Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Ao Construir e Reformar
VOLTAR

Reserva Técnica: sim ou não?

Você sabe o que é RT? Profissionais e clientes devem ficar atentos.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       13 de Setembro de 2013 - ATUALIZADO EM: 04 de Janeiro de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 87.054

O que é a Reserva Técnica (RT)?

A Reserva Técnica é um valor pago ao profissional por indicar um produto ou serviço de uma empresa parceira ao seu cliente. Geralmente corresponde a uma porcentagem sobre o valor da compra.

 

A polêmica que envolve o pagamento da RT

Muitos profissionais reduzem o valor cobrado por projetos e assessorias por contar com o recebimento dos valores da Reserva Técnica. No entanto, isso muitas vezes não fica claro para o cliente.

São poucos os profissionais que explicam estes detalhes quando são contrarados e isso gera muita discussão por questões éticas.

Exemplo: o cliente compra uma cozinha em uma loja especializada. Como o arquiteto ou o designer foi quem indicou, este ganha uma comissão. Geralmente o profissional pode pedir para que o valor da sua comissão (que pode chegar a 10% em alguns casos) seja dado como desconto para o cliente. Em outros casos, isso não é possível, pois a própria loja não permite.

Como o profissional procede? Alguns trabalham com valores menores e aceitam esta comissão sem informar o cliente (que quando descobre, se sente enganado). Outros, avisaram o cliente (que sabe que o valor do projeto é menor e que a comissão faz parte do pagamento). E há outros profissionais que cobram corretamente pelo projeto, pedem o desconto correspondente para o cliente ou ainda, no caso disso não ser possível, ganham a comissão e a devolvem ao cliente.

 

Quem paga a Reserva Técnica?

Atualmente muitas lojas trabalham com este tipo de comissão. Exemplos: lojas de iluminação, materiais de construção, móveis planejados, ...

Em alguns casos não é possível pedir o desconto da comissão para favorecer o cliente, por isso alguns profissionais recebem e depois a devolvem. Caso contrário, a porcentagem ficará com a própria loja.

 

Arquitetos e a Reserva Técnica: o que diz o CAU?

A Resolução nº 52, de 6 de setembro de 2013, aprova o Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Em "Obrigações para com o Contratante": "3.2.16. O arquiteto e urbanista deve recusar-se a receber, sob qualquer pretexto, qualquer honorário, provento, remuneração, comissão, gratificação, vantagem, retribuição ou presente de qualquer natureza – seja na forma de consultoria, produto, mercadoria ou mão de obra – oferecidos pelos fornecedores de insumos de seus contratantes, conforme o que determina oinciso VI do art. 18 da Lei n°12.378, de 2010."

 

Resumindo

O projeto é um trabalho que envolve muito estudo e dedicação. Seu desenvolvimento consome muitas horas e exige conhecimento técnico que também levou horas para ser adquirido.

Especificar produtos e soluções é uma tarefa demorada e essencial para a correta execução de um projeto. Um serviço como este tem um custo que a maioria das pessoas considera elevado.

O pagamento da Reserva técnica foi uma solução simples para esta questão: o valor do projeto é reduzido porque na execução a comissão supre parte desta diferença. Como isso afeta o mercado?

Não pense que este seja um problema apenas de arquitetos, desiners e engenheiros... médicos, por exemplo, também estão envolvidos em práticas semelhantes. No entanto, cabe destacarmos que a transparência e a informação são a chave para esta questão.

 

 

+ SAIBA MAIS | Ao Construir e Reformar
arquitetoTAGS:
  RELACIONADOS
Como Contratar Pedreiros
Revitalização de fachadas de prédios
Construir ou Comprar Pronto?
Quando Contratar um Profissional?

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >