CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Vidro Isolante Termo-acústico

Saiba como obter mais conforto utilizando o vidro: controle térmico e acústico.

4 Adicionar à minha biblioteca

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

  • 20/06/2012

+ Salvar em álbum de ideias

Vidro: um Material Isolante

É fácil perceber o quanto os materiais de construção podem influenciar na estética e funcionalidade da sua casa. A escolha da janela e da porta é uma delas, e por isso deve ser bem pensada, principalmente quando se trata da escolha do vidro que a esquadria irá receber.

diversos modelos de vidro no mercado capazes de suprir as diferentes necessidades dos ambientes e auxiliar nas atividades ali desenvolvidas, assim como, também podem valorizar ou desvalorizar a fachada. Portanto,a instalação de uma janela ou porta adequada com vidros corretos proporciona bela aparência, economia de energia e conforto.

 

Redução da entrada de calor no ambiente

Muitas vezes o calor e a luminosidade excessivos podem se tornam um problema para quem permanece dentro do ambiente. Esta situação implica no uso de aparelhos de ar condicionado, circuladores e ventiladores de ar para amenizar a temperatura e trazer mais conforto, sempre acompanhado do alto consumo de energia.

Uma ótima solução é o uso inteligente do vidro, que, conforme o modelo, proporciona maior ou menor redução da incidência de calor no ambiente.

  • Vidro colorido: é a maneira mais popular e de baixa eficiência do bloqueio do calor e luminosidade. Para ser utilizado em casos de pouca entrada de calor;
  • Vidro laminado e vidro espelhado: possuem melhor desempenho na proteção contra os raios solares, podendo ser fabricados em cores claras e coloridos.

 

Preservar o calor no ambiente

É bastante comum nas regiões de temperaturas baixas, e principalmente quando o ambiente está voltado para o sul, nos depararmos com frio intenso dentro de casa, do comércio ou do trabalho. Uma solução que traz grandes benefícios é a utilização de vidros específicos em janelas para fazer com que o calor do ambiente não se perca para o meio externo. Logo, a utilização de aparelhos de ar condicionado e aquecedores podem ser utilizados numa frequência menor, reduzindo o consumo de energia.

O vidro para esta finalidade é conhecido como vidro de baixa emissividade ou low-e.

 

Silêncio – redução dos ruídos

O vidro pode ser utilizado acusticamente em ambientes residenciais, onde a tranquilidade é fundamental, e em salas comerciais, para impedir que o som se propague para a vizinhança. Nas residências podemos nos deparar com ruídos do trânsito, da vizinhança (alarmes, latidos de cachorro, casas noturnas) e da natureza (ventos fortes).

Empresas que trabalham com edição de áudio e estúdios de música devem ter o cuidado para não incomodar as pessoas que convivem por perto, além de ter o silêncio adequado para o seu trabalho.

Portanto, conforme a necessidade de redução dos ruídos, os vidros podem ser do tipo laminado simples ou duplo. Este último, chamado de "Vidro insulado" (e muitas vezes denominadovidro acústico ou termo-acústico) é o mais indicado para a redução de ruídos. Ele é composto por duas lâminas de vidro, paralelas, de tamanhos diferentes e com espaçamento de ar desidratado entre eles.

 

  • A esquadria com vidro duplo apresenta em média 20 mm, sendo composta por lâminas de vidro com 4 mm e 6 mm; mais 10 mm da câmara de ar entre as lâminas. A imagem abaixo ilustra muito bem como é a esquadria com vidro duplo.

Ilustração do sistema de fechamento com vidro duplo - Fonte: Scheid Esquadrias

 

Saiba Mais

Você também poderá buscar mais informações em livros sobre o assunto:

 

Fontes Consultadas | Imagem Título

  • Imagem Título. Olx Portugal. Acesso em: abril, 2011.
  • O Vidro na Arquitetura. Pilkington.  Acesso em: junho, 2010.
  • Tipos de Vidros. AbraVidro. Acesso em: junho, 2010.
  • Vidros Acústicos. Atenua Som. Acesso em: junho, 2010.
  • Vidros para Isolamento Térmico. Seves Glass Block. Acesso em: junho, 2010.

 

 

+ SAIBA MAIS | Janela Acústica ou Antirruído

 

 

Veja também