Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Coberturas | Telhados
VOLTAR

Telhas Ecológicas

Conheça suas características e usos: uma solução sustentável que reduz os custos da obra.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       18 de Julho de 2012   |   VISUALIZAÇÕES 157.650

Telhas Ecológicas

Um grande desafio da construção civil é aliar os aspectos funcionais, ao estético e ao sustentável.

Uma das soluções que vem sendo cada vez mais utilizada, neste sentido, são as telhas ecológicas, as quais são produzidas a partir de fibras naturais ou materiais reciclados. Seu uso ajuda a proteger o meio ambiente e traz vantagens para o consumidor. Este material sustentável pode ser encontrado em várias lojas de materiais de construção

Como existem várias marcas e tipos diferentes de telhas ecológicas, é importante pesquisar bastante os materiais, inclusive porque os preços variam bastante. Antes de comprar leia o manual de instalação e as indicações e garantias do produto.

 

Vantagens

 

Este é um comparativo da Onduline, o qual é muito interessante: telhas de barro consomem 154,20% a mais de madeira na estrutura do telhado do que as telhas ecológicas da Onduline (as quais são leves). Em média, as telhas de barro consomem 58,90% a mais de materiais do que o telhado feito com o material ecológico aqui indicado. Já em relação aos telhados de fibrocimento: estes consomem aproximadamente 27,8% a mais de madeira na estrutura e 1,3% a mais de materiais do que o telhado de telha ecológia. Imagem: Onduline.

 

Onde Utilizar as Telhas Ecológicas

As telhas ecológicas podem ser utilizadas em muitos tipos de construção: desde residências a indústrias e comércios:

 

Estes são alguns exemplos do uso de telhas ecológicas em residências, escola, cobertura para veículos e fachada. Imagens: Onduline.

 

Nestes exemplos, as telhas ecológicas foram utilizadas em uma indústria e em um estabelecimento comercial. Imagens: Onduline.

 

Tipos de Telhas Ecológicas

Existem diferentes tipos de telhas ecológicas, feitas de materiais diferentes, com dimensões, formatos, design e densidades diversos.

 

Estas telhas são produzidas com fibras vegetais impregnadas de betume, pigmentadas e com camada de resina protetora. Dependendo do fabricante, pode ser um material mais leve ou mais pesado que a telha de barro convencional. Como exemplo, vamos analisar as telhas da empresa Onduline:

 

Telhas Ecológicas da Onduline

Este é o modelo de "telha tradicional" Onduline. Imagem: Onduline

 

Este é o modelo de "telha design" Onduline. Imagem: Onduline

 

 

Imagens mostram a telha ecológica Onduline, o esquema de madeiramento indicado e um telhado antes / depois com lanternim, favorecendo a ventilação e o conforto térmico. Imagens: Onduline

 

Estas telhas tem proteção UV que evita a descamação de sua superfície. Elas são mais resistentes a cargas dinâmicas, como chuvas de granizo.

 

Estas telhas são feitas totalmente a partir de materiais reciclados, sendo compostas por 25% de alumínio e 75% de plástico. Elas são impermeáveis e difíceis de quebrar. A grande vantagem do uso deste material é a redução do calor interno dos ambientes em até 20%. Elas também são vantajosas por serem mais leves, dispensando o uso de estruturas reforçadas (reduzem em até 80% o peso da cobertura), resultando em menos custos de estrutura.

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Telhados Brancos ou Cool Roofs

 

 

telhadosconstrução sustentávelprojeto sustentávelcasa sustentávelprodutos sustentáveisTAGS:
  RELACIONADOS
Telhas termoacústicas, do tipo sanduíche, funcionam?
Como escolher a melhor telha transparente para o meu ambiente?
Impermeabilização com Manta Asfáltica
Telhas de amianto: perigo em casa

5 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >