Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Ao Construir e Reformar
VOLTAR

O Paisagista

Saiba como trabalha o paisagista: áreas de atuação, etapas do seu trabalho e dicas de contratação.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       13 de Janeiro de 2014 - ATUALIZADO EM: 04 de Janeiro de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 34.410

O Paisagista

Este profissional pode ser qualificado em um Curso Técnico em Paisagismo ou Graduação em Arquitetura (nesta há a disciplina de paisagismo, variando a abordagem conforme a instituição de ensino). Ele recebe o título de paisagista ou arquiteto paisagista, respectivamente.
A Arte do Paisagismo tem como objetivo integrar o homem com a natureza, proporcionando melhores condições de vida através do meio ambiente. Um projeto de paisagismo pode ser considerado um projeto de arquitetura de exteriores.

 

Áreas de Atuação

Quais as áreas de atuação do Paisagista?

 

Etapas do seu Trabalho

Quais as etapas do trabalho de um Paisagista e sua relação com o cliente:

 

1. Estudo preliminar – Conhecendo o cliente

No primeiro contato é realizada uma conversa com o objetivo de conhecer o proprietário e a sua familía – pessoas que irão conviver no ambiente a ser projetado. Reconhecendo desde o início as necessidades funcionais, psicológicas, gostos, estilos. (Saiba mais sobre O Projeto).
Também é feito um levantamento sobre as características da natureza no local e de outros elementos artificiais que podem influenciar no projeto:

 

2. Anteprojeto

Nesta etapa é apresentada ao proprietário a proposta do layout do ambiente – jardim - sendo decidido se os desenhos estão corretos e aprovados, ou se necessitam de correções. Nesta etapa, algumas plantas em perspectiva podem ser apresentadas ao cliente, facilitando a visualisação da proposta.

 

3. Projeto Executivo

Após a aprovação, pelo proprietário, do anteprojeto, passa-se para a última etapa que é o detalhamento. Por meio de plantas, elevações e detalhes em perspectiva são apresentados todos os detalhes necessários para a execução do projeto. Materiais, produtos e equipamentos - sistemas de drenagem, irrigação e iluminação - devem ser indicados. O projeto de plantio vem separado, com especificação da vegetação e a quantidade de cada espécie, além do nome científico e o porte das plantas. O paisagista também fornece um memorial de manutenção do jardim, com informações sobre a época de adubação, poda e tratamento correto do solo.

 

Acompanhamento da execução do projeto

Como o Paisagista pode auxiliar na execução do projeto:

 

Dicas de Contratação

Confira algumas dicas de como contratar um Paisagista:

  

Saiba Mais

Você também poderá buscar mais informações em livros sobre o assunto:

 

 

+ SAIBA MAIS | Ao Construir e Reformar
paisagismopaisagistacurso de paisagismolivros de paisagismodicas de paisagismoTAGS:
  RELACIONADOS
Introdução aos Princípios Arquitetônicos
Arquitetura hoje em dia
Casa ou Apartamento?
Como Contratar Pedreiros

10 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >