Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Dicas & Curiosidades
VOLTAR

Tendência de Cor 2011 - Magenta

Acompanhe esta análise completa sobre a cor tendência de 2011, ótimas dicas para ajudar na hora de renovar a decoração.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       06 de Abril de 2011   |   VISUALIZAÇÕES 69.670

Magenta - Tendência de Cor para 2011

A cada ano uma nova cor ganha destaque na Decoração, e para este ano de 2011 a cor Magenta vem substituir a cor Azul – Turquesa (cian) de 2010. Uma cor quente entra no lugar da cor fria, trazendo novas inspirações, almejando transmitir novas e opostas sensações daquelas que já foram sentidas.


A cor magenta, diferente do que nos ensinaram nas aulas de educação artística, é uma das cores primárias, que junto com o cian (azul) e o amarelo formam todas as outras cores.


Círculo cromático - Fonte:  Desafio Mad About Magnolias

 

O interessante de relacionar a cor magenta com as demais cores do círculo cromático é perceber que a cor tendência do ano sempre vem acompanhada por outras cores, e que neste caso – tendência deste ano –, a cor magenta também está ligada com a cor azul - tendência do ano passado.

 

Saiba Como Combinar a Cor Magenta com Outras Cores

Confira a seguir as diferentes combinações, e veja como o círculo cromático é fundamental na hora de escolher as cores.

 

Tom sobre Tom

A combinação mais comum e de certa forma mais fácil é de tons sobre tons, que é a harmonia de diferentes tonalidades da mesma cor.

 

Ambiente de cor neutra com toque de tons de magenta - Fonte: Casa da Anita

 

Combinação de Contraste Simples

A cor oposta ao magenta = verde. Esta combinação é bastante ousada e para que o ambiente não fique exagerado e poluído, o ideal é escolher um ou dois objetos da cor oposta.

 

  

Neste exemplo o ambiente é predominantemente de cores neutras e apenas dois objetos, que podem ser substituídos facilmente, tem o papel de dar vida à decoração.

 

Tríade com Cores Primárias

Talvez esta seja a combinação mais interessante, pois apresenta uma relação com a cor tendência de 2010 (cian) e o uso de uma nova cor (amarelo).

 

  

Este ambiente não possui as três cores principais – faltou o toque de azul – contudo esta imagem é bastante válida para perceber que é possível compor um ambiente sofisticado com cores que aparentemente são difíceis de combinarem entre si. Conseguem visualizar como um elemento na cor azul poderia complementar este ambiente? Fonte: Silestone

 

Tétrade – com a cor Magenta

Para aumentar o grau de dificuldade, esta combinação apresenta quatro cores opostas: magenta e verde; azul e laranja. Com certeza um ambiente marcante e cheio de personalidade. Mas vale lembrar que estas cores não precisam e nem devem estar por todo o ambiente. Pequenos objetos distribuídos em frente a uma parede magenta criam um efeito divertido e descontraído.

 

    

Fonte: Elle - Abril

 

Acorde Duplo Complementar

Nesta combinação temos duas cores primárias e suas cores opostas. As cores são mais contrastantes quando comparadas à combinação tétrade. Agora ficou mais difícil de achar um ambiente com esta combinação.

 

  

 

Fonte: Pó de Estrela

 

Estes exemplos não apresentam a cor magenta como principal, mas são perfeitos para mostrar como pode ser feita essa combinação. Saber escolher as tonalidades é a grande dica para que o ambiente fique alegre e gostoso de olhar.

 
Estas foram algumas dicas de como utilizar a cor magenta; esta análise mais completa sobre a cor certamente ajudará na hora de renovar a decoração, ficando mais fácil acompanhar a tendência de 2011.

 

 

+ SAIBA MAIS | Dicas e Curiosidades de Decoração

 

 

casa e decoraçãotendências de decoraçãodecoraçãocores e texturascorestendência em coresdecoração de interioresdicas de decoraçãoTAGS:
  RELACIONADOS
O poder de camuflagem das cortinas
Todos os tons de cinza
Feng Shui funciona?
Decore a casa com fotos de viagens e souvenirs

1 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >