Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Vidros
VOLTAR

Vidro Refletivo ou Espelhado

Conheça suas características de fabricação, acabamentos, aplicações, vantagens e indicações dos vidros refletivos ou espelhados.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       22 de Maio de 2012   |   VISUALIZAÇÕES 157.329

Vidro Refletivo ou Espelhado

O vidro refletivo é popularmente chamado de espelhado. Ele é produzido a partir de um vidro float, que recebe em uma de suas faces uma camada metalizada. A função desta camada é refletir os raios solares, reduzindo a passagem de calor para o interior dos ambientes, tornando-os mais confortáveis, e reduzindo os custos de consumo de energia, já que haverá um menor uso dos aparelhos de ar condicionado.

Seu bom desempenho está associado a uma boa transmissão de luz direta para o interior, aliada a um bloqueio máximo de calor.

Tipos de vidro refletivo:

 

Vidro refletivo utilizado em fachada, muitas vezes em oposição a edifícios históricos para mostrar a difereça entre o novo e o velho e vidro refletivo colorido utilizado no interior de um edifício para integrar harmoniosamente a passarela à sua arquitetura. Local: Buenos Aires, Argentina. Imagens: Portal Clique Arquitetura

 

Acabamentos

Vantagens

Desvantagens

 

Onde Utilizá-lo?

Na região Norte, onde os raios solares incidem diretamente e as temperaturas são altas, recomenda-se o uso de vidro refletivo de média refletividade. Já no sul do Brasil, onde a incidência solar é menor, recomenda-se os de baixa refletividade. Conheça os níveis de bloqueio:

Indicado para:

 

Detalhes da sua Fabricação x Eficiência

O vidro refletivo pode ser produzido conforme dois sistemas, gerando vidro refletivo pirolítico ou refletivo metalizado a vácuo.

 

Fontes Consultadas | Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | Tipos de Vidros

 

 

vidrotipos de vidrosTAGS:
  RELACIONADOS
Vidro Antivandalismo
Mantenha o ambiente protegido do frio com vidros insulados
Vidro Temperado
Vidro Aramado

8 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS