Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Sala
VOLTAR

Sofás de Alvenaria

Surpreenda-se com a beleza e a praticidade dos sofás de alvenaria! Conheça suas vantagens.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       20 de Junho de 2015   |   VISUALIZAÇÕES 102.346

Sofás de alvenaria

Para aqueles que querem sair da decoração clássica, que usa na maioria das vezes a madeira, uma opção é o sofá de alvenaria.

É necessário saber a sua medida exata, o seu comprimento, largura e altura, bem como que tipo de almofada / encosto e assento serão utilizados. E por isso, a contratação de um arquiteto será indispensável, tendo em vista que o sofá de alvenaria é uma opção definitiva, não podendo ser trocado de lugar e consequentemente, a decoração da sala não poderá ser muito alterada.

Quando bem construídos, com materiais de qualidade, e utilizadas almofadas / encostos e acentos bem escolhidos, darão um toque especial na decoração, por sua exclusividade.

 

Que tal este exemplo? Surpreendente, não? Este sofá pode ser feito tanto de madeira, como de alvenaria. Imagem: MayfairPenthouse - Houzz

 

Vantagens

 

Desvantagens

 

Como é feito

Depois de determinar onde o sofá será construído, o cômodo deverá estar vazio, ou com os móveis restantes cobertos, pois a construção irá causar poeira e sujeira.

O sofá de alvenaria, também chamados hoje em dia de “built sofá”, que traduzido seria “sofá construído”, poderá ser feito com tijolos, blocos de concreto e gesso. A parte inferior poderá ser revestida com madeira, proporcionando um visual mais aconchegante.

Em locais que sofrem com as intempéries, como maresia, umidade ou frio, poderá ser colocado um estrado de madeira sobre a base de alvenaria. Este estrado funciona como um isolante térmico e também facilita a circulação do ar entre o concreto e a espuma do assento. Embaixo desse estrado, poderá ser deixado um espaço para guardar utensílios diversos.

 

Design limpo, sofisticado e surpreendente. Imagem: HomeDSGN

 

Por que de alvenaria?

A durabilidade e o preço dos móveis são aspectos importantes no momento da sua escolha. Móveis que não resistem aos efeitos da água e do tempo tornam-se descartáveis.

Esta fragilidade que encontramos em móveis prontos, tem levado arquitetos e clientes a procurarem um tipo de móvel alternativo, mais resistente e sob encomenda.

Os móveis em alvenaria, propriamente dito, os sofás, tiveram uma remodelada e hoje em dia estão mais bonitos e modernos, podendo se adequar de uma forma elegante e sofisticada em qualquer ambiente.

Mas um item deve ser observado quando optamos por esse tipo de sofá: ele não poderá ser trocado de lugar! Portanto, como já dissemos, o lugar onde ele irá ficar, deverá ser bem definido para evitar futuros aborrecimentos.

 

Sofá de alvenaria, com revestimento em madeira e estofados brancos. Imagem: Amazing House Design

 

Onde utilizá-lo

Este tipo de sofá normalmente é mais utilizado na sala de estar, mas como pode ser feito em diversos modelos e medidas, poderá ser construído na sala de jantar, sala de televisão, escritório, varanda, recepções de clínicas, e até mesmo, em quartos. Tudo irá depender do tamanho dos mesmos e da quantidade de lugares desejados, para uma, duas, três, quatro ou mais pessoas.

O que outrora era normalmente construído em casa de campo ou praia, hoje se tornou uma opção bonita, prática e econômica para qualquer residência, desde que seja executado por um profissional competente o qual lhe dará um ótimo acabamento.

 

Este sofá de alvenaria está integrado ao design da residência. Imagem: Della Cooks

 

Rústico e resistente, este sofá está totalmente integrado ao estilo da casa. Imagem: Kaza

 

Uma ideia simples e funcional: sofá de bloco estrutural integrado ao jardim. Imagem: Vizmae - Zap Imóveis

 

Almofadas, Encostos e Assentos

Eles são fundamentais para que o sofá de alvenaria seja confortável e bonito. 

Poderão ter os mais diversos tamanhos, formatos e cores. Também é possível comprar diversas capas para trocar de tempos em tempos, dando um ar de renovação ao ambiente.

O tamanho deverá ser compatível com as medidas do sofá, permitindo que se encaixem perfeitamente, dando ao mesmo um acabamento perfeito.

E é essa diversidade de cores e estampas que darão o charme e sofisticação ao sofá de alvenaria, fazendo com que ele combine com o restante da decoração do ambiente, criando um espaço único e exclusivo.

A cor base da alvenaria deverá ser escolhida conforme o ambiente, onde muitas vezes o acabamento é feito com texturização.

 

Neste exemplo, perceba que o colordo das almofadas faz toda a diferença! Imagem: Della Cooks

 

Futons amarelos deiam a decoração muito mais viva e alegre. Imagem: Delas Ig

 

 

Fontes Consultadas e das Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | Decoração de Salas

 

 

salassofáscasa e decoraçãodecoraçãodecoração de interioresdicas de decoraçãoTAGS:
  RELACIONADOS
5 Dicas Importantes para Planejar uma Sala de TV
Como Escolher Cortinas para a Sala
Como colocar dois quadros na parede atrás do sofá
Home Theater: como planejar

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >