ilha, cozinha paralela, cozinha em U, cozinha em L.

 

Tipos de Cozinhas. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Exemplo de cozinha em U (Arq. Renata Basques). Veja mais fotos: Cozinha Basques

 

Cozinha Linear

Normalmente este modelo é utilizado quando a cozinha é estreita e longa. O ideal é que a pia fique no meio (entre fogão e geladeira) permitindo que estes dois fiquem separados e o meio funcione como espaço de apoio para estas duas áreas.


 

Cozinha Linear. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Cozinha Linear com Ilha

Neste modelo é possível criar o triângulo distribuindo as circulações adequadamente. Caso a cozinha tenha espaço, esta bancada pode também funcionar como mesa de refeições. Mas deve-se notar que ao deixar o fogão longe da pia a tarefa de levar panelas e condimentos de um local para o outro se torna muito mais demorada, exigindo maior movimentação.

Ela se aplica bem às cozinhas gourmets que tem como objetivo permitir  que o cozinheiro interaja com seus convidados, conversando naturalmente, enquanto estes assistem ao preparo dos alimentos e degustam porções.
 

Cozinha Linear com Ilha. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Cozinha Paralela

O ideal neste caso é deixar a pia e o fogão lado a lado e a despensa do lado oposto (incluindo a geladeira). A cozinha em paralelo permite distribuir e organizar bem as tarefas.


 

Cozinha Paralela. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Cozinha em U

Neste modelo de disposição as circulações se tornam muito fáceis e bem distribuídas. É possível conseguir uma ótima distribuição e aproveitamento dos móveis, conseguindo linearidade e uniformidade.


 

Cozinha em U. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Cozinha em L

Este modelo também permite distribuir as tarefas no “triângulo” e livra um espaço para que uma mesa possa ser colocada funcionando como copa/cozinha.


 

Cozinha L. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Veja Também

 

Fontes Consultadas

 

 

< Voltar   Interiores | Ambientes :: Cozinha

 

 

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados