Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Escritório | Home Office
VOLTAR

Como Escolher os Móveis do Escritório
Dicas de móveis ideais para um escritório belo e funcional!
Por: Soline Móveis       29 de Junho de 2012 - ATUALIZADO EM: 10 de Fevereiro de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 191.923

Patrocinado por: Soline Móveis

A Importância do Escritório

É no espaço chamado escritório que atividades profissionais são desenvolvidas. Seja este um local comercial ou residencial, sua importância é a mesma: é um local de concentração, criatividade, produtividade e eficiência.
Pensar e planejar sua decoração exige atenção aos detalhes e alguns conhecimentos técnicos que permitem criar um ambiente adequado para o trabalho. O que é importante? Acima de tudo o escritório deve ser ergonômico, ou seja, ter móveis com medidas adequadas, acessórios que facilitem o apoio de pés e mãos e ter materiais e acabamentos que protejam a saúde de quem usa o ambiente.
A estética do escritório também é importante e vem logo em segundo lugar. É interessante que seja dedicada certa atenção à imagem transmitida por meio da decoração, pois reflete a personalidade de quem usa aquele espaço e no caso das empresas, traduz, os conceitos, valores e a cultura da organização, interferindo diretamente no rendimento do trabalho dos funcionários e na credibilidade para os clientes.
 
Veja também: Passo a passo sobre como planejar o layout do escritório
 
Imagem: bradsknutson.com
 
Resumindo, abaixo estão os principais aspectos a serem considerados na criação de um escritório:
 

Como planejar como será o Escritório

Antes de iniciar seu planejamento, você deverá responder a algumas perguntas que irão definir o espaço e os móveis necessários:

 

Depois de responder a estas perguntas você poderá passar para o próximo passo: definição do layout, ou seja, pensar a distribuição do mobiliário e as circulações.

Ter um espaço com o tamanho adequado é primordial, pois só assim poderá ter todos os itens necessários para realizar, com conforto, suas atividades.

 

Imagem: apartmenttherapy.com

 
Depois você deverá:
 
 
E finalmente é importante realçar alguns conceitos importantes que devem ser considerados durante o desenvolvimento do projeto:
 
 

Como Escolher os Móveis do Escritório

Os móveis são os elementos que tornam o espaço útil e permitem que as atividades sejam realizadas adequadamente. Para que a otimização do ambiente de um escritório tenha um bom resultado, alguns itens como: mesas; cadeiras; armários; gavetas e prateleiras, devem ser pesquisados com atenção.
Reunimos algumas dicas para ajudar na escolha destes itens:
 
Mesa
É nela que desenvolvemos as principais atividades de trabalho. Para escolher o modelo adequado, liste quais itens ela deverá apoiar e guardar: computador desktop, notebook, impressora, scanner, espaço para anotações e leituras ou telefone.
Lembre-se que, dependendo do tipo da mesa, poderão ser necessários alguns acabamentos como furo para passagem dos fios do computador e do telefone, por exemplo.
Formatos redondos são ótimos para reuniões e para pequenos ambientes, já formatos em L facilitam a execução de diferentes tarefas como lidar no computador e ter uma bancada livre para anotações. Mesas em L também são boas para trabalhar em equipe, pois facilitam a dinâmica do escritório.
 
Saiba mais e adquira as mesas de reunião - Soline Móveis
 
Cadeiras
A cadeira de um escritório é uma das principais peças do mobiliário. É importante lembrar que, grande parte do tempo de um dia de trabalho, a posição que mais se permanece é sentada. Por isso, é interessante que a escolha da cadeira para o escritório seja feita com atenção e cuidado, observando as questões sobre ergonomia, ajustes e regulagens.
Assim, para escolher o modelo ideal, vale pensar qual será o tipo de trabalho realizado, se este exige grande movimentação e também qual o peso e tamanho do usuário.
 
* Leia também: Cadeiras para Escritório: Como Escolher | Você merece uma Cadeira Presidente
 
Abaixo estão dicas gerais sobre algumas características que as cadeiras de escritório precisam possuir para que cumpram as normas de ergonomia para garantir a saúde e bem-estar do colaborador.

 
 
Saiba mais e adquira a cadeira para escritório - Soline Móveis
 
Armários e Estantes
Organização é essencial e ter o espaço necessário para guardar o material utilizado e poder encontrá-lo rapidamente facilita a rotina e contribui para reduzir o estresse diário.
Para aproveitar o espaço disponível utilize armários do chão ao teto, prateleiras e gaveteiros. Arquivos também são uma ótima opção para organizar diferentes assuntos, inclusive dados de clientes e fornecedores. Distribuir os itens de acordo com setores também facilita muito a rotina. 
 
Saiba mais e adquira os móveis para escritório - Soline Móveis
 
Estações de trabalho
As estações de trabalho organizam facilmente o espaço e permitem o trabalho de várias pessoas. Dependendo dos setores e da organização das equipes, as mesas podem ser dispostas lado a lado linearmente, ou ainda em nichos.
Leia mais: Estações de Trabalho
 
Saiba mais e adquira a estação de trabalho - Soline Móveis
 
Sofás e Poltronas
Recepções e Esperas devem ser confortáveis. É importante investir neste ambiente, pois ali os clientes ficarão alguns minutos como observadores analisando móveis, objetos decorativos e sendo sensibilizados pelos sentidos (iluminação, odores, tato). Leia mais: Sofás e Poltronas LC2 e LC3 de Le Corbusier
 
 
Saiba mais e adquira o Sofá LC2 e LC3 Le Corbuisier - Soline Móveis
 
Balcões para Recepção
Esse tipo de móvel também merece muita atenção, já que a recepção é responsável pela primeira impressão que é causada no cliente quando este entra no escritório ou consultório.
 
Saiba mais e adquira o balcão de recepção - Soline Móveis
 

Estilos Decorativos

Como já dissemos, criar e planejar um escritório pode parecer uma tarefa complicada, porém com as dicas deste post, esta atividade pode tornar-se mais simples. O importante é lembrar que: é importante escolher um espaço com tamanho adequado, pensar quais são os itens necessários e distribuí-los funcionalmente no ambiente, criando circulações e conexões adequadas.
O espaço precisa permitir um trabalho eficiente e estimulante, o que significa que os móveis devem ser adequados e a decoração ter cores, texturas e iluminação também bem planejados.
 
Não esqueça de:
 
 
Para finalizar, reunimos algumas dicas gerais, de acordo com alguns perfis, que podem ser aplicadas tanto em home offices como em escritórios comerciais:
 

 

Imagem: officefurnitureitaly.com

 

 

Imagem: udesign.com.tr

 

 

Imagem: mohd.it

 

 

Imagem: huffingtonpost.com

 

 

Imagem: behance.net

 
Se você gostou, conheça estes e outros produtos oferecidos pela Soline Móveis e entre em contato para mais detalhes. Eles terão um grande prazer em atendê-lo!
 
+ SAIBA MAIS | Móveis e Decoração de Escritórios
móveis para escritórioescritórios comerciaisprojeto comercialTAGS:
  RELACIONADOS
Decoração de Escritórios: capriche na escolha do aroma
Cadeiras de escritório reforçadas
Como Escolher Roupeiros de Aço
Decoração Home Office: 4 Elementos Importantes

9 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >