Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Bancadas de Cozinha

Qual a altura ideal para a bancada da cozinha, detalhes de acabamento, utensílios que podem ser instalados na bancada e como escolher o melhor material para ela

Por: Arquiteta Nadine Voitille       22 de Março de 2015 - ATUALIZADO EM: 30 de Setembro de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 1.671.606

Se você está planejando a bancada de uma cozinha, então posso dizer que você está planejando a cozinha. Seu papel é primordial no design e no bom funcionamento deste ambiente.

 

Este artigo complementa o assunto sobre como planejar uma cozinha, dividido em 4 passos. Se você ainda não leu e assistiu aos vídeos, fica a minha indicação: Cozinha Planejada Passo a Passo. Vale a pena conferir ;)

 

O que você irá aprender neste artigo: medidas de bancadas (altura, profundidade e comprimento), detalhes de acabamento, utensílios que podem ser instalados (modelos e ideia de valores), materiais que podem ser escolhidos e inspirações para sua decoração.

 

Planejando a Bancada da Cozinha

Podemos dizer que esta é a principal decisão a ser tomada no planejamento de uma cozinha: as características da sua bancada. E é neste momento que surgem muitas dúvidas: qual o melhor material? Qual cor escolher? Qual deve ser a sua altura? Como posso aproveitar melhor o espaço?

 

A bancada da cozinha é o espaço de preparo dos alimentos e muitas vezes utilizada para fazer as refeições. Além de bonita, ela deve ser funcional e confortável. De acordo com o seu uso, ela poderá ter diferentes alturas, ser de granito, madeira, aço inox, etc., e ganhar acabamentos e utensílios que a deixam muito mais prática.

 

Sua bancada deve ter:

 

Qual a altura de uma bancada?

A altura dependerá do uso (finalidade da bancada) e da altura de quem a utiliza:

 

A altura da bancada da pia pode variar de 85 a 93cm, dependendo da altura de quem usa. Já a bancada baixa, para funcionar como mesa, deve ter a altura padrão desta (geralmente 75cm). Imagem: David Fanatan - Unsplash. Edição: Clique Arquitetura

 


 

A bancada alta para lanches poderá ter até 110cm, mas escolha menos do que isso, para facilitar a compra das banquetas (não é fácil achar para bancadas mais altas). Imagem: R ARCHITECTURE - Unsplash. Edição: Clique Arquitetura

 

 

Qual deve ser a largura de uma bancada de cozinha?

Para que acomode adequadamente móveis na parte inferior e permita a instalação de um cooktop, por exemplo, a bancada precisará ter entre 52 e 62cm de profundidade. Mas lembre-se: para saber, certinho, a medida ideal para o seu projeto, será necessário analisar cada detalhe (serão instalados móveis de embutir na parte inferior? Será cooktop ou fogão de piso? Qual o tamanho do fogão? Será instalado forno de embutir nos móveis? Terá lava louças? Ou seja: cada detalhe irá interferir no resultado final).

 

Esta é a minha cozinha: nela usei bancadas com 62cm de profundidade e instalei cuba Tramontina 56x34, duas lixeiras de embutir na bancada e cooktop Tramontina 5 bocas. Projeto: Arq. Nadine Voitille

 

Qual deve ser a medida do comprimento de uma bancada de lanches?

Para determinar o comprimento da bancada, responda: quantas pessoas sentarão nesta bancada? Considere 60cm como medida mínima e 70cm como uma medida confortável para acomodar, lado a lado, cada pessoa sentada.

Exemplo: uma bancada para duas pessoas deverá ter, no mínimo, 1,20m de comprimento. Esta foi a medida que usei na minha cozinha a qual funcional muito bem (como mostrado no projeto acima). Note que nos 89cm de circulação uso banquetas e ainda há um espaço mínimo para passarem por trás de quem está sentado.

 

Qual deve ser a medida da largura de uma bancada de lanches?

Para determinar a largura da bancada, devemos considerar especialmente o diâmetro de um prato (entre 25 e 28cm). Colocando-o sobre a bancada, precisamos deixá-lo afastado um pouco das bordas e se considerarmos 4cm como um parâmetro, teremos uma bancada com largura mínima de 36cm.

* Lembre-se de deixar um espaço livre inferior de, no mínimo, 25cm para acomodar as pernas.

 

Medidas mínimas para uma bancada de cozinha.

 

Para que a bancada seja mais funcional e bonita, é possível fazê-la com 50cm, no mínimo, para que acomode, além dos pratos, algumas travessas e apoios necessários para uma refeição. Novamente como exemplo, posso citar minha cozinha (veja a planta no tópico acima 'qual deve ser a largura de uma bancada de cozinha'): nela usei 53cm e este tem sido um bom tamanho para fazer refeições e também usar como buffet de apoio para a mesa de jantar, que fica próxima.

 
 
Medidas confortáveis para uma bancada de cozinha.

 

Detalhes de Acabamento

Alguns detalhes fazem muita diferença:


Exemplo de rodapia alto com aprox.25cm. Veja mais fotos desta cozinha: Cozinha Basques

 


  

A imagem ilustra uma bancada apoiada sobre móveis, com friso | Em laranja o rodapia e em lilás a borda com acabamento meio boleado duplo e friso inferior. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

 

Rebaixo italiano em bancada de cozinha.

Exemplo de área molhada com acabamento do tipo rebaixo italiano. Imagem: Marmoraria Curitiba

 

Área marcada ao redor da pia: área molhada. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Este é um exemplo de rebaixo na pia, o qual foi projetado para acomodar um escorredor de louças à direita, dentro da área molhada. Projeto: Arq. Nadine Voitille

 

Utensílios que podem ser Instalados na Bancada

Existem vários equipamentos que podem ser instalados, recortando a bancada e permitindo que fiquem embutidos:

 

            

 

 

      

 

 

Um acessório muito útil: conheça seus detalhes. Fonte: Clique Arquitetura - Youtube

 

      

Estes são exemplos de lixeiras de embutir, como referência.


 

           

Exemplos de cuba com tábua de corte, calha úmida de embutir na bancada e calha úmida de embutir com tábua de corte.

 

Escolhendo o material da bancada

Quando for escolher o material da bancada pergunte-se: como você utiliza sua cozinha? Qual sensação quer transmitir?

Estes são os principais materiais utilizados em bancadas de cozinha:


O granito é uma pedra natural e possui diversas cores (mas não possui uma tonalidade homogênea, já que apresenta pontos pretos em sua composição). Exige cuidados, pois pode manchar com ácidos, água sanitária, produtos oleosos e corrosivos. Ácido muriático pode tornar o granito mais poroso e até mesmo reagir e criar ferrugem. É necessário usar produtos impermeabilizantes para evitar manchas. É uma ótima opção considerando qualidade e custo. Resumindo, no geral é ótimo por sua resistência.

> Saiba mais: Bancadas de Cozinha em Granito

 

Bancada de cozinha em granito. Imagem: Michael Browning - Unsplash

 

Por possuir elevada resistência a impactos e riscos e por ser impermeável é uma ótima solução para tampos que não receberão objetos quentes, como bancadas de lanches. Sua variedade de cores e facilidade de manuseio permite liberdade de projeto e criação de soluções originais. Perde o brilho se entrar em contato com produtos de Ph maior do que 10 e pode ser danificado se for apoiado sobre ele objetos quentes.

 

Bancada de cozinha branca. Imagem: Becca Tapert - Unsplash

 

Não é indicado para bancadas de cozinhas por manchar facilmente (exemplo: vinho e limão) e sofrer desgastes, devido à sua alta porosidade.


Transmite a sensação de modernidade e possui baixa porosidade. Possui grande resistência à oxidação. Risca facilmente e exige limpeza constante (a água possui cloro e ao ficar sobre a superfície por algum tempo pode marcá-la). Batidas podem marcá-lo e produtos alcalinos podem tirar seu brilho. Deve ser limpo no sentido do escovamento do metal. Permite apoiar panelas quentes.

> Saiba mais: Bancadas de Cozinha em Aço Inox


Possui alta resistência, não manchando. É impermeável e permite ótima limpeza. Possui garantia de alguns anos, mas seu preço é elevado. Danos provocados à superfície podem ser facilmente reparados, sem ter de trocar toda a bancada. Não permite apoiar panelas quentes sobre sua superfície, pois poderá ser danificado. Deve-se usar uma tábua de cortes e não se deve utilizar sua superfície para esta tarefa.


Exige aplicação de impermeabilizantes e suja facilmente, sendo difícil sua limpeza.


Cozinha com bancada de madeira. Imagem: Rune Enstad - Unsplash

É composto por duas ou mais camadas, recebendo um desenho sobre o plástico imitando a pedra natural ou a superfície de acrílico. Sua durabilidade é baixa e sua estética deixa a desejar. No entanto, é o produto de menor custo do mercado.


Por ser composto por vidro, possui baixa porosidade, não mancha e possui fácil limpeza. Tem brilho e é de baixo custo de manutenção. É resistente a ácidos e alcalinos. É mais duro que o granito e resiste ao calor.

 

Uma opção é a bancada de porcelanato que possui baixa porosidade, facilitando a limpeza. Sua aparência é moderna e de fácil manutenção. Cerâmicas com permeabilidade inferior ao porcelanato já são um empecilho por favorecerem a infiltração e o acúmulo de sujeiras.

> Quer saber tudo sobre bancadas de porcelanato? Leia: Bancadas e Acabamentos em Porcelanato


Exemplo de bancada de porcelanato. Fonte: Di Pietra Porcelanatos.

 

Dicas e ideias para a sua Decoração de Cozinha

Se você precisa de inspiração para seu projeto, recomendo que veja nossa galeria de fotos e projetos de cozinhas:

> Fotos de Cozinhas

 

E para saber como escolher acessórios, segue uma lista de artigos que com certeza você irá adorar:


> Clássicos do Design :: mesas, cadeiras e poltronas que sempre fazem sucesso

 

     

 

         

 

 

      

 

      

 

 

      

 

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas
móveis para cozinhacozinhas integradasbancada para cozinhacozinha americanacozinhas planejadasmedidas de cozinhaTAGS:
  RELACIONADOS
Como Escolher o Forno de Micro-ondas?
Como limpar seu fogão e seu forno de maneira rápida e eficiente
Tipos de Cozinhas
Cozinhas pequenas: 5 dicas para transformar o espaço

631 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >