Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Livros: Dicas de Leitura
VOLTAR

Livros sobre Arquitetura

Encontre a indicação de vários títulos sobre Arquitetura: amplie seus horizontes, ganhe destaque.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       30 de Janeiro de 2015 - ATUALIZADO EM: 13 de Fevereiro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 27.274

 

Este guia apresenta diversos Títulos de Publicações sobre

Arquitetura

 

 

Desenho para Arquitetos

Esta obra aborda em profundidade os seguintes assuntos: Linhas e Formatos; Tons e Texturas; Forma e Estrutura; Espaço e Profundidade; Sistemas Pictóricos; Desenhos de Vistas Múltiplas; Vistas de Linhas Paralelas; Perspectivas Cônicas; Desenho de Estudo; Diagramas; Composição do Desenho; Desenhos de Apresentação.   (Autores: Francis D. K. Ching, Steven P. Juroszek  / 424pgs).

* Opinião Clique Arquitetura: Francis D. K. Ching é um ótimo autor e os livros geralmente são muito bem ilustrados.

 

 

Técnicas de Construção Ilustradas

Este livro clássico foi ampliado e atualizado, trazendo informações sobre sustentabilidade, técnicas de construção e novos materiais. Completo, com mais de mil ilustrações, o livro apresenta as etapas fundamentais do processo de projeto, desde a seleção do terreno até os componentes de construção, instalações e acabamentos. Todas as dimensões estão no sistema internacional de unidades (sistema métrico).    (Autor: Francis D. K. Ching / 480pgs).

 

 

Vinte Edifícios que todo Arquiteto deve Compreender

Neste livro, Simon Unwin revela os segredos por trás de vinte desses edifícios. Pede que você "leia" o edifício e compreenda seu ponto de partida analisando sua forma final através do desenho. Por meio desse processo gradual de compreensão do pensamento por trás da forma arquitetônica, você aprenderá uma metodologia especial que poderá ser usada toda vez que você olhar para um edifício. Analisando edifícios de diferentes momentos do século XX e dos mais diversos países - os Estados Unidos, a França, a Itália, o México, a Suíça, a Espanha, a Finlândia, a Austrália, a Noruega, a Suécia e o Japão, este livro é essencial para todos os arquitetos.

 

 

Exercícios de Arquitetura: Aprendendo a Pensar como um Arquiteto

Livro singular com relação ao tema, à didática e à linguagem. Escrito por um renomado e experiente professor de arquitetura, a obra pretende, por meio de exercícios propostos, fazer o leitor perceber o funcionamento da arquitetura e seu ilimitado potencial. O autor acredita que quanto mais se pratica arquitetura, mais se aprende sobre o que se pode fazer com ela.

 

 

Qualidade Ambiental na Habitação: Avaliação e Pós-Ocupação

A indústria de construção brasileira experimenta um momento de intensa atividade, com muitos lançamentos habitacionais destinados a diferentes públicos e faixas de renda. Nesse contexto, compradores mais exigentes e atentos pressionam por produtos que atendam a suas necessidades referentes à qualidade da habitação, requisitando uma boa preparação do profissional de Arquitetura no sentido de mais bem avaliar e projetar esses empreendimentos sempre focado no usuário. A obra Qualidade Ambiental na Habitação: avaliação pós-ocupação supre, em 400 páginas, esse complexo problema de atribuir qualidade à habitação, oferecendo um amplo e profundo conhecimento de métodos e técnicas consistentes e atualizadas de avaliação de desempenho e satisfação dos usuários. É leitura fundamental para pesquisadores da área de arquitetura e referência valiosa para os profissionais projetistas e construtores preocupados com a qualidade de sua produção. O livro apresenta rigor acadêmico, utilidade prática, abordagem inovadora e multidisciplinar e reúne contribuições valiosas dos principais pesquisadores brasileiros e expoentes internacionais na área da Avaliação Pós-Ocupação (APO).

 

 

Arquitetura, Forma, Espaço e Ordem

Este livro, reeditado pela Martins Fontes Editora, é uma introdução clássica aos princípios da arquitetura examina seus pontos essenciais, justapondo imagens que atravessam séculos e cruzam fronteiras culturais para criar um vocabulário elementar e definitivo do desenho. Cada página foi meticulosamente revisada para incorporar exemplos contemporâneos dos princípios de forma, espaço e ordem. O resultado é um volume belamente ilustrado que inclui formas atuais e considera modelos convencionais sob uma nova perspectiva.   (Autor: Francis D. K. Ching / 416pags).

* Opinião Clique Arquitetura: para quem desenvolve projetos este livro é de "cabeceira". Traz ótimas ilustrações e explica de maneira fácil e clara os princípios arquitetônicos. Possui as bases para a definição do "partido arquitetônico".

 

 

Arte de Projetar em Arquitetura

Este livro, referência bibliográfica de reconhecido valor universal e indispensável para arquitetos, construtores, proprietários e estudantes de arquitetura, urbanismo e engenharia, reúne de forma sistemática os princípios, normas, regulamentos sobre projeto, construção, forma, necessidades e relações espaciais, dimensões de edifícios, ambientes, mobiliário, objetos. Esta 17ª edição em português corresponde à 35ª edição alemã.   (Autor: Neufert / 618pags).

* Opinião Clique Arquitetura: um ótimo livro. É referência para medidas diversas. Veja nossa resenha: Arte de Projetar em Arquitetura

 

 

 

Desenho Arquitetônico Contemporâneo

O objetivo principal deste livro é apresentar a informação necessária para uma indicação passo-a-passo dos princípios básicos do desenho de um projeto de uma residência e do estudo dos desenhos de produção das edificações comerciais e residenciais. Cada passo no processo de desenho é dado de modo progressivo, sendo indicado e explicado.Este livro foi escrito principalmente para estudantes que desejam tornar-se desenhistas ou projetistas arquite-tônicos. A informação acerca dos desenhos de produção e as ilustrações correspondentes fornecem um dos mais completos conjuntos de detalhes, cortes e tabelas de que se pode dispor. Embora este não seja um livro de materiais e métodos, tanto os métodos quanto os materiais são discutidos em relação ao desenho e ao projeto.   (Autor: Frank R. Dagostino / 434pags).

 

 

Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura

Este livro foi desenvolvido com a finalidade de apresentar ao arquiteto e alunos do curso de arquitetura e urbanismo uma visão conceitual mais didática, prática e simplificada dos vários subsistemas das instalações hidráulicas prediais, bem como mostrar a necessidade da integração dessas instalações com os demais subsistemas construtivos envolvidos na construção do edifício.   (Autor: Roberto de Carvalho Junior / 292pags).

 

 

Manual de Conforto Térmico

O autor alia teoria e prática em um texto simples e didático. Apresenta as principais tecnologias de conforto térmico e as possibilidades de projeto de cada uma.   (Autores: Anesia Barros Frota & Sueli Ramos Schiffer / 243 pags).

 

 

Manual do Arquiteto: Planejamento, Dimensionamento e Projeto

Manual do Arquiteto é um manual completo de princípios e dados dimensionais para o projeto de arquitetura das mais variadas edificações. Atualizado, inclui mudanças recentes em regulamentação e prática, como a crescente ênfase nas questões ambientais. Esta obra fornece as dimensões necessárias para o leiaute e projeto de todos os tipos de ambientes (dimensões de mobiliário, fatores humanos, espaços livres necessários para circulação e uso de equipamentos, etc.). Ele também dá prioridade aos princípios de projeto, indo muito além de apenas oferecer dados para pré-dimensionamento e explica todas as condicionantes e as razões de ser dos diversos compartimentos de cada tipo de edificação, as relações entre os espaços e informações sobre planejamento e a atividade projetual.  (Autor: David Littlefield / 792 pags).

 

 

Representação Gráfica em Arquitetura

Representação Gráfica em Arquitetura é um guia claro, conciso e ilustrativo sobre a criação e o uso da representação gráfica em arquitetura. Nesta edição, além de incorporar exemplos digitais, Francis D.K. Ching inclui outras ilustrações e instruções. O texto explica como elaborar desenhos ortogonais (plantas, cortes e elevações), construir todos os tipos de perspectiva, organizar os desenhos nas pranchas de apresentação, entender as diferenças entre o desenho na prancheta e o desenho em CAD e a fazer croquis à mão livre.    (Autor: Francis D. K. Ching  / 256 pags).

 

 

Como Planejar os Espaços de Escritórios

Este livro é "um guia prático dirigido a gestores e designers que queiram criar ambientes de trabalho que funcionem de forma eficaz".

 

 

 

+ SAIBA MAIS | Livros: Dicas de Leitura

 

 

livros de arquiteturaTAGS:
  RELACIONADOS
O livro A prática do urban sketching
Os melhores livros sobre Paisagismo
Livro Aquarela: inspiração e técnicas
O livro O Grande Salto

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >