A Mostra Artefacto Curitiba 2018 traz o tema Decor + Cinema: são 20 espaços assinados por 28 profissionais.
Inspirados na magia e o entretenimento proporcionados pelo cinema com questões contemporâneas e do cotidiano, cada profissional apresentou releituras e muitas referências numa prova da conversa entre arquitetura e cinema. Os espaços surpreendem pelas características distintas, ora trazendo poesia, ora trazendo drama.
É intrínseco da indústria cinematográfica, assim como na arquitetura, retratar o lifestyle de diferentes sociedades, gerações e lugares, mas também é algo mais: trata-se de registrar épocas, tenham elas acontecido ou não. A Mostra Artefacto apresenta o suprassumo do cinema, com uma seleção ‘Premium’ de filmes, entre os quais, Como água para Chocolate, Invasão de Privacidade, Sex and The City, Bonequinha de Luxo, Sonhos (Akira Kurosawa), Coco antes de Chanel, O Diabo Veste Prada, Lawrence da Arábia, Sob o Sol da Toscana, Grace de Mônaco, Coco antes de Chanel, Casablanca, Comer, Rezar, Amar, Sete dias com Marilyn, 007 – Operação Skyfall, O Carteiro e o Poeta, Missão Impossível: Protocolo Fantasma, Vicky Cristina Barcelona, The Post, Meia Noite em Paris e o diretor Wes Anderson
São 120 anos de história retratados de forma pessoal e, ao mesmo tempo, capaz de falar com diversos públicos. Coisa que o cinema é capaz de fazer. Isso porque, independentemente do estilo, narrativa ou gênero, seja de ficção ou de cunho documental, o cinema é parte da vida das pessoas, marca momentos e traz lembranças. E, para a Mostra Artefacto 2018, a estética ‘cinéfila’ vai compartilhar o estilo de instigantes personagens, harmonizando o lado criativo e artístico da sétima arte com os conceitos da marca, realçando a elegância entre o design e qualidade das peças Artefacto.
O super agente James Bond é a referência de Jacqueline Zeni e Bianca Yumi para um living marcante, imponente e com referências cosmopolitas. A estética masculina flerta com acabamentos e formas sensuais como o veludo, o couro e os metalizados. Todos os revestimentos e cores foram pensados para enfatizar o ar de mistério, a masculinidade e a força do personagem. As paredes recobertas por painéis amadeirados em tom escuro enobrecem e dão o ar imponente ao ambiente que, combinado com o mármore cinza com rajados brancos e acabamento escovado reforça a ideia de brutalidade. O espelho fumê valoriza os demais materiais e traz amplitude. A instalação que paira sobre o ambiente – uma malha metalizada que produz sombras, sem formas definidas – foi escolhida para evidenciar a atmosfera misteriosa que envolve e confunde o observador. “A penumbra gerada é elegante, enigmática e atraente, assim como o personagem”, completam as profissionais.
Destaques do mobiliário Artefacto: Os sofás capitonados Memory, com linhas curvas, recobertos em veludo italiano grafite e que acentuam a atmosfera clássica. As poltronas Library em tom cognac, as mesas de centro Pandia em couro croco, as mesas (Star II, Huis) e caixas (Moa) em diferentes acabamentos como laca, metal, couro e mármore. O bar, com tampo em cristal apoiado no cavalete dourado Tower, é mais uma referência ao personagem, um apreciador de bons drinks.
Sensível e com uma fotografia de tirar o fôlego, o “Il Postino” (título original do filme O Carteiro e o Poeta), retrata paisagens deslumbrantes do sul da Itália. As cores, as texturas dos materiais e a cultura local foram os pontos de partida para projetar um living confortável, moderno e com muita personalidade. Seguindo esse tema, Jayme Bernardo e Glei Tomazi escolheram acabamentos claros, quase brancos, junto com uma decoração sóbria e uma seleção caprichada de objetos que completam o conceito. Um grande diferencial para este espaço é a integração com o paisagismo. “São três faces envidraçadas, abertas para o jardim. Fizemos, então, um painel com prateleiras para criar o efeito de pano de fundo e acomodar os objetos”, contam os profissionais.
Destaques do mobiliário Artefacto: O sofá Maddox, que possibilita uma composição criativa com seus diversos módulos disponíveis, perfeitos para um amplo living.
Uma recente viagem ao Japão despertou em Javier Godino um novo olhar, admiração e curiosidade por uma cultura que ele considera única e muito rica. Por isso, a escolha por Sonhos, filme icônico de Akira Kurosawa, acabou se tornando um caminho natural. “São oito pequenas histórias, que trazem muito da cultura japonesa e suas peculiaridades. Eles respeitam as tradições e o passado e são, ao mesmo tempo, atuais e futuristas”, conta o arquiteto, que criou um espaço com atmosfera sensorial numa fusão de elementos que homenageia o que o Japão sabe fazer de melhor: despertar sentimentos. Num espaço minimalista, Godino consegue surpreender no uso de cores e elementos que causam grande impacto visual.
Destaques do mobiliário Artefacto: O sofá Milano, confortável e espaçoso, a mesa lateral Ginza, o banco Pure a inusitada instalação de molduras Boyer.
A modernidade do Hotel Armani, em Dubai, uma das locações do filme Missão Impossível: Protocolo Fantasma é a marca da proposta de Jocymara Nicolau e Andrea Posonski para este loft. A inspiração foi produzir um ambiente clean, em tons de cinza, fendi e branco, onde a ideia do cheio e vazio aparece em alguns pontos, provocado por uma transparência e ilusão de ótica. “Queríamos uma arquitetura minimalista”, contam as profissionais, que optaram pelo teto único em madeira, uma grande estante trabalhada que percorre o fundo do ambiente e une todos os espaços dentro da proposta do vazio e preenchido.
Destaques do mobiliário Artefacto: a mesa de jantar Lake, acompanhada das cadeiras Fischer. A estante Esther, o sofá Etoy e a poltrona outdoor Canyelles.
Paixão e intensidade. Características profissionais e presentes no filme escolhido pela arquiteta Juliana Meda para uma área gourmet de tirar o fôlego. Em Como água para Chocolate, o poder da comida na hora de revelar sentimentos é traduzido de forma brilhante, numa clara demonstração do que as reuniões em volta da mesa significam. “É na mesa de refeições que somos amados, ou odiados (risos). É onde conversamos, trocamos amor, falamos da vida, nos relacionamos. Fazia todo sentido colocar minha intensa paixão pela arquitetura expressa numa área onde as pessoas serão recebidas para conviver e se divertir”, conta a arquiteta. E é no meio dessa poderosa química dos alimentos e seus ingredientes, que entra um mobiliário confortável e muito sensorial. Já na entrada, o living dá a sensação de amplitude, recurso conquistado por meio da generosa iluminação natural. O grande jardim, com estrutura de vidro, acomoda uma área gourmet integrada com a adega e o espaço de café. O mobiliário confortável, suave ao toque e lindo para os olhos tem a intenção de despertar lembranças e sentimentos.
Destaques do mobiliário Artefacto: As poltronas Qoph, presentes na adega. A chaise long Bellaggio e os módulos Molise, super confortáveis e convidativos, e as diversas mesas de apoio: mesa Lateral Lucca; mesa componível Nidus; mesa de Chá Trieste, mesas de centro Pandia, mesa de centro Nolay e mesa lateral Hallo II.
Um escritório poderoso, cheio de personalidade e bom gosto. Para Margit Soares, certamente esse seria o local de trabalho de Miranda Priestly, personagem de Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada. Em seu projeto, Margit deu nova cara ao espaço, numa releitura contemporânea, com muitas obras de arte e mobiliário cheio de design. Na paleta de cores, os super elegantes cinza e blush.
Destaques do mobiliário Artefacto: a chaise long Indiana, com design impecável, o módulo Kubrick e a incrível mesa de jantar Lake, que no projeto ganha um novo status: local de trabalho para a personagem.
“No sé lo que quiero, sólo sé lo que no quiero” Com essa frase Priscilla Muller intitula seu ambiente, uma grande homenagem a Barcelona, cidade cheia de riquezas arquitetônicas. No projeto, a arquiteta integrou ambientes e trouxe muita luz natural para um espaço de convivência onde o living e o gourmet transitam juntos e integrados. O conforto visual, a amplitude e harmonia de cores neutras – destacadas na madeira natural clara, o acabamento em couro, metais e linho – dão ao espaço o ar contemporâneo, uma característica inegável de Priscilla.
Destaque do mobiliário Artefacto: a mesa Carlo, versátil e super funcional e a icônica cadeira Vic, assinada por Jader Almeida exclusivamente para a Artefacto.
Embora remeta ao passado do veículo The Washington Post e um escândalo político da década de 70, o filme escolhido por Samara Barbosa discute questões importantes e atuais, como a liberdade de imprensa e o empoderamento feminino. E é no retrato de uma mulher imponente, dona de um dos maiores jornais do mundo que a arquiteta se inspirou. O grande living de quase 50 m2 é predominantemente branco, clean e contemporâneo. O piso de mármore Branco Paraná Calacata Ouro, é também usado na parede, que ganha prateleiras de aço inox. O mobiliário, todo branco, tem diferentes texturas.
Destaque do mobiliário Artefacto: Coluna de jantar Indian, o sofá Cage II, cadeira Sammy com braço estofado.
A arquiteta mais jovem dessa edição da Mostra se inspira no leve e icônico Sex and The City – cuja série completa 20 anos – com um living em homenagem ao culto e bem-sucedido Mr. Big (interpretado por Chris Noth). “Minha inspiração remete a parte culta do enredo, com muito jazz, coleção de arte, relógios, bom gosto. Um espaço feito para um empresário culto e atemporal da grande Nova York”, conta Suelen, que apresenta tons masculinos no mobiliário, como o marrom cacau, o azul noite - cores inéditas lançamentos da Artefacto - o cinza e o chumbo. A modernidade e a elegância estão impressas na mistura de aço inox, com veludo, camurça natural e mármore. As obras de arte estão em um espaço especial para que fiquem expostas destacando essa grande paixão do personagem. A boiserie em aço dá o tom contemporâneo e a lareira feita em mármore Gris Armani traz sofisticação. Todas as paredes são revestidas em MDF areia e uma das paredes com vegetação natural, num contraste para surpreender.
Destaque do mobiliário Artefacto: a cômoda Ray, com acabamento em high gloss nos tons de cinza claro, e detalhes fitados em aço, puxadores em aço inox. O sofá Phili, com encosto de camurça natural, sofá More III, confortável e com design linear contemporâneo e a poltrona Ricci, giratória com retorno funcional e estética curva incrível.
A passagem do tempo, marca registrada do filme Meia Noite em Paris, foi o ponto de partida para Viviane Loyola projetar um espaço que mistura nobreza com detalhes contemporâneos. Assim como no filme, onde os ambientes mudam de lugar, a arquiteta fez um ambiente que pode ter diversos usos. A época antiga é retratada no painel de mármore travertino e em tecidos nobres. O contraponto moderno fica explícito no mobiliário solto e na marcenaria com linhas retas. O resultado é um espaço integrado – quarto e sala de jantar – próprio para as necessidades dos dias atuais.
Destaque do mobiliário Artefacto: o sofá Solo, a imponente poltrona Brasília, a mesa de centro Halston com tampo de mármore Marrom Imperial.