As arquitetas Flávia Bonet e Roberta Bonet criaram um espaço agradável e confortável para crianças e adultos.
As arquitetas Flávia Bonet e Roberta Bonet criaram um espaço agradável e confortável para crianças e adultos
Um espaço lúdico e ao mesmo tempo clean foi o que projetaram as arquitetas Flávia Bonet e Roberta Bonet para uma clínica de odontologia pediátrica, localizada no Alto da XV, em Curitiba. O que era uma residência de dois andares e depois uma loja foi totalmente reformada e transformada em um moderno e alegre prédio de consultórios médicos, onde o primeiro andar é todo voltado ao atendimento do público infantil, agradável para pais e filhos.
As arquitetas tiveram como desafio projetar espaços pequenos. No andar inferior da casa está a recepção, sala de espera, escovódromo, brinquedoteca, banheiros e consultório odontopediátrico. “Aproveitamos cada cantinho. Usamos o vão embaixo da escada, por exemplo, para instalar o arquivo de pastas suspensas”, revela a arquiteta Roberta Bonet.
No espaço ao lado da escada, as profissionais projetaram o escovódromo. Uma área com espelhos e duas pias, de tamanhos específicos para adultos e crianças usarem para escovar os dentes. “Brincamos com o uso de espelhos recortados em formatos redondos de diferentes tamanhos e o revestimento de parede e de bancada igualmente em círculos, assim como as cubas”, diz a arquiteta Flávia Bonet.
Em todos os revestimentos foram usados tons neutros, por se tratar de um ambiente voltado para a saúde. A descontração das cores vibrantes aparece na marcenaria e em detalhes da decoração. Para a recepção da clínica, as arquitetas escolheram um móvel todo em amarelo. Os nichos da brinquedoteca e do consultório médico receberam toques coloridos de vermelho, azul, verde, amarelo e laranja, assim como os pufes, que ficam abaixo da bancada de brinquedos e livros.
Uma das paredes da clínica ganhou a cor azul. Segundo Roberta, é a parte administrativa do consultório, que fica em uma área de circulação e precisa de uma boa iluminação. “Trabalhamos com duas portas de vidro e toda a parte da marcenaria em azul. O uso de bastante vidro nas portas e guarda-corpo da escada, assim como de cores neutras, não somente cria a sensação de amplitude, mas transmite a limpeza e seriedade, que um ambiente clínico precisa.”
Uma tendência usada no projeto da clínica, presente nas principais mostras de arquitetura e decoração, é o uso de texturas diferentes nas paredes. “Elas podem conversar, sem a necessidade de terem padrões iguais”, comenta Flávia. Na parede principal da clínica foi usado um revestimento com um trabalho retangular. No escovódromo, por sua vez, o revestimento é circular, que faz uma brincadeira com os espelhos, também circulares, e a cuba. “É possível misturar e ter um resultado bacana.”
A iluminação é um ponto muito importante dos projetos de ambientes comerciais, principalmente quando se trata de uma clínica médica. Na sala de espera e no consultório odontopediátrico, além da luz geral, foram usados pendentes, que além de funcionais são decorativos. A brinquedoteca e o escovódromo receberam luz suave.
Na parte externa, que foi toda reformada, as arquitetas optaram pela iluminação embutida e indireta em seu paisagismo e na fachada. ”Usamos o brise-soleil em tom marrom – uma espécie de quebra-sol usado na arquitetura, que evita a incidência direta de radiação solar no interior do prédio. Este dispositivo ajuda no aproveitamento da iluminação natural”, explica Roberta.
* Serviço: Flávia Bonet e Roberta Bonet - Arquitetura Site www.bonetarquitetura.com.br Facebook/bonet.arquitetura