CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Tudo o que você precisa saber sobre pia de cozinha

Apesar de subestimadas, as pias são uma parte bem importante de ambientes como banheiro, cozinha e áreas de serviço.

0 Adicionar à minha biblioteca

Por Tibério Construtora Seguir

  • 18/12/2015

+ Salvar em álbum de ideias

Você sabia que existe uma altura convencional para a instalação das torneiras? E que existem vários tipos de materiais para a bancada? Vamos contar tudo o que você precisa saber sobre esses detalhes que fazem toda a diferença para o conforto do seu lar.

 

Altura

O primeiro passo na instalação de pias é a altura. O convencional é entre 90 e 110 centímetros medidos a partir do chão. Esse é o padrão para que não seja necessário curvar-se para usar a pia.

Mesmo sendo o padrão, é importante ressaltar que existem ressalvas. O importante sempre é adaptar a altura da pia para o conforto dos moradores. Na foto do decorado do Class, que integra vários tipos de materiais e iluminação apropriada, também é possível perceber a adequação de todas as medidas.

Além da altura, a distância entre a bancada e a torneira também precisa ser verificada. O ideal é que tenha 20 centímetros. E tome o cuidado para não ter a pia muito rasa, opte por uma de no mínimo 60 centímetros de profundidade.

 

Tipos de materiais

Parece besteira, mas os tipos de materiais também influenciam no conforto. É preciso analisar os tipos existentes e qual irá se adequar melhor para o seu lar e para as suas necessidades. Na hora de decidir leve em conta pontos como durabilidade, limpeza, resistência e praticidade, e então faça uma média de quais fatores são mais relevante para você.

Vamos mostrar alguns dos materiais mais utilizados para a composição de pias para você já poder analisar aquele que seria o melhor para o seu lar.

 

  • Inox

O inox dificilmente oxida e é fácil de limpar. Eles possuem um custo acessível e é um material reciclável. Leia mais: Bancadas de Cozinha em Aço Inox

Barato, fácil de limpar e amigável para o meio ambiente. 

 

 

  • Laminados

Ótimos substitutos para pedra natural ou acrílico, são feitos sempre a partir de duas camadas. Contam com um preço baixo, mas a qualidade não é tão boa quanto a maioria. Por isso, veja se o custo benefício vale a pena.

Baratos, bom custo benefício.

 

 

  • Granito

O granito, por não ser tão poroso, absorve menos a água, o que aumenta a durabilidade do material. Além disso, ele tem um preço mais acessível. Leia mais: Bancadas de Cozinha em Granito

Barato, duradouro.

 

 

  • Mármore

Apesar de ser bastante confundido com o granito, o mármore possui algumas diferenças que podem ser decisivas na hora de escolher o material perfeito. Ele é mais poroso, o que o torna mais suscetível à absorção de água e surgimento de manchas, por causa disso é aconselhável colocá-lo mais distante de pias e do contato com a água. É um material mais caro que o granito. Leia mais: Mármore

Caro, maior absorção de água e surgimento de manchas.

 

 

  • Cerâmica

Para quem procura um estilo mais romântico ou antigo, esse é o material certo. Ele é resistente, não risca com facilidade, porém de difícil instalação. Por isso, a dica é contar sempre com um profissional na hora de finalizar essa bancada.

Barato, resistente, difícil de instalar.

 

 

  • Madeira

A madeira dá um ar de requinte e conforto para a cozinha, por isso é bastante procurada. No entanto, por ser poroso e por ficar numa região úmida deve-se tomar cuidado quanto à proliferação de bactérias. Por isso, precisa de cuidados especiais com impermeabilizantes.

Porosa, não indicada para ambientes úmidos, necessita de cuidados especiais.

 

 

Uma boa solução para isso é mesclar materiais. Como no caso da imagem 5 que conseguiu mesclar a madeira com o inox, juntando resistência e beleza.

Pode-se fazer isso com outros tipos de bancadas também, monte a peça principal da sua cozinha de acordo com a decoração desejada, sem deixar de levar em conta a praticidade.

 

Fonte do Texto e das Imagens

Esse post foi uma colaboração da Aline Silva da Tibério Construtora, uma das melhores construtoras de São Paulo e região.

 

 

+ SAIBA MAIS | Bancadas de Cozinha :: Bancadas de Cozinha em Granito

 

 

Veja também