Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cerâmicas | Porcelanatos
VOLTAR

Cerâmicas: Acabamentos & Tonalidades

Conheça características das cerâmicas e escolha o material mais adequado para seu ambiente.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       18 de Junho de 2012 - ATUALIZADO EM: 14 de Fevereiro de 2020   |   VISUALIZAÇÕES 108.986

Características das Cerâmica - Detalhes Importantes

A placa cerâmica é composta por argila e outras matérias primas inorgânicas. É um material não combustível e que não sofre alterações de cor quando exposta à luz solar. Ela é secada e depois queimada a alta temperatura, adquirindo dureza, rigidez, fragilidade (pois quando submetida a esforços pode quebrar sem deformação prévia) e inércia (não reage quimicamente com outros materiais). Fonte: artigo CEC, UFMG.

De acordo com o seu grau de absorção de água, as cerâmicas são classificadas em: porcelanatos, grês, semi-grês, semi-porosos e porosos.



Massa da cerâmica:

 

Acabamento de Superfície:

* O esmalte é um dos responsáveis por aumentar a resistência da placa à abrasão (índice PEI), evitar manchas e o ataque de substâncias químicas. Ele também pode ser usado para aumentar o coeficiente de atrito, tornando a placa antiderrapante.

 

Métodos de Fabricação:

 

Tipos de Superfícies

As cerâmicas podem ter superfícies lisas ou com textura (antiderrapante).

 

Lisa

 

Com Textura

 

Revestimentos cerâmico porcelanato – polido/com brilho e áspero/fosco | Revestimento cerâmico porcelanato – imitação de madeira. Fonte: Portal Clique Arquitetura.


Exemplos de materiais com textura. Fonte: Portobello

 

 * Em função do seu aspecto visual (uniformidade), as cerâmicas são também classificadas em A (extra), C (comercial) e D (refugo). Leia mais: Cerâmicas: Padrões de Qualidade

 

Variações de Tonalidade

O processo pelo qual os revestimentos cerâmicos passam para a sua fabricação pode refletir em pequenas falhas e modificações nas cores de algumas peças ou de um lote.A cada etapa de queima, que chega a mais de 1.000 ºC, pode apresentar pequenas variações, as quais são previstas, mas impossíveis de serem controladas.

Desta forma, recomenda-se que as peças sejam compradas todas do mesmo lote, para evitar grandes variações de coloração e tonalidade.


* Dica: Há no mercado marcas que identificam nas embalagens de seus produtos sobre o nível de variação da tonalidade, classificando seus produtos de uma aparência uniforme a variações moderadas.

 

Cerâmicas Retificadas

Cerâmicas e porcelanatos retificados são peças que, depois de prontas, passam por rebolos ou discos diamantados e adquirem dimensões precisas e podem ser instalados com juntas secas (necessitam apenas de um pequeno rejunte). Para que possam passar por este processo, várias medidas são tomadas desde a composição do material até a sua queima, para garantir a qualidade do produto.

Depois de retificados, normalmente suas superfícies são esmaltadas, ganhando brilho e impermeabilizando as peças. Desta maneira, o acabamento é muito melhor e a limpeza do local é facilitada.


* As cerâmicas são também classificadas em A (extra), C (comercial) e D (refugo) de acordo com o seu aspecto visual (uniformidade). Leia mais: Cerâmicas: Padrões de Qualidade

 

Indicações

 

    

 

Fontes Consultadas | Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | Cerâmicas e Porcelanatos
porcelanatorevestimentos cerâmicosTAGS:
  RELACIONADOS
Cerâmicas: Padrões de Qualidade
Cerâmicas: Impermeabilidade & Resistência
Cerâmicas: Como Escolher
Cerâmicas: Acabamentos & Tonalidades

48 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >