Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Como Decorar
VOLTAR

Upcycling: Tudo se Transforma

Valorize esta prática: projetos sustentáveis e contemporâneos, com muita personalidade e estilo.

Por: Mão Dupla Comunicação       19 de Dezembro de 2011   |   VISUALIZAÇÕES 5.239

Tudo se transforma!

Nos dias de hoje, viver de forma sustentável é algo bastante valorizado pela sociedade. Por isso, a prática do upcycling vem ganhando força, como  uma forma de contribuir com a natureza, dando nova vida a objetos antigos, antes inutilizados.

 

O nome é complicado: upcycling. Mas o conceito é simples e muito útil: trata-se do ato de transformar resíduos ou produtos descartáveis em novos materiais ou objetos práticos e de qualidade sem a utilização de processos químicos. Diferente da reciclagem, que primeiro destrói o material para depois convertê-lo em algo novo, nesse processo aquilo que foi considerado lixo é usado na sua forma original, e apenas sua utilidade é substituída. Ou seja, a prática do upclycling confere mais valor aos produtos antigos.

O objetivo do upcycling é evitar o desperdício de materiais potencialmente úteis e reduzir o consumo de novas matérias-primas na criação de novos produtos. Por consequência, a adoção desse procedimento contribui para menor emissão de poluição e de gases que aumentam efeito estufa e para a redução do consumo de energia. Para quem é adepto do estilo de vida sustentável, isto é a garantia de melhores condições de vida. 

Segundo a arquiteta Flávia Soares, a utilização do upcycling tem crescido e ganhado a aceitação do mercado. Até porque, os custos e a quantidade de materiais utilizados durante este processo são menores. “Essa prática é capaz de transformar o velho em novo sem a utilização de processos químicos. Isto é o que mais chama a atenção das pessoas. Os profissionais das áreas de arquitetura e decoração têm utilizado o conceito do upcycling em seus projetos, pois, além de ser uma forma de contribuir com o meio-ambiente, este é capaz de dar nova roupagem ao velho e criar designs inovadores e com estilo”.

Antes, para que embalagens plásticas pudessem ganhar novas utilidades, por exemplo, era preciso que essa conversão fosse feita através de produtos químicos e combustíveis, hoje essa realidade mudou. “Agora, para que embalagens plásticas ganhem nova utilidade basta criatividade. Utilizando-se do que é  upcycling os profissionais conseguem transformar as garrafas PET em sacolas ou até mesmo bolsas luxuosas”, lembra Flávia. Agora que todo mundo sabe o que é upcycling e suas vantagens, que tal adotar essa prática?

 

 

+ SAIBA MAIS | Como Decorar :: Construção Sustentável

 

 

decoração de casacasa e decoraçãodecoraçãodecoração de interioresdicas de decoraçãocomo decorar uma casaTAGS:
  RELACIONADOS
Tendências de Cores para 2018
Assimetria de Quadros é Tendência no Décor
Cortinas para todos os gostos
Como escolher almofadas para um sofá cinza

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS