Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Áreas de Lazer
VOLTAR

Ofurôs

Conheça tipos, modelos e os benefícios de um ofurô. Valorize seus momentos de lazer e descanso.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       30 de Julho de 2012   |   VISUALIZAÇÕES 86.347

O Ofurô

Ofurô é uma palavra de origem japonesa que tem por objetivo denominar certo tipo de banheira. Traduzindo literalmente quer dizer: "O sublime lugar do calor”. Seu comprimento é menor e sua profundidade é maior que a ocidental permitindo que a água chegue à altura dos ombros de uma pessoa sentada, pois fica-se em posição fetal.

O Japão tem um profundo respeito pelas suas tradições e o ofurô data do século XII e até hoje ele é um ritual diário entre as famílias, praticado geralmente à noite, antes de dormir. É um banho compartilhado por todos os integrantes da casa e possue mais a função de higiene mental do que limpeza física. Assim sendo, a higiene de cada um deve ser feita previamente, pois a água deverá servir a todos, sem ser trocada.

 

  

Exemplos de Ofurô dentro e fora da residência. Fonte das Imagens: Emarki | Canopus

 

Tipos de Ofurô

São geralmente feitos de ripas de cedro polido e no Brasil é muito utilizado o cedro-rosa, mas existem outros modelos feitos em acrílico, fibra de vidro e outros plásticos apropriados.

 

  

Ofurô 1,30x70 de cedro-rosa da Multiforma. Fonte: Casa Claudia. | Ofurô retangular. Fonte: Radio-weblogs

 

   

Modelos de Ofurô. Fonte: IDT Banheiras | Ofurô Rapsel (modelo de madeira).

 

Pela tradição, se não forem feitos de madeira encaixada sem pregos ou parafusos, serão chamados de banheira. A madeira deverá ser de boa qualidade para que não empene e não deforme. A capacidade varia entre 300 e 900 litros em média.

Como a higiene é um ponto fundamental, eles não são feitos de alvenaria. A água é aquecida por um ebulidor elétrico ou aquecedor a gás. Quanto mais antigos, melhores eles ficam.

 

Modelos e Preços de Ofurôs

O mais comum é o redondo com paredes retas, o qual pode ser usado por uma a oito pessoas de uma só vez. Geralmente, nas famílias, o banho começa pelo pai, mãe e filhos, sucessivamente.

No Brasil, o oval é o mais comprado por se adaptar melhor aos ambientes menores.

Quando se pensa em adquirir um, deve-se levar em conta o espaço que se tem e a quantidade de pessoas que irão utilizá-lo. Deve-se pensar, previamente, no piso, no esgoto, parte elétrica se necessário e ponto de água.

 

  

Exemplos de acabamento com diferentes pisos. Gostou dos modelos? Conheça estes e outros ofurôs e compare preços: Ofurôs - Buscapé.

 

O valor de um ofurô geralmente varia de R$2.000 a R$4.500 (referência ano 2012). Conheça mais alguns modelos:

 

 

Ofurô redondo 120x60cm e oval da Multiformas.

 

  

Ofurô com hidromassagem de fibra, da marca Ouro Fino.

 

Onde Instalar o Ofurô

Eles podem ser tanto colocados em áreas internas das casas e apartamentos como externamente, em quintais e área de lazer.

 

 

Exemplos de Ofurôs externos. Fonte das Imagens: Ofurô de Madeira

 

Neste banheiro o ofurô está integrado ao ambiente. Fonte da imagem: Casa.com.br

 

Tratamento da Água

Em caso de banheiras individuais e pequenas, geralmente a água é trocada a cada banho.

Quando eles são coletivos e as banheiras maiores e a água não é trocada, haverá a necessidade de filtração (equipamentos parecidos com os utilizados em piscinas), equilíbrio químico (correção do PH) e sanitização desta água (emprego de produtos químicos, de preferência sem cloro).

 

Manutenção

Se os ofurôs estiverem em ambiente aberto, deverá ser passado verniz, na parte externa, duas vezes ao ano. Caso ele esteja em ambiente fechado, bastará passar o verniz a cada dois anos, mas nunca dentro da banheira. Nas ferragens deverá ser aplicado um anti-ferrugem.

Lavar internamente apenas com escova e água. Nunca deixar vazio por mais de 2 dias.

Caso haja equipamentos conectados, desligar a chave geral para evitar acidentes.

 

Benefícios do Ofurô

Os benefícios desses banhos são muitos. Além de proporcionar a união da família, também contribui para uma purificação mental, junto com a meditação, relaxamento muscular, alívio do stress, limpeza da pele, reequilíbrio hormonal. É recomendado como terapia no tratamento do reumatismo e da artrite além de melhorar a circulação sanguínea.

Podem-se acrescentar à água sais, pétalas de flores, óleos com essências. O tempo médio de um banho deverá ser de 20 minutos. A temperatura deverá ficar entre 35º e 40ºC de acordo com cada pessoa e cada caso.

 

Ofurô: um espaço de descanso. Fonte da imagem: Malapronta

 

A sala onde se coloca o ofurô deve ser aconchegante e acolhedora para que haja uma melhor sintonia entre corpo, mente e espírito. Podendo ser utilizada música ambiente.

 

Recomendações

A princípio qualquer pessoa pode fazer um banho de ofurô, mas algumas recomendações podem ser observadas:

 

Fontes Consultadas | Imagem Título

 

 

+ SAIBA MAIS | Banheiros e Lavabos

 

 

TAGS:
  RELACIONADOS
Bordas de piscina: acerte na escolha
Ofurôs
Piscinas de borda infinita. Dos hotéis para residências.

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >