Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

A Cozinha: Perguntas Importantes

1º Passo para projetar uma cozinha: prepare-se para planejar um dos espaços mais importantes da casa

Por: Arquiteta Nadine Voitille       13 de Agosto de 2012 - ATUALIZADO EM: 02 de Setembro de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 82.982

Este conteúdo também está no Youtube

 

Se gostou deste vídeo, deixe seu Like e siga o Clique Arquitetura no Youtube. Isso apoia o nosso trabalho ;)

 

Talvez a cozinha seja um local mais social do que a própria sala: um espaço que é usado não apenas para preparar refeições, mas também um ambiente de convivência e aprendizado.

Muitas vezes ela se torna um refúgio, um local para sentir aromas, texturas e nos conectar conosco ou com os outros.

 

Sua função é primordial dentro da casa: uma rotina saudável traz benefícios para toda a família, mesmo quando moramos sozinhos.

Por que posso afirmar isso com segurança? Porque é nela que casais preparam suas refeições e podem conversar sobre seu dia; é nela que pais ensinam seus filhos a cozinhar, contar, seguir os passos de uma receita; é na cozinha que valorizamos nosso corpo ao preparar uma boa refeição.

 

Imagem: Becca Tapert - Unsplash

 

Se ela é tão importante, então como podemos planejá-la racionalmente e ainda fazer com que deu design trabalhe a favor do que valorizamos?

É sobre isso que falarei neste artigo antes de passarmos para o próximo passo que será sobre os aspectos construtivos, muito importantes na definição do layout.

 

1º Passo: qual o melhor tipo de cozinha para mim?

Engana-se quem pensa que a cozinha é composta apenas por móveis. Que facilmente podemos ir a uma loja e pedir: faz um projeto? E o único trabalho do profissional é desenhar os armários aproveitando cada espacinho.

Se tudo fosse tão simples, não existiriam profissionais que se destacam e que provam que existe uma mágica neste planejamento.

O segredo de uma cozinha bem planejada? Eu poderia contar agora... mas vou deixar para o final.

 

Primeiramente, analise estes aspectos para então decidir detalhes mais pontuais:

 

Cozinha integrada à sala

Se você gosta de cozinhar e conversar com quem está na sala, ter estes espaços integrados é o ideal. Quando não é indicado? Quando existe o hábito de fazer muitas frituras.

 

Imagem: Becca Tapert - Unsplash

 

Mesmo com costumes mais saudáveis, é provável que a casa fique com o cheiro do que está sendo preparado, mas muitas vezes, isso pode ser envolvente e fazer parte do momento (desde que não estrague móveis e decorações da residência).

Particularmente, gosto bastante dos ambientes integrados, especialmente quando a casa é pequena.

 

> Inspire-se nestas cozinhas: Cozinhas

 

Cozinha integrada à lavanderia

Quando o ambiente é muito pequeno e a cozinha está ao lado da lavanderia (ou mesmo quando o espaço é amplo e é uma opção projetar a casa assim), é possível tirar partido deste conceito: uma bancada única alonga o espaço; uma porta de vidro permite separar e também integrar os ambientes.

 

> Inspire-se nestas lavanderias: Lavanderias e Áreas de Serviço

 

Cozinha em U, em L, linear, paralela ou com ilha

O formato do espaço poderá pré-determinar o tipo da cozinha: em U, em L, paralela, com ilha ou linear.

 

Cozinha com ilha. Imagem: Jason Briscoe - Unsplash

 

Se você tem a chance de escolher, pense na sua rotina e escolha o tipo que mais se adequa a ela (veja as considerações que enumerei abaixo). Agora, se você já comprou seu imóvel e precisa mobiliá-lo, analise o espaço para saber o que é possível e se é adequado ao que você deseja. É possível fazer esta análise sozinho, mas com certeza será mais fácil com a ajuda de um profissional. Como fazer isso sozinho? Aprenda tudo que puder sobre cozinhas e sobre móveis de cozinha. Coloque no papel as medidas e faça muitos desenhos. Só depois converse com a empresa que poderá executar os móveis e aproveite o knowhow deles para corrigir erros (eles normalmente existem) e aprimorar com novas tecnologias e conceitos.

 

> Saiba mais: Tipos de Cozinha

 

2º Passo: do que preciso na cozinha?

Pode parecer besteira, mas nem tudo de que preciso é o mesmo para você: preciso de um local para um filtro de barro, um filtro de parede, um filtro de torneira, uma bancada para galão de água ou não preciso de nada disso? 

 

Algumas pessoas precisam de espaço para livros de receita, outras não. Imagem: Jeff Sheldon - Unsplash

 

Viu só? Este já é um ótimo exemplo de um hábito que interfere enormemente no planejamento de uma cozinha. Para que tenhamos uma cozinha sustentável (ou seja, seja possível alterar os hábitos e mesmo assim ela continue atendendo às necessidades dos moradores), é preciso considerar que alguns costumes podem mudar e que a casa certamente um dia será usada por outras pessoas.

 

Então, como prever tudo isso?

Minha primeira dica é: liste cada hábito seu. Anote como a cozinha é utilizada hoje e depois imagine outra pessoa, diferente, usando o espaço. E no final, considere o que pode ser importante adicionar ao seu projeto.

Para auxiliar, este é um check list a ser respondido:

 

 

Ainda seria possível adicionar mais itens a esta lista... mas ela existe apenas para nortear sua análise do espaço "cozinha".

 

Pense em cada detalhe da sua rotina e também naquilo que gostaria de passar a fazer na cozinha. Imagem: Jimmy Dean - Unsplash

 

Então qual o segredo de uma cozinha bem planejada? Se você leu até aqui já sabe: não podemos ter pressa e precisamos dedicar tempo para criar um bom projeto. E um bom projeto para mim pode não ser um bom projeto para você. E eis a grande questão: um profissional que consiga agregar tudo o que você precisa a uma cozinha e ainda prever o que poderá precisar é quem mais está apto para fazer um projeto inteligente que vai além de simplesmente "desenhar móveis".

 

Então: o que faz de uma cozinha um espaço inteligente?

Nada melhor do que terminar este artigo com esta pergunta. Posso listar alguns aspectos:

 

O padrão não traz felicidade para todos: cada um tem seu estilo, sonhos e necessidades. Mas alguns aspectos são comuns à maioria (conforto térmico e acústico, mobiliário durável e inteligente). Imagem: Tina Dawson - Unsplash

 

Resumindo:

 

Conceitos definidos, vamos para o próximo passo do planejamento:

Cozinha: Aspectos Construtivos

 

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas
móveis para cozinhacozinhas integradasacessórios para cozinhacozinhas planejadasTAGS:
  RELACIONADOS
Dicas de Sustentabilidade para Cozinhas
Bancadas de Cozinha em Aço Inox
Cozinha: Escolhendo o Mobiliário
Como realizar a limpeza da coifa

53 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >