Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Clássicos do Design
VOLTAR

Poltrona Egg

Projetada pelo Arquiteto Arne Jacobsen em 1958, é um dos clássicos do design mundial. Conheça!

Por: Soline Móveis       12 de Março de 2013 - ATUALIZADO EM: 07 de Outubro de 2019   |   VISUALIZAÇÕES 32.275

Patrocinado por: Soline Móveis

A Poltrona Egg

Com mais de 50 anos desde sua criação, a poltrona Egg é um dos clássicos do design mobiliário. A poltrona foi exclusivamente projetada por Arne Jacobsen em 1958 para o lobby do SAS Royal Hotel (hoje conhecido como Hotel Radisson SAS), em Copenhague na Dinamarca, juntamente com a poltrona Swan, que anos depois se tornaria um ícone da arquitetura. Parte do sucesso de ambas as poltronas se deu pelo reconhecimento de que Jacobsen conseguiu compor arquitetura e mobiliário de uma forma única. As curvas das poltronas promoveram um grande e elegante contraste com as linhas retas horizontais do prédio do Hotel.
A Poltrona Egg recebeu esse nome, pelo seu recorte volumétrico e orgânico, que muito parece com um ovo e, graças ao seu formato, é muito confortável, aconchegante e garante privacidade ao seu usuário.
Ela é ideal para qualquer ambiente e com as personalizações feitas ao decorrer dos anos, possibilitou a criação de diversas estampas e a utilização de tecidos que agradam a todos os amantes de design, porém sempre garantindo que seus traços únicos e originais permaneçam intactos ao longo do tempo.
 
Poltrona Egg
 
Imagem: usmlf.com
 

A Poltrona Egg na Decoração

Graças ao seu design versátil e sofisticado, a Poltrona Egg possui grande capacidade de se encaixar e adaptar em uma grande variedade de ambientes. Seja em espaços residenciais, seja em espaços corporativos, ela pode conferir ao local tanto modernidade quanto imponência, de acordo com a combinação de mobília e cores utilizadas.
Na sala de espera de um ambiente corporativo, por exemplo, a presença da Poltrona Egg  proporciona maior identidade e vitalidade ao local.
Ela pode ou não apresentar destaque na decoração pela escolha das cores e, talvez, até das estampas e texturas. O revestimento da poltrona pode variar de acordo com o estilo e proposta de cada empresa, pode ser feita em couro com cores neutras para locais mais formais ou feitas de tecido com cores fortes e estampas diferenciadas.
 
Imagem: dwr.com
 
 
É importante citar como ela se destaca também em ambientes descontraídos. As empresas, hoje em dia,  têm investido muito na questão de oferecer bem-estar e conforto aos seus funcionários com a criação de salas especiais para descontração. Estas salas são locais que possuem, além de petiscos, bebidas e até jogos, uma decoração descontraída e confortável, e claramente a Poltrona Egg combina perfeitamente com esse tipo de lugar.
 
Imagem: roomed.nl
 

Acabamentos e Materiais

A poltrona Egg está disponível atualmente numa grande variedade de revestimentos, tais como tecido, sued, couro, patchwork entre outros, sempre combinado com uma base em forma de estrela de quatro pontas em alumínio fundido polido, garantindo assim o equilíbrio da poltrona. Ela é costurada a mão e possui uma almofada solta e base estrelada com 4 pontas em alumínio.
 

Sobre o Designer

 
Arne Emil Jacobsen
 
 
Arne Emil Jacobsen nasceu em Copenhagen, Dinamarca, em 11 de fevereiro de 1902. Notabilizou-se como arquiteto, decorador, professor e designer de móveis, têxtil e cerâmica. É especialmente reconhecido por desenvolver peças valorizando a simplicidade e o funcionalismo arquitetônico, sendo o primeiro a introduzir os conceitos do modernismo na Dinamarca.
Seus primeiros trabalhos importantes datam da década de 30, mas a partir dos anos 50 é que adquire maior projeção em sua carreira.
 
 
Saiba mais e adquira a cadeira Série 7 - Soline Móveis. Imagem: casaclaudia.abril.com.br
 
 
Em 1951 criou a Cadeira Ant que, mais para frente, ficaram conhecidas como Série 7 e em 1958 projetou a poltrona Egg juntamente com a cadeira Swan.
 
 
Saiba mais e adquira a cadeira Swan - Soline Móveis. Imagem: paletteandparlor.com
 
Assumindo a natureza como fonte de inspiração, Jacobsen conciliou simplicidade, funcionalismo, elegância e conforto nos produtos que assinou. Defendia o desenho total, ou seja, desde a cidade e o edifício até o menor objeto ou detalhe.
 

Onde comprar Poltrona Egg

A Poltrona Egg pode ser comprada na Soline Móveis: Poltrona Egg
Visite o site da empresa e conheça esta e outras poltronas de design assinado: www.solinemoveis.com.br
 
A empresa entrega não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil.
Caso prefira, poderá visitar o SHOW ROOM - (11)3256-6631 | Rua Major Sertório, 194 – República.
 
+ SAIBA MAIS | Clássicos do Design
clássicos do designcasa e decoraçãodesign de móveisdesign de interioresdesigner de móveisdesign modernoTAGS:
  RELACIONADOS
Sofás e Poltronas LC2 e LC3 de Le Corbusier
Poltrona Egg
Cadeira Swan
A Poltrona Bubble Chair

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >