Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Como Decorar
VOLTAR

Fotografias na Decoração

Por que não usar fotografias na decoração? Conheça dois ótimos exemplos de sua aplicação.

Por: Mão Dupla Comunicação       26 de Setembro de 2011   |   VISUALIZAÇÕES 13.692

Um Clique, uma arte

As fotografias ganham status de obras de arte e somam mais adeptos ao seu uso na decoração. Esse recurso personaliza o ambiente com sensibilidade e encanta vários olhares pela percepção de um único olhar: o do fotógrafo

 

Nem esculturas, nem pinturas. Nas paredes e nas estantes, principalmente das residências, as fotografias têm ganhado mais espaço. Contudo, o uso deste recurso não vem mais acompanhado daquele discurso da foto como registro memorável de uma pessoa ou de um momento. A fotografia adquiriu seu reconhecimento como arte.

Segundo a arquiteta Renata Basques (www.renatabasques.com.br), a fotografia conseguiu se reinventar, ao longo dos anos e, hoje, desempenha quase o mesmo papel de uma obra de arte na decoração: “Esse processo se deu de forma bastante natural. O fotógrafo também é artista, ele tem uma percepção diferente do espaço ou do objeto a ser fotografado e consegue colocar efeitos de luz e sombra. Esse profissional tem o desafio de fazer com que a foto seja estimulante. A maior sensibilidade de um fotógrafo está no seu olhar”.

Todavia, a discussão sobre considerar ou não a fotografia como arte não é recente. Mas, no ano passado, esse debate ressurgiu com força em função de uma série de fotos com 65 imagens vendidas por 12,8 milhões de reais na casa de leilões Christie's, em Paris. As fotos em questão são do famoso fotógrafo Richard Avedon. O grande destaque foi a Dovima com Elefantes, de 1955, uma das mais famosas fotos de moda da história. Sozinha, a representação arrecadou cerca de 1,9 milhões de reais.

“É interessante perceber como as fotografias despertam o interesse das pessoas. As fotos valorizam, e muito, o ambiente quando inseridas de maneira adequada, dentro de uma proporção, com molduras bem escolhidas e tamanhos definidos por um profissional”, destaca Renata. Na decoração, no entanto, as fotos não precisam ser de fotógrafos renomados. O mercado continua apostando nos clássicos, porém os novos talentos ganham oportunidades. Para a designer de interiores Iara Santos (iarasantosdecoradora.blogspot.com), todos têm o seu lugar. “Na hora de decorar o ambiente vale, inclusive, misturar fotos famosas com as de artistas desconhecidos. O que deve ser refletido é a personalidade e individualidade das pessoas”, afirma.

Ainda segundo a designer, a fotografia faz par perfeito com as cores e texturas nos espaços: “É uma combinação totalmente harmônica”. Entretanto é preciso ressaltar que a escolha correta das molduras também é importante para que haja o acordo da foto com a decoração. “A moldura deve apenas abraçar e destacar a fotografia”, adverte Iara.

Renata Basques e Iara Santos também acreditam no poder da fotografia como arte e apostaram nessa solução em seus ambientes, expostos na Casa Cor Minas 2011. Para conferir como as profissionais adotaram as fotos na decoração basta comparecer à mostra até 04 de outubro, no Alphaville, em Nova Lima.

 

 

+ SAIBA MAIS | Como Decorar

 

 

casas decoradasdecoração de casacasa e decoraçãodecoraçãofotografia na decoraçãodicas de decoraçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Transformando o Ambiente
5 dicas de décor para otimizar o espaço em apês pequenos
Como Ampliar Pequenos Ambientes
Tendências nostálgicas

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >